quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visita ao cursilho 25/05/2009

Estivemos, na segunda feira 25/05, dia em que choveu calmamente sobre nossa cidade, mas mesmo assim, encontramos numa sala que é usada para catequese e encontros de movimentos e pastorais, um grupo unido, atento e perseverante: o Cursilho. 17 pessoas, mais o Pe Chico.


Encontramos um grupo muito convicto de seus trabalhos e missões. Em uma exposição feita pelo Jonas, foi abordado grandes objetivos, que de tantos, vamos enumerar o principal:

Evangelizar quem não vem à Igreja!!!


Acima nas fotos, Jefferson que fez o 150, fez leitura de Evangelho seguidamente refletido por todos os cursilhistas.


Toda segunda feira, tem este grupo que se reune na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Para Nossa surpresa, ficamos sabendo de um outro grupo, que se reúne as sextas feiras, no Avecuia do Alto, que é zona rural de Porto Feliz. E muito foi debatido, a importância do testemunho, pois só com ele é que se conseguirar resgatar pessoas para Jesus. Somente testemunhando pela diferença que conseguirá atrair mais pessoas para irem nos retiros e participar das reuniões.

Ambiciosos:
Eles ainda, tem objetivo muito corajoso, de expandir e formar um grupo fixo, na Caic e no Barreiro Rico, de cursilhistas. Oque ajudaria muito, pois na área rural há muitas dificuldades para se manter uma Pastoral com mobilização semanal.


A evangelização de ambientes, também já está sendo discutida até o seu amadurecimento por parte de todos, para evangelização de ambientes, ir de encontro com outras pessoas, de outros ambientes/realidades. Ir à missão, lembrando o tripé do Cristão, que envolver formação- ação e Cristão comprometido.

O movimento do Cursilho, aspira muitas coisas, além de ações de resgate, também de atividades internas, como estudos - como liturgia, documento de aparecida entre outros. Tudo requer tempo, disponibilidade e empenho de todos. Projeto de médio-longo prazo.


Cursilho é um movimento dentro da Igreja, entre 1930-1940, que tem toda uma estrutura de formação Cristã e obediência ímpar a Igreja e aos seus trabalhos. Movimento base estrutural para outros movimentos dentro da Igreja, que usam seus "caminhos", para desempenhar trabalhos específicos, como ECC (encontro de casais com Cristo), e Emaús (em certas regiões conhecido como cursilho jovem- embora não sejam do mesmo movimento).

Cursilho é um movimento tradicional em nossa arquidiocese, muitos padres, antes de se formarem, já fizeram cursilho, muitas lideranças estabelecidas hoje em dia, dentro da Igreja, já fizeram também cursilho, assim como muita gente que hoje se encontra engajado em outros movimentos da Igreja.

Atuante e incisivo, e sabe muito bem o quanto que suas palavras são absorvidas, Pe Chico usou de sua habilidade e conhecimento para contar com o apoio do Cursilhista em outros setores da Igreja que estão precisando muito de apoio e renovação. Pois o cursilho está com bastante membros e muito fôlego.
Dê olho, o Pe destacou a importância da atuação do Leigo, que cada vez mais tem espaço e é chamado a estar dentro da Igreja exercendo trabalhos diversos, pois vivemos tempos que a igreja necessita de quem também proclame a palvra de Deus, pregando-a, inserir a juventude dentro da Igreja etc.

Movimentos

Destacou:

Vicentinos- que estão em urgência, certas conferências, precisando da entrada de Jovens, para ajudar na manutenção e possível expansão dos trabalhos. Há muitos idosos, e muitos outros adoecendo, enquanto que se aumentam o número de atendidos.


Novas comunidades- brevemente contou que ajudou muito no surgimento e crescimento de diversas comunidades: Nossa Senhora da Ponte, São Francisco de Assis, a própria Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Caic (que deu maior destaque nesta noite). Comentou que está ajudando no surgimento de uma nova comunidade, no jd São Marcos, que abrangeria bairros como Celia Maria, Jd Esplanada, Belo Alto, Rolando Giuli. Todo último domingo do mês, as 17 horas, tem terço, ou celebração ou até mesmo missa. Estão a procura de terreno, para edificar a Igreja.


Focolares- comentou do surgimento em 2002, em que ajudou também na sua formação e que hoje tem um grupo perseverante que se reúnem todos os primeiros sábados de cada mês no Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Falou da caracteristica do movimento na família, na juventudo, economia e política.

AA- comentou da existência e trabalhos deste grupo de ajuda aos dependentes químicos aqui em Porto Feliz, que fica atrás da cozinha piloto, e se reunem também o Alanon, que é para os familiares dos dependentes, todas as quartas e sextas 19h30m (aonde era o antigo Sesi).


Movimento de Assis- o Pe também aproveitou para nos divulgar dentro desta reunião, falando da existência de nosso grupo, que estamos na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens a partir das 19h30m todas as segundas-feira.


Ao mesmo tempo estava tendo CPP, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, e lá na reunião estava alguns Cursilhistas, engajados em outras Pastorais, movimentos e comunidades.

Após a Benção, Pe Chico encerrou a reunião.

Após o término da Reunião, divulgamos o nosso Movimento de Assis, falando da nossa ênfase na internet, falando do Blog, Twitter, orkut e e-mail/msn. A todos os presente foi distribuido o endereço eletronico, e solicitado a cooperação para troca de informações, convites e divulgação. Prontamente foi entregado agenda para o segundo semestre.

Jonas fazendo uma reflexão do evangelho lido


Jeferson na foto acima, partilhando como foi participar do Cursilho de 150, aonde 16 homens de Porto Feliz acabaram fazendo.


Quem quiser conhecer este Movimento, basta entrar em contato com Jonas, ou outro cursilhista, que você terá as informações necessárias. Se você é cursilhista e está afastado, venha participar, você será bem recebido.

Esperamos conseguir demonstrar em palavras escritas o que se pode ver, ouvir e sentir no meio dos cursilhistas, pessoas comuns, mas determinadas em fazer uma ação transformadora.


Paz e Bem a todos os irmãos!!!

2 comentários:

  1. eu não entendi bem, cursilho, significa cursos dentro da Igreja, para se preparar para fazer pregação? Em qualquer Paróquia existe o movimento de cursilho? Eu escolhoque tipo de atuação eu quero ter ou depende da vocação de cada um?
    obrigada. Se puder me responder regost10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. MATEUS AZEVEDO GAGO22 abril, 2010

    MUITO BOM O BLOG.
    TAMBÉM SOU CURSILHISTA, SOU DE CABO FRIO /RJ.


    ACESSE: http://mcc-cabofrio.blogspot.com/2009/03/juventude-e-prioridade.html

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz