"Celebramos nosso padroeiro São João Batista, celebramos também os 20 anos da paróquia São João Batista" foi assim que o frei Eugênio Milani, CFP, atual pároco afirmou em sua homilia de encerramento da novena em louvor à São João Batista, que mobilizou todos os paroquianos que se engajaram com suas pastorais e movimentos e organizaram a quermesse este ano, sendo um espaço familiar de entretenimento, brincadeiras paras as crianças, barracas de pastel, doces, churrasco, pescaria, bebidas e pizza. A festa não comercializou bebidas alcoólicas.
Os fiéis também estiveram ajudando na parte litúrgica das celebrações, cada dia ficou de responsabilidade por um movimento ou pastoral. As celebrações foram presididas pelo diácono Rôney, Frei Eugênio, CFP, Padre Washington N. S. Aparecida) e Padre Toninho (Mãe dos Homens). Todos os dias da novena foi bem participada, seja nos cantos, ofertório, seja em número de fiéis.
Procissão
Como ato público de Fé, a procissão percorreu as ruas da comunidade, "Seguimos cantando, rezando, meditando, mas sempre caminhando na Fé", disse o diácono Rôney Diana Pires. Na procissão, ministros, Crianças fizeram parte do cortejo e todo o povo fiel, assim também, um jovem representou São João Batista, aquele que caminha, que testemunha. Frei Eugênio conduziu os cantos e orações.
Homilia
Frei Eugênio, CFP, exortou a todos a seguirem o exemplo de São João Batista, fato que muitos irmãos que já partiram seguiram e deram grande testemunho na paróquia. Afirmou o sacerdote que grande coisas aconteceram na paróquia, tanto as boas como as ruins, porém, prevalecem as boas, pois a Graça de Deus é abundante. "Devemos testemunhar com a própria vida, por isto celebramos nosso padroeiro, exemplo que Ele nos deixou, grande Santo, pro isto celebramos sua natividade e sua morte"
Asilo
O Frei Eugênio, CFP, comentou com todos os presente a real situação do Asilo Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz, falou que em reunião com outros padres e diáconos ficou acertado que a meta é divulgar para a população as dificuldades e elevar de 300 para 1000 o número contribuidores. Após a missa o Frei Eugênio comentou sobre o assunto.
PASCOM – Qual a situação do asilo?
Frei - É uma situação difícil, estamos com falta de verbas, pois com relação ao idoso, tem o estatuto que faz exigências em proteção ao idoso, porém, não traz garantias de verbas. E o nosso asilo, mais parece uma casa de saúde, pois temos muitos idosos debilitados, muitos vão para ter uma morte digna. E em decisão com os diáconos e padres, decidimos que vamos falar com a população, nas missas pedir ajuda, pois o Asilo é uma instituição católica, sempre foi, e está a disposição para o bem comum de todos. Temos muitos evangélicos lá que ajudam muito, levam doações
PASCOM – Que tipo de doação se precisa mais?
Frei -Precisamos de fraldas, leite, produtos de limpeza, mas precisamos mais de dinheiro para pagar a folha de pagamento, o alto custo dos medicamentos, combustível, etc. Mas acredito que com um pouquinho de cada pessoa podemos resolver esta situação.
20 anos de Evangelização
Frei Eugênio, CFP, comentou sobre a novena de São João Batista:
"Foi uma benção, uma graça de Deus, desde a preparação, pois todos se envolveram, foram várias reuniões, muitas pessoas se envolveram e se doaram, estou muito feliz com tudo isto, não vou citar nomes, mas agradeço a todos. E neste 20 anos celebrado nesta novena, celebramos os 20 anos de evangelização na paróquia".
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Fotos: Felipe Miranda, Aliandra Machado, Maurício Toledo – Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz