quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pequenas cidades da região de Sorocaba viram alvo de criminosos

 

.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Há algum tempo, a violência deixou de ser exclusividade das grandes cidades. Aproveitando a calmaria e o número reduzido de policiais, os criminosos têm voltado a atenção aos pequenos municípios. Na região de Sorocaba (SP), os casos são cada vez mais frequentes.

Na madrugada da última terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí - cidade de pouco mais de sete mil habitantes - ficou parcialmente destruída e foi fechada temporariamente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos para levar dinheiro.

A trabalhadora rural Ruth Domingues precisou ir até a rodoviária e pegar um ônibus até a cidade vizinha para ter acesso ao próprio dinheiro. "Ficamos sem banco. Temos que ir para Piedade", diz.

Para os moradores, o problema se deve à falta de policiamento no município. "Isso é gente de fora que faz. Só tem dois policiais na cidade, aí fica fácil para os bandidos", acredita o taxista Josué Meira. Esse foi o segundo roubo ao banco neste ano. Em março, os caixas automáticos também foram explodidos e a agência perdeu R$ 11,6 mil.

Apesar das ações, os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado apontam Tapiraí como uma pacata cidade do interior. Entre janeiro e julho, a polícia registrou apenas um homicídio, uma tentativa de homicídio, um roubo de veículo e seis casos de tráfico de drogas.

Porém, é essa aparente tranquilidade que atrai a atenção dos criminosos. As cidades da região de Sorocaba registraram, entre janeiro e julho deste ano, sete furtos a caixas automáticos. Além dos casos de Tapiraí, foram outros dois em Votorantim, além de Mairinque, Salto de Pirapora e Araçariguama, de onde foi levada a maior quantia: R$ 178 mil. Também foram registradas tentativas de furtos às maquinas em Iperó e Salto. No mesmo período, Sorocaba - a cidade mais populosa da região - teve 11 casos.

Na terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí (SP) ficou parcialmente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos (Foto: Reprodução / TV Tem)Na terça-feira (21), a única agência bancária de Tapiraí (SP) ficou parcialmente depois que ladrões explodiram os caixas automáticos (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz