A história da Pascom começa antes dela existir, e está relacionada a espiritualidade franciscana. Em dezembro de 2008, Camila Campos Leite, ofs, inicia um blog chamado Movimento de Assis e a sua empreitada se junta Felipe Miranda. Ambos participantes do grupo de espiritualidade Movimento de Assis.
O Movimento de Assis tinha um sonho de erigir em Porto Feliz a fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe, o que se concretizou recentemente. No meio franciscano há uma tradição de se registrar em fotos, vídeos e textos os acontecimentos da vida das fraternidades, e é muito característico o uso de Blogs na internet, pois são gratuitos e facéis de usar.
Começou então o blog Movimento de Assis, porém, começou a necessidade de se registrar mais acontecimentos, que iam além da fraternidade, e tomando uma nova forma e abrangendo mais conteúdos, logo houve a necessidade de se separar do endereço franciscano e em um endereço próprio tomar forma a Pastoral da Comunicação.
Em janeiro de 2010 surge a Pascom Porto Feliz, com um formato novo, abrangendo todas as paróquias da cidade, com apoio, entusiasmo do coordenador da Pascom da Arquidiocese de Sorocaba, diácono José da Cruz. A Pascom sempre procurou fazer cobertura dos eventos principais da Igreja, divulgando e participando deles, sem delimitar território ou optar por uma preferência de movimento, pastoral ou espiritualidade.
Com a cidade, ela tem procurado dialogar e bem informar os católicos que acessam sua página. Infelizmente, atualmente a Pascom pode fazer cobertura das Paróquias Mãe dos Homens e Nossa Senhora Aparecida, procurando cobrir a vida paroquial da duas, com a equipe trabalhando uninda e sem distinguir a qual paróquia cada agente pertence.
O perfil das Pascoms existentes, se restringem a cuidar do informativo paroquial (jornal) dentro de sua paróquia. Na Pascom PF não há este tipo de preocupação, pois estamos focados na unidade da Igreja e dos fiéis. A Pascom também participa da rede arquidiocesana, enviando semanalmente matérias para o site da arquidiocese, e mensalmente para o jornal Terceiro Milênio distribuído a todas as paróquias de nossa arquidiocese.
A Pascom Porto Feliz está presente no orkut, facebook, twitter, desde sua origem já tirou mais de 20 mil fotos, seu blog já foi acessado mais de 200 mil vezes, suas matérias são reproduzidas em 5 cidades e nos jornais impressos de nossa cidade. Todo este legado até então tem sido construído voluntariamente, sem patrocínios, sem anúncios, sem taxas. São 6 agentes que se dedicam voluntariamente e que custeiam seu equipamentos e os gastos eventuais da Pascom. Nâo se é cobrado para se fazer cobertura de nenhum evento, seja social ou religioso.
Futuramente, há um sonho da Pascom ter seu próprio jornal impresso, o que não está muito distante.
Pedimos a intercessão de São Francisco de Assis, de São Francisco de Sales, de Santa Clara de Assis, São Miguel Arcanjo e à Nossa Senhora a comunicadora do Verbo. Que Deus continue abençoando este trabalho.
Felipe Miranda
Coordenador Pascom PF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz