Pouco mais de 140 crianças são vacinadas. Vacinação na UBS do bairro Éden vai até a próxima sexta-feira.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A Vigilância Epidemiológica promove um bloqueio após um surto de varicela, mais conhecida como catapora, em uma creche no bairro Éden em Sorocaba (SP). Pouco mais de 140 crianças estão sendo vacinadas.
No posto de saúde do bairro, 165 doses da vacina contra a varicela foram disponibilizadas pela Vigilância em Saúde. Crianças que tiveram contato com alunos doentes ou que ainda não contraíram a doença precisam ser vacinadas. A vacina é indicada a partir dos nove meses, em casos que há o contato com a varicela e pode ser dada até os 12 anos, em uma dose única.
A dona de casa Josiene Martins da Silva conta que a catapora contaminou boa parte das crianças da família. “Pegou meu sobrinho, passou para os meus dois filhos e outras duas crianças que eu cuido pegaram também”, comenta.
A vacina da catapora não faz parte do calendário de vacinação da rede pública de saúde, mas a Vigilância Epidemiológica orienta para que as unidades de ensino informem sobre o aparecimento de casos da doença. “Qualquer escola de educação infantil, com crianças de até seis anos, a partir do primeiro caso de catapora tem que informar a Vigilância Epidemiológica para que a gente inicie a ação de bloqueio nas crianças que nunca tomaram a vacina e nunca tiveram a doença”, alerta Renata Caldeira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica .
A vacinação na Unidade Básica de Saúde no bairro Éden vai até a próxima sexta-feira (24). O telefone de contato da vigilância para notificação das escolas é (15) 3229-7300.
As unidades de ensino devem informar a Vigilância Epidemiológica sobre os casos da doença (Foto: Reprodução / TV Tem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz