quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gentileza pode ajudar na segurança do trânsito

 

Frota no Brasil chegou a mais de 73 milhões de veículos. De acordo com uma especialista no trânsito, é preciso dirigir com paciência.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O trânsito é um espaço de circulação pública e, por isso, dever ser compartilhado por todos em harmonia e com muita gentileza, mas nas ruas a realidade nem sempre é essa. De acordo com o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, mais de 73 milhões de veículos compõem a frota no Brasil. Este número explica porque todo dia o trânsito apresenta congestionamentos e deixa muitos motoristas sem paciência.
Nas ruas de Bauru (SP), a faixa de pedestres ganhou reforço na cor. Quando o pedestre faz sinal, tem sempre alguém, de carro, pronto pra ajudar. Os estudantes da cidade tem outra forma de demostrar geltileza, como ir de carona pra faculdade. A atitude já virou tradição. Os alunos contam que acaba sendo uma economia.

Ter paciência no trânsito não é tarefa fácil. Imagine se no meio da frota circularem charretes? É o que acontece em Itapetininga (SP). Ao todo 56 carroças disputam as ruas com outros veículos e nem sempre os motoristas respeitam o ritmo do carroceiro.
De acordo com uma psicóloga, especialista em comportamento no trânsito, com tantos veículos circulando ao mesmo tempo, a maneira como enxergamos o outro também faz a diferença. Ver a outra pessoa como um companheiro que está sujeito as mesmas adversidades, a chuva, a congestionamento, a neblina, a uma pista interrompida, a um acidente que congestionou.
Em várias situações é preciso pensar que é possível ir mais devagar. A pressa é muitas vezes uma inimiga na direção. Outros que sofrem com a falta de harmonia no trânsito são os motoristas de ambulâncias e viaturas de socorro. Quem está ferido depende deles e eles dependem dos motoristas que já circulam pelas ruas. Os socorristas de Sorocaba (SP) contam que nessa hora, a falta de gentileza pode por em risco a vida de muita gente.
Foi depois de socorrer tanta gente em acidentes, que o seu Severino decidiu ajudar. Ele distribui folhetos nas ruas de São José do Rio Preto (SP) para ensinar aos motoristas o que aprendeu em 48 anos de estrada. Uma das lições é: bebida e direção não combinam. Outro ensinamento  muito importante é o sono, guiar com sono é um perigo.
Seu Severino rodou mais de dois milhões de quilômetros. Nunca foi multado. Nunca se envolveu em acidentes. É considerado um motorista exemplar. A lição disso é resultado do aprendizado de te respeito e paciência e nunca brigar com ninguém no trânsito. Prestar muita atenção quando está na direção e ser gentil são as formas mais garantidas de ter uma boa viagem, sempre.

Dar passagem para os pedestres é um gesto de gentileza (Foto: Reprodução/TV TEM)Dar passagem para os pedestres é um gesto de gentileza (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz