sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dom Eduardo - nossa Arcebispo - completa aniversário!


Hoje, 25 de junho, é aniversário de nosso arcebispo Dom Eduardo Benes. 
Trazemos então, como uma pequena homenagem, caminhada até o episcopado.


Eduardo Benes de Sales Rodrigues nasceu no dia 25 de junho de 1941, em Bias Fortes, MG. É filho de José Justino Rodrigues e Aurora Sales Rodrigues. Iniciou seus primeiros estudos no grupo escolar Cardeal Mota, entre os anos de 1947 a 1951.
           
Aos 10 anos entrou para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora – MG. Depois de concluir o Seminário Menor foi promovido para o Seminário Maior São José, na cidade mineira de Mariana.
           
Foi ordenado padre no dia 13 de dezembro de 1964 na Catedral de Juiz de Fora, por Dom Geraldo Maria de Moraes Penido.
           
No dia 4 de julho de 1993 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora. Alguns anos depois, em 1998, o Papa João Paulo II nomeou padre Eduardo para ser Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – RS, onde permaneceu até o ano 2000.

Em 10 de janeiro de 2001 foi nomeado também por João Paulo II, Bispo Diocesano de Lorena – SP, sucedendo Dom João Hipólito de Morais.

No dia 4 de maio de 2005, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Sorocaba para suceder Dom José Lambert, que esteve à frente da Arquidiocese durante 25 anos.

Dom Eduardo é o segundo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba. Sua posse aconteceu no dia 3 de julho de 2005, na Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Ponte”.

Desde que foi criada em 4 de julho de 1924, a então Diocese de Sorocaba, hoje Arquidiocese teve à frente dos trabalhos pastorais os Bispos: Dom José Carlos de Aguirre (1º Bispo Diocesano – 1924 a 1973), Dom José Melhado Campos (2º Bispo Diocesano – 1973 a 1981), Dom José Lambert (3º Bispo Diocesano e Primeiro Arcebispo Metropolitano – 1980 a 2005).

A elevação de Diocese de Sorocaba para Arquidiocese aconteceu em 29 de abril de 1992, tendo como Dioceses sufragâneas: Jundiaí, Itapeva, Itapetininga e Registro.

Integram a Arquidiocese de Sorocaba os seguintes municípios: Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Nossa Senhora da Ponte é a padroeira da cidade e da Arquidiocese desde a fundação. Devoção portuguesa trazida por Baltazar Fernandes, fundador da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz