O boituvense Rafael Speranza, recebeu prêmio no Mapa Cultural Paulista, junto com a equipe nomeada como "Cavaleiros do Apocalipse" da cidade de Porto Feliz. O projeto começou como um trabalho da faculdade sobre história da arte, sobre o movimento cultural de vanguarda “Expressionismo”, em que o grupo escolheu retrata a vida de Vincent Van Gogh, considerado por eles o elo entre o impressionismo e o expressionismo, nomeado “Vincent - Vida e simplicidade”.
A equipe de produtores é formada por Rafael Speranza (diretor e produtor), Cleber Avancini (diretor e editor), Fernando Diniz (diretor e protutor) e Yuri Ledesma (diretor e produtor).
A professora de graduação em cinema e audio visual, incentivou o grupo a inscrever o filme em concursos regionais. O filme desenvolvido com recursos independentes, e material amador já foi foi exibido no Festival Internacional de Cinema em Itu.
O filme gravado em 2008, levou cerca de um mês e meio, entre pré produção, filmagens e pós-produções. Por ser o primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo, todos abraçaram o projeto com grande dedicação.
A entrega do prêmio foi no dia 30 de junho (quarta-feira), na cidade de São Paulo no SESC Ipiranga. Os vídeos exibidos na ocasião foram escolhidos por comissão julgadora, liderada pelo curador Carlos Nezu.
Durante a exibição do curta “Vincent - Vida e simplicidade”, de aproximadamente 20 minutos, o público se emocionou e o curador Carlos Nezu afirmou “Vincent é um filme maravilhoso que foge do plano cartesiano que estamos acostumados a ver. Ele nos leva ao mundo das sensações. Além de nos mostrar como era a vida de um gênio. É um primoroso curta-sensação."
Ao fim das apresentações, os diretores interagiram com o público e responderam às perguntas, esclarecendo como as idéias foram desenvolvidas assim como as produções do material cultural.
No evento, foram exibidos os curtas-metragens “O território e a festa: a estética juvenil globalizada e os jovens excluídos”, de Carlos Eduardo da Matta, de Sertãozinho; “Crônicas da Saudade”, de Carla Lopes, de São José dos Campos; “Casca de Noz”, de Jef Tellee, de São José do Rio Preto; e “Um pouco mais de eternidade”, de Lis Máximo e Melo, de São Carlos. Nesta etapa do mapa, os artistas receberam R$ 1.200,00 a título de direito autoral ou ajuda de custo. Todos esses filmes serão incluídos na Edição 2009/2010 do DVD Mapa Cultural Paulista, que será lançado em outubro.
“Foi maravilhoso receber um prêmio de tamanha expressão e competitividade com os meus amigos e diretores que se dedicaram a cada momento ao filme. Com esse curta entendemos como a arte é majestosa ao ver tamanho reconhecimento dos espectadores.” afirmou o boituvense, Rafael Speranza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz