terça-feira, 13 de abril de 2010

Escola de música e os seus desafios atuais: começar o ano letivo


A escola municipal de música Romário Antonio Barbosa, símbolo de propagação da cultura musical de qualidade, está enfrentando um 2010 muito polêmico e até agora, considerado por muitos como triste.

Como é praxe em todos os anos, a escola faz matrícula para novos alunos, no mês de dezembro e rematrícula para os atuais alunos em janeiro, e por volta do mês de fevereiro, início de março (no mais tardar), começa o Ano Letivo. Acontece, que entre tantos e outros problemas internos, até mesmo a realização de concurso público que foi para os cargos aprovados pela Câmara dos vereadores, houve atraso no cumprimento de prazos da empresa que aplicaria a prova.

Superado estes problemas, houve confusões de datas,  sendo que era para começar em março, mudou pedindo para os alunos ligararem no telefone da escola  no final de março para saber de uma possível data, ligando, ficaram todos sabendo que seria dia 05 de abril, a data chegou e marcaram para o dia 07, que mudou para o dia 12, que chegou e até o momento talvez seja quarta-feira dia 15.



Alunos
Alunos já estão se mobilizando, estão lingando muito na escola para reclamar, o telefone anda ficando desligado, de tanto que ligam, e ligam a cobrar também. Já foram reclamar na ouvidoria. Teve alunos que acionaram vereadores que nada fizeram a fundo. Do lado da oposição, que estão esperando Governo Maffei comprar o terreno para a Probor para depois comprar esta briga, e os da situação que iriam apurar.
Alunos reclamam que mesmo as aulas começando agora, o semestre está praticamente perdido, pois em julho para, e em agosto retorna com o segundo semestre letivo



Projetos
Além das aulas de instrumentos não estarem acontecendo, aulas de canto, canto coral, e os projetos de Coral nas escolas da rede municipal, projetos de musicalização infantil que acontecem nas creches e pré-escola estão todos parados. 



Professores
A categoria, em especial os que são da cidade, estão insatisfeitos com a nova forma que a Prefeitura se disponibilizou para contratá-los (os que não foram contratados pelo concurso), pois até ano passado era através de processo seletivo.
Este ano, através do credenciamento, os professores foram contratados como prestadores de serviço, sem direito a férias, com contratos até abril de 2011 e sem vínculos empregatícios, sem aceitação de atestado médico, sem direito a décimo terceiro, entre tantos outro benefícios que um contratado teria se fosse admitido pelo processo seletivo. Teve professores da cidade que não conseguiram contrato e também quem optou por nem tentar.



Desgaste político
Além de munição para oposição, perante a categoria de alunos e professores, o Governo Municipal está muito desgastado, muitas informações e boatos desencontrados, como os atrasos e imprevistos, seriam por causa de cortes de gastos, ou abandono político. Outros, estão queixosos quanto a Tuto, o atual diretor da escola, tributando culpa em partes também a ele.

Atualmente, a pasta da Cultura, a qual a Escola pertence, esta acumulada aos cuidados do diretor de Educação Carlão, enquanto que o novo diretor de Cultura, o Causim não pode assumir e espera uma publicação no Diario oficial do Estado liberando-o, Carlão  já adiantou que está arrumando a casa por dentro, legalmente falando, que por exemplo, mudanças boas já estão  progamadas, como aumento do tempo de aula, que agora serão 50 minutos, e que um projeto inovador de finalidade administrativa-politico-pedagógica, para dar organização, forma e ritmo à escola.

Do lado cultural, a sociedade de modo geral lamenta, pois a cultura perde, agora resta o tempo para saber quando que vai ficar pronto em definitivo os exames médicos dos efetivados, para começar também os credenciados e a ssim a escola retormar suas atividades como anntes, porém, há muitas perguntas e poucas respostas.

9 comentários:

  1. Ótima matéria, Felipe.
    Muito bem escrita.
    Só queremos saber dos resultados.. é uma vergonha isso, nunca vi a escola nesse descaso, não estou entendendo NADA. Será que é o preço a se pagar pela constante troca de diretores?Não sei.
    Só sei que os alunos estão completamente perdidos com esse jogo de empurra...
    Resta a torcida e, quem sabe, uma mobilização para que a escola, que é referência na região contando, inclusive, com muitos alunos de outras cidades, volte a funcionar.

    ResponderExcluir
  2. Eu estudo lá, estou aprendendo teclado, lamento, pois quero estudar, e monte de gnte falou que não vai voltar a estudar mais... que cansou... lamento mesmo, pena...

    ResponderExcluir
  3. Queria entender pq os jornais da cidade so falam de buraco, mato e probor? A escola é esquecida ate pela oposição...

    que falta de atuação... de senso crítico produtivo fiscalizador, precisamos de uma transformação de nossa sociedade e políticos. Parabens por aqui neste espaço falarem disto

    ResponderExcluir
  4. não tem jeito mesmo, ano passado no meio do ano ja n teve matrícula de novos alunos, ai em dezembro matricula, em janeiro rematrículo... e só agora, talvez agora... em ABRIL... ta faltando cuidado, axo que Tuto ta muito mole... e ainda desligam o telefone... precisam contar quantos alunos desistiram

    ResponderExcluir
  5. É realmente uma vergonha e um descaso essa situação da escola de musica.
    Uma escola que valoriza o lado cultural da nossa cidade não pode ser deixada de lado e com essa situação muitos alunos acabam cansando de esperar e acabam desistindo das aulas.
    Esperamos com urgencia uma solução para este problema.
    Parabéns pela materia, precisamos de pessoas assim, que enxergue a realidade e cobre das autoridades.

    ResponderExcluir
  6. Que descuido...

    ResponderExcluir
  7. boa materia...
    eu estava bem desinformado sobre a escola.
    fiko triste por estar esta bagunça la
    pois queria voltar a ter aula no meio do ano.

    ResponderExcluir
  8. Gente, n começou nd ainda lá?

    O que tão fazendo com aquela escola?
    com os alunos? com os professores?

    IPTU vem todos os anos neh...

    ai se não pagar neh...

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, sou professor da escola de música, e como tal venho dizer que realmente é muito importante que vocês alunos, cidadãos e contribuintes de incansáveis impostos venham através deste meio de comunicação pedir respostas plausíveis (a quais eu acho que não teremos) para essas respostas, afinal, se tudo tivesse sido PLANEJADO antecipadamente pelas autoridades já estaríamos em aula, alunos contentes por aprender e professores felizes por ensinar e receber, pois imaginem que estamos a vamos ficar sem receber até o final de maio, enfim, os reais culpados por isso talvez nunca saibamos, mas pelo menos ainda temos a FALSA democracia onde podemos TENTAR reivindicar algo.

    Parabéns ao blog e vamos esperar respostas...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz