segunda-feira, 14 de março de 2011

Entenda um pouco mais o trabalho da Pastoral da Acolhida

Pastoral da Acolhida, uma proposta para o Bem da Comunidade



“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.
A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas festivas e de finais de semana. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e selar pela ordem básica durante as funções litúrgicas.
Nosso maior objetivo é proporcionar, com esse conjunto de atividades, um clima de maior entrosamento entre os participantes da missa e maiores condições para uma celebração mais confortável, alegre, séria e orante.
Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia-a-dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Mas, o que é Acolher? Parece uma pergunta fácil, mas não é tão simples assim. Acolher alguém na Igreja tem um sentido especial, o acolhimento cristão é carregado de uma profundidade tamanha! Mas cremos que existem alguns segredos que devemos descobrir como uma espécie de tesouro escondido na comunidade.
Acolher, dizendo de forma rápida, é receber bem, e ir ao encontro de alguém. Isso já é uma essência do acolhimento. Receber bem aqueles que adentram à Igreja. O acolhimento é um serviço evangélico que prestamos à comunidade e por isso deve ser disciplinado com base na palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral. A atitude de acolhimento evangélico requer agudeza, sensibilidade e, acima de tudo disponibilidade em atender de forma criativa as pessoas.
Acolher é um gesto. E esse gesto é elevado à categoria de pastoral! Hoje em dia o povo vai onde se sente bem e ali permanece. A comunidade deve estar aberta a essa nova realidade, hoje não adianta mais somente fazer as coisas dentro da Igreja, é preciso sair, “ser missionário (a)”. A equipe deve ser um grupo de pessoas ouvintes. Quem fala são aqueles que entram e a equipe deve aprender a ouvi-los. Saber ouvir é aprender a evangelizar. Esse é o nosso trabalho de pastoral, é isso que tentamos por em prática!
A Pastoral da Acolhida é muito mais do que o “atendimento ao público” de uma empresa. É um sinal de amor da própria comunidade, por isso, a pessoa que assume este ministério da Pastoral da Acolhida deverá cultivar virtudes pessoais que a ajudam a ser simpática e acolhedora. A pastoral da acolhida pode realizar um belíssimo trabalho numa paróquia. Quem não gosta de ser bem acolhido?
A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração. Uma atitude básica de acolhida e de escuta. Uma atitude que vai sendo cultivada a cada dia, é um testemunho cristão num mundo que vive o isolamento e individualismo.
Como seria bom se pudéssemos ouvir o que os primeiros cristãos ouviram daqueles que os observavam com admiração: “Vede como eles se amam”!

A Igreja e a humanidade têm urgência de uma cultura da acolhida.


Coordenação da Pastoral da Acolhida em 2011
Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens
Milton Fernandes Junior
Lucilene Aparecida Brasilio da Silva Fernandes


Um comentário:

  1. É isso aí vamos acolher bem nosso povo, continuem sempre com esse objetivo e disponibilidade de ajudar nossa igreja em seus trabalhos pastorais.

    Sem. Diego

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz