segunda-feira, 28 de setembro de 2009


01421.jpg (527×431)

COMENTÁRIO SOBRE O AMOR


OLIVEIRA, Pesquisado por Emerson de. Apostolado Veritatis Splendor: COMENTÁRIO SOBRE O AMOR.

Aqui cita o Catecismo:

1827 - O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o "vinculo da perfeição" (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.

1829 - A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão:

A finalidade de todas as nossas obras é o amor. Este é o fim, é para alcançá-lo que corremos, é para ele que corremos; uma vez chegados, é nele que repousaremos.

Em apoio à conclusão de que o amor é o maior dos frutos do Espírito de Deus, há as palavras de Paulo: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto que vos ameis uns aos outros; pois, quem ama o seu próximo tem cumprido a lei. Pois o código da lei...está englobado nesta palavra, a saber: `Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.' O amor não obra o mal para com o próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei." (Romanos 13, 8-10) Mui apropriadamente, o discípulo Tiago chama esta lei de amar o próximo como a si mesmo de "lei régia." —Tiago 2,8.

Existe testemunho adicional de que o amor é a maior qualidade? Sim, existe. Veja o que aconteceu quando um escriba perguntou a Jesus: "Que mandamento é o primeiro de todos?" Talvez esperasse que Jesus citaria um dos Dez Mandamentos. Mas Jesus citou de Deuteronômio 6:4,5 e disse: "O primeiro é: `Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é um só, e tens de amar ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.'" Daí, Jesus acrescentou: "O segundo é este: `Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.' Não há outro mandamento maior do que estes." — Marcos 12,28-31.

Paulo realmente não exagerou quando mencionou a fé, a esperança e o amor, e disse: "O maior destes é o amor." Mostrar amor resulta em boas relações com nosso Pai celestial e com outros, incluindo os membros da Igreja e de nossa família. O amor tem um efeito edificante sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz