quarta-feira, 4 de abril de 2012

Falsos representantes do INSS são presos por aplicar golpe em idosos

 

Dupla atuava em várias cidades do Estado de São Paulo. Polícia Civil de Sorocaba (SP) procura por mais vítimas do crime.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Dois homens foram detidos, suspeitos de atuar como falsos agentes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social ). Eles foram reconhecidos por um casal de idosos que foi vítima de um golpe aplicado em novembro do ano passado. O caso foi apresentado nesta terça-feira (2) à imprensa pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Sorocaba (SP).

Segundo o boletim de ocorrência, no dia 21 de novembro de 2001 dois homens chegaram em um veículo preto na casa de um casal de idosos da Vila Carvalho. Um dos suspeitos desceu do veículo e perguntou pelo senhor de 82 anos ao filho do casal. Ele entrou na casa e se apresentou como representante do INSS.

O criminoso afirmou que o sistema de pagamento do benefício seria modificado e que, por esta razão, os idosos deveriam entregar para ele o cartão e a senha. Sem desconfiar, as vítimas entregaram o cartão utilizado para o saque da aposentadoria, que foi rapidamente substituído pelo suspeito, que fingiu digitar alguns números em uma máquina.

No mesmo dia o casal foi até a agência bancária sacar o benefício. Lá eles descobriram que o cartão pertencia a outras pessoas e que alguém fez um empréstimo consignado na conta de um deles, no valor de R$ 2 mil. O filho dos idosos lembrava da placa do veículo utilizado pelos estelionatários e registrou um boletim de ocorrência.

A Polícia Civil investigou o crime e descobriu que, no dia 22 de março, dois homens, de 43 e 53 anos, foram detidos no município de Taquarituba (SP) após praticarem o mesmo golpe em um casal de idosos. O mesmo tipo de crime foi aplicado nas cidades paulistas de Itapeva, Jaboticabal, Marília, São Miguel Arcanjo, Ribeirão Preto e Campinas, onde o criminoso de 53 anos morava.

Em Sorocaba, as vítimas reconheceram a fotografia da dupla, que se especializou em aplicar o golpe em idosos. A Polícia Civil acredita que mais pessoas tenham sido vítimas dos suspeitos em Sorocaba.

O delegado titular José Urban Filho pediu para que outras possíveis vítimas procurem a delegacia. “Certamente existem mais vítimas deste crime”, afirma. As pessoas podem entrar em contato com a DIG pelo telefone (15) 3224-1595.

Os criminosos já têm passagens policiais por homicídio, furto, estelionato, documentação falsa e extorsão. Eles permanecem à disposição da Justiça na Cadeia Pública de Taquarituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz