domingo, 23 de maio de 2010



A obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, “Matinas do Menino Deus”, será executada pelo Coral Vozes de Itu no dia 23 de maio, às 11 horas, na Igreja do Carmo, em Itu. O evento contará com a participação da Orquestra Maestro Tristão junto com os solistas Eliane Aquino e Thiago Pinheiro.

A obra foi escrita em latim e transcrita, há alguns anos, na UNICAMP pela pesquisadora Lenita Nogueira - responsável pelo Museu Carlos Gomes, de Campinas. A revelação desta obra está sendo feita pelo Museu da Música de Itu, junto com o SESC Sorocaba e o SINCOMÉRCIO de Itu, que realizam uma série de apresentações da obra pelo interior paulista ao longo de 2010.
Segundo a coordenação do Museu, o objetivo do concerto é “divulgar a obra musical do mais antigo compositor da cidade de Itu”. O evento faz parte das comemorações da 8ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
À frente do coro, orquestra e solistas, o regente ituano, Vinícius Gavioli, comandará o espetáculo, que reúne cerca de cinquenta músicos. Dialogando com a música polifônica, o cantor Felipe Boni fará os trechos do Canto Gregoriano.
Segundo a curadora do Museu da Música, professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, a recuperação do material significa “devolver à comunidade ituana uma patrimônio que lhe pertence e, na medida de sua revelação, dá sentido à existência da geração atual, enquanto elemento da identidade cultural”.


Detalhes sobre a obra
Nos anos de 1960 o musicólogo brasileiro Regis Duprat, ao promover um grande levantamento da música brasileira, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), deparou-se com uma obra não só inédita, mas desconhecida dos meios musicais brasileiros. Trata-se das “Matinas do Menino Deus”, escritas em Itu pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, para a novena do Natal - possivelmente na primeira metade do século XIX.


Orquestra Maestro Tristão Mariano
A Orquestra Maestro Tristão Mariano surgiu em 2009, através da iniciativa do Instituto Cultural de Itu em ter um grupo de músicos profissionais como parte do trabalho de revitalização da música ituana.
É formada por jovens músicos integrantes também da Orquestra Antunes Câmara, grupo que tem participado de vários eventos na cidade de Itu, como a restauração da Missa de Réquiem, escrita em 1865, por Tristão Mariano da Costa e recuperado, em 2008, por iniciativa do Museu da Música. Seu regente é Vinícius Gavioli.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz