Saae de Porto Feliz troca 12 mil metros de tubulação de água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz (Saae) começa nesta sexta-feira, 25, a substituir grande parte da rede de abastecimento de água do centro da cidade.
De acordo com a Autarquia serão duas etapas. Na primeira, serão trocados sete mil metros de tubulação em 39 ruas centrais. Para isso, serão investidos mais de 366 mil reais do programa Gestão da Política de Desenvolvimento, do Governo Federal. A contrapartida do Governo Municipal através do Saae será de R$ 142.313,42.
Na primeira etapa, serão implantados 6.948 metros em tubulação de PVC. A empresa contratada para execução da obra, com aprovação da Caixa Econômica Federal, é a A. Fernandez Engenharia e Construções Ltda.
O cronograma começa na sexta-feira pela rua Cândido Motta e estende-se a rua Joaquim Agostinho Torres. Além delas, a obra será feita ainda nas ruas Tristão Pires, Padre Ilidro, Altino Arantes, Bandeirantes, Praça Coronel Esmédio, Praça Lauro Maurino, Antonio Pires, Arcílio Borges, Albertim, Cardoso Pimentel, 16 de Abril, Gastão Vidigal, João Angelieri, João Moreira Sales, Floduardo Bueno de Camargo e José Bonifácio.
Já a segunda etapa está licitada e substituirá mais 5.814 metros de tubulação de redes de água e 78 metros de anel de distribuição e instalação de 531 ligações domiciliares, no valor de R$ 250.997,07, provenientes do FEHIDRO e contrapartida do Saae.
Contempla as seguintes ruas: Rui Barbosa, Altino Arantes, José Maurino, Joaquim Olavo de Carvalho, José Benedito Noronha, Domingos Maurino, Benedito Lisboa, Araritaguaba, Barão do Rio Branco, André Rocha, Bandeirantes, Dr. Alvim, Arcílio Borges, José Bonifácio, Dr. Custódio Sacramento, José Martins Bastos, Antonio Magnati, Antonio Sardinha, Cândido Motta, Luiz Antonio de Carvalho, Cardoso Pimentel e Campos Salles.
O superintendente do Saae, Rodnei Bergamo, destaca que não se trata de um financiamento. “Trata-se de recursos não onerosos, a fundo perdido, e não necessitam de ressarcimento”, diz.
Bergamo explica que as substituições são necessárias já que em alguns pontos a rede apresenta mais de 50 anos de uso. “São ligações de ferro bastante antigas e que precisam ser substituídas. No lugar colocaremos tubos de PVC”, fala.
Segundo ele, a obra para a troca da rede de água será feita com a abertura de cortes nas calçadas de aproximadamente 40 centímetros de largura.
Interrupção no serviço
O Saae enviou esta semana carta de esclarecimento aos moradores da região central. No documento a autarquia explica os motivos da substituição da rede e o que mudará no período da obra.
Rodnei Bergamo informa que a interrupção no serviço de abastecimento será feita de modo que o usuário fique o menor tempo possível sem água. “Devido à dinâmica na execução da obra, o aviso será feito ao morador no maior prazo possível antes da interrupção”, comenta.
A estimativa do Saae é de que a primeira etapa das obras sejam concluídas dentro de 120 dias caso não haja imprevistos.
Integração
Devido às intervenções no centro da cidade, diversos setores da Prefeitura se reuniram nesta quarta-feira, 23. O objetivo é realizar ações integradas para diminuir os efeitos das mudanças para a população. A reunião teve a presença do chefe de Gabinete, Urias de Oliveira, superintendente do Saae Rodnei Bergamo, comandante da GCM Pedro Ernesto Segura e o coordenador de Sistema Viário Luiz Carlos da Silva Muniz Junior, além do assessor técnico administrativo do Saae Edson Stetner, diretor de administração do Saae Sidnei Henrique de Lima, diretor técnico Marcos Vinicius de Souza Damy e coordenadora de administração do Saae Daniela Regina Rodrigues Pires.
Trabalho Social
O superintendente Rodnei Bergamo explica que até bem pouco tempo os serviços de saneamento estavam dissociados de qualquer tipo de ação educativa ou participativa da sociedade.
O Saae nesta ação irá empregar a conscientização dos munícipes envolvidos, propiciando a participação popular através de processos de mobilização social que promoverá o acompanhamento da execução das obras físicas, favorecendo a correta apropriação e uso dos sistemas e melhorias implantadas, por meio de atividades de caráter informativo e educativo.
Avanços
Na atual administração, o Saae concretizou grandes avanços em infraestrutura de saneamento básico.
Entre as ações, o superintendente Rodnei Bergamo destaca: Padronização e Certificação dos Processos de Tratamento de Água; ampliação do Sistema de Tratamento de Esgotos e a Construção da nova ETE; exploração do Aquífero Tubarão, por meio de poços tubulares profundos (sistema BOT), aumentando a oferta de água potável para fins de abastecimento público em 100 milhões de litros de água por mês; reforma e automação nos sistemas de reservação (reservatórios); melhorias nas redes de água/esgoto com implantação e substituição de 33 mil metros de tubulações de água e cerca de 4.500 metros de tubulações de esgoto, além daquelas contempladas nas obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz