domingo, 20 de dezembro de 2009



Desenhado, esculpido, modelado. De barro, juta, cera, palha, madeira. Não há limites para a representação do dia em que Jesus nasceu. Tantas e extraordinárias versões só se comparam à fertilidade dos relatos que descrevem a chegada desse filho de Deus tornado homem.
Conheça um pouco mais sobre o presépio.


Os magos que vieram do Oriente
Está escrito no Evangelho de São Mateus:
“Alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram ao rei Herodes: ‘Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem’”.

Em nenhum momento o livro sagrado faz referência ao fato de os magos terem estirpe real nem se eram realmente três ou, ainda, se chegaram montados em camelos, como geralmente aparecem no presépio.

A Bíblia diz que, seguindo a estrela, os visitantes chegaram a Belém e, se ajoelhando diante de Jesus, abriram os cofres e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. Essas oferendas são as únicas pistas de que tenham sido três homens.

Que, na tradição popular, até ganharam nomes: Gaspar, Melquior e Baltazar.Baseado nos evangelhos apócrifos, embora não aceitos, são considerados de valor histórico e usados para estudos, por conterem informações e detalhes característicos de um povo em um determinado período, embora não sendo considerado inspirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz