Em unidade e obediência ao Arcebispo, o Pároco de Nossa Senhora Aparecida, padre Washington P. Ribeiro, deu a abertura para a realização da Formação sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, o sacerdote aproveitou e justificou a necessidade desta formação na paróquia e o estímulo do Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Irmã Virgínia Filomena Pitanguy, Map, da Congressão das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial contou um pouco de sua ordem religiosa e o seu carisma missionário, completou a explicação do padre, contando a origem e necessidade deste documento como resposta aos anseios da Igreja no Brasil.
Propôs a todos para rezar ao longo do encontro o documento, para depois encontrar uma direção e colocá-lo em prática. Após conduzir todos a fazerem um relaxamento e alongamento, usando da música uma motivação, foi propondo que todos busquem ser um vaso novo nas mãos do Oleiro.
Irmã Virgínia, Map, afirmou que a ação do Espírito está em todos que disseram SIM ao chamado que assumiu na paróquia, motivou a todos a continuarem a evangelização. Tratou da relação afetiva com Deus, que leva o leigo dar respostas concretas na Fé, e disse que hoje(neste domingo 11/03) era motivo para parar e pensar na “nossa Fé”, questionar no que cremos. O Papa Bento XVI propôs para se vivenciar até o ano que vem o “Ano da Fé”. Ensinou que pela Fé é que nos comunicamos com Deus e ele conosco. Irmã Virgínia afirmou que vivenciamos a Fé que temos, precisamos viver a nossa Fé em nossas comunidades. A Fé é querer conhecer Deus, depois de quereremos estar/conhecer a Deus. O ponto de partida para os que querem evangelizar é Jesus Cristo, e devemos rezar a este Jesus que está no meio de nós. Refletiu o texto do Antigo Testamento Ex: 2: 11-3:08, após a leitura fez uma breve reflexão da passagem, e estimulou a todos se isolarem para refletir em silêncio e responder as perguntas:
Perguntas de reflexão para o exercício:
Quais são as marcas do amor de Deus em minha vida?
Quais foram os momentos que o amor de Deus cuidou de mim? Os momentos em que parecia que eu não iria conseguir e Ele me conduziu.
Identificar o modo (maneira) de Deus me amar pessoalmente.
Retornando da reflexão, todos se reuniram em roda e testemunharam qual o rosto de Deus em sua vida, momento muito profundo, rico e belo de Espiritualidade. Muitos depoimentos sinceros e emocionados. Após o almoço, todos foram divididos em grupos, para partilharam oque foi vivenciado no período da manha assim como também as respostas às perguntas.
Após a dinâmica e a conclusão dos grupos, Irmã Virgínia, Map, prosseguiu com slides e aprofundou o conteúdo do documento incentivando todos a prosseguirem com os trabalhos e com apoio sacerdotal, todos encontraram as respostas para os atuais desafios das Evangelização encontrados na paróquias.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Gostei muito da formação e também da Irmã virgínia falou de uma maneira simples mas com espiritualidade me fez lembrar de muitas situações na minha vida em que Deus se fez muito presente,como ele nos falou no livro do Êxodo que Ele vê a aflição do seu povo e ouve os nossos clamores e conhece nossos sofrimentos sendo assim trabalhemos mais pelo reino de Deus na nossa igreja ,agradeço ao Padre Washington por esse encontro e pelo almoço que estava uma delicia sem falar do sorvete.Um abraço
ResponderExcluir