domingo, 6 de março de 2011

Jovens aproveitam para retiro espiritual

 


Jovens da RCC estão reunidos no salão do Lar São Vicente de Paulo

Notícia publicada na edição de 06/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A.

Samira Galli

Mesmo reclusos durante os quatro dias de folia em atividades promovidas pelas igrejas e agremiações religiosas, eles não abrem mão da festa e garantem que vivem a alegria do Carnaval durante o ano todo. Os jovens que optam por participar dos já tradicionais retiros espirituais realizados nessa época do ano afirmam que se divertem mais nos eventos que em festas habituais de Carnaval. "Na quarta-feira de cinzas, além do cansaço, as pessoas se deparam com um sentimento de vazio. Na Igreja, pode até ficar cansado, mas fica repleto de alegria para aguentar até o ano que vem", afirma o engenheiro de compras Daniel Fraga Gonçalves, 26, um dos organizadores da 23ª edição do retiro de Carnaval da Renovação Carismática Católica (RCC), que acontece no salão do Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Bethânia.

Para realizar a programação de Carnaval para mais de 800 jovens, ele e o motoboy Luiz Eduardo Vicente Garcia, de 25, começaram a preparar o evento em novembro. "Até o final do ano, realizaremos mais três retiros", adianta Gonçalves. A recompensa pelo trabalho é conseguir mudar histórias como a do revisor têxtil Gilberto de Góes, que nunca havia participado da programação religiosa da Igreja e confessa que só passava o Carnaval indo à festas e bebendo com amigos. "Agora aprendi a aproveitar de outro jeito", conta. Ele gostou tanto do evento no ano passado que conseguiu reunir cerca de 40 pessoas para participar da programação religiosa neste Carnaval. "A gente une a festa com os amigos e a paz espiritual. E sai daqui com a bateria recarregada", afirma.

Para as estudantes Gabriela Silva Valerio, 15, Vanessa Dias da Silva, 16 e Gislaine Aparecida Rodrigues, 18, o que mais importa é o momento pós-folia, em que levam os ensinamentos do retiro para casa, escola e trabalho. "Depois do Carnaval é que a verdadeira alegria começa, dentro de nós", conclui Gabriela.

Arquidiocese

A arquidiocese de Sorocaba conseguiu reunir mais de 4 mil jovens em 10 cidades. Apesar de ter um número menor de paróquias que Sorocaba, a cidade de Votorantim foi a que arrebanhou mais fiéis no Carnaval. As inscrições dias antes do Carnaval já somavam mais de 1.200. O coordenador dos retiros arquidiocesanos, Richardson Ademir de Oliveira, de 41 anos, destaca a preocupação em abordar assuntos voltados aos jovens, numa linguagem atual. Na cidade de Araçoiaba haverá inclusive uma festa à fantasia durante o evento, com personagens inspirados na bíblia. "A única diferença são as letras das músicas, que são cristãs", enfatiza Oliveira.

Os retiros religiosos de Carnaval continuam até terça-feira. Amanhã o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues celebra uma missa para os jovens no Lar São Vicente de Paulo. Na Igreja Presbiteriana de Sorocaba, a realização de acampamentos de Carnaval também já é tradição. Este ano, pelo menos 100 jovens estarão reunidos para atividades de lazer e adoração no alojamento da Associação Cristão de Moços (ACM) às margens da represa de Itupararanga, em Votorantim. A Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba também realiza um acampamento para mais de 500 jovens, na Escola Municipal Ary Seabra de Oliveira, no Cajuru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz