O tratamento do câncer de pele realizado em Votorantim virou referência na região graças à Terapia Fotodinâmica, que dispensa a necessidade de cirurgias. O procedimento é feito no Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança, desde outubro do ano passad,o e atende a dois pacientes por semana. O rápido resultado e o efeito estético são vantagens da nova técnica de aplicação. Antes da Terapia Fotodinâmica, o procedimento cirúrgico sigbificava risco de problemas para gestantes, idosos e pessoas que não tivessem tolerância às intervenções ou aos medicamentos.
De acordo com a dermatologista Martha Figueiredo, o tratamento pode ser feito em situações pré-cancerígenas. "Também é possível evitar o aparecimento do câncer, com a eliminação dos chamados "campos cancerizados", disse a médica, que adiantou ser a terapia inédita no sistema público de saúde.
O aparelho utilizado no tratamento é resultado de uma parceria com pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), unidade de São Carlos. O procedimento é feito da seguinte maneira: após a aplicação da medicação no local afetado, é feita uma sessão de cerca de três horas para a aplicação da luz e para que as células lesadas absorvam a medicação.
Para ter acesso ao tratamento, o paciente deverá passar por um clínico geral, em posto de saúde ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Após o diagnóstico, será encaminhado ao ambulatório. O atendimento do Ambulatório de Especialidades da Mulher e da Criança é realizado de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua José Bellini, 97, Jardim Paraíso, Mais informações pelo telefone: 3247-1646.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz