Boituva é a única cidade do Estado de São Paulo visitada pelos pesquisadores
A Prefeita Assunta Labronici, juntamente com o vice-prefeito Zé Cristo e o Secretário de Meio Ambiente, Clodoaldo Tirabassi receberam ontem, 26, na Prefeitura dois pesquisadores suecos (Diretor da Universidade de Boras-Suécia Dr. Hans Bjork e o professor Dr. Peter Axelberg e representantes do Grupo Waste Energy) e 2 professores da Unicamp ( FEM- Faculdade de Engª Mecânica, Dr. Joaquim E. A. Seabra e o pesquisador Mauricio Mamed - tradutores da equipe ) para a apresentação "Converting Waste Into Value-Added Produtos", que significa "Convertendo lixo em produtos com valor agregados", do modelo aplicado na Suécia que soluciou o problema do descarte de resíduos sólidos.
A reunião girou em torno da apresentação do modelo de gestão de resíduos sólidos adotado pela cidade de Boras, na Suécia, que integra comunidade, governo municipal, universidade municipal e instituições de pesquisa, que resultou em apenas 0,4% de descarte de lixo em aterros sanitários.
O objetivo do encontro foi acima de tudo uma troca de experiência e tecnologia, onde foi possível conhecer um modelo de sucesso, que tornou o país líder mundial no assunto, e através deste conhecimento estudar qual a melhor solução a ser adequada a realidade do município.
De acordo com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) adotado pelo Governo Federal em 2010, através da Lei Federal nº 12.305 , os municípios têm até 2014 para adequar os seus aterros sanitários e criar seus PMGIRS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz