segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Somos sementes, a árvore será bem maior". CONGRESSO de leigos

 

 

uma dinâmica...

os Grupos fizeram

Primeiro momento...

Nossa Padroeira N.Sra. da Ponte

os Celebrantes

as tres cruzes

procissão de entrada

“Somos sementes, a árvore será bem maior...”.Congresso foi nesse domingo

O primeiro Congresso de Leigos da Arquidiocese de Sorocaba, realizado na manhã desse domingo no Centro Arquidiocesano Pastoral, não chegou a reunir uma centena de pessoas, mas as que compareceram demonstraram muito empenho e determinação naquilo que se propõe e o Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, alguns instantes antes da Missas que encerrou o Congresso, definiu com muita sabedoria o que tem sido este primeiro congresso que iniciou-se em Fevereiro de 2011 “Somos apenas as sementes, a árvore com certeza será bem maior”.

O Congresso não tinha a pretensão de ser um Mega Evento mas ´e um trabalho de formiguinha que requer perseverança e paciência pois quer despertar no leigo a consciência de que a sua missão é ser Sal da Terra e Luz do Mundo, uma tarefa que requer a organização de pequenas células extensão da comunidade, no ambiente de trabalho ou de Educação.

O Congresso começou em Fevereiro

Com pouca adesão e comprometimento das comunidades, a arquidiocese estava em congresso desde Fevereiro, quando ele foi aberto oficialmente por D. Eduardo, sendo que a continuidade do congresso foi nas paróquias onde se realizaram os 4 encontros com temas específicos 1 – Missão do Leigo na Igreja e no mundo, 2º Tema Os Discípulos Missionários, 3º tema Os lugares de encontro com Jesus Cristo, 4º Tema A Formação Espiritual do Leigo, a comunidade e a missão. No encerramento desse domingo os participantes receberam uma síntese dos quatro encontros realizados em algumas paróquias contendo respostas a essas questões.

Após a abertura feita por Dom Eduardo, e a apresentação dessa síntese pelo Sr. José Antonio Colombo, os participantes foram divididos em 8 grupos organizados de acordo com a atividade desenvolvida na sociedade: Comunicação Social, Saúde, Justiça, Educação Nível Médio, Educação Nível Universitário, Politica e Outras Profissões. Cada grupo procurou responder a questão “Diante da realidade apresentada que propostas de ação o grupo pode assumir para dar continuidade a esse processo do tema do Congresso “Ide também vós para a minha vinha

Grupos saíram comprometidos....

A palavra de ordem na maioria dos oito grupos foi realmente “comprometimento” e todos saíram com reuniões agendadas para dar continuidade á missão que a Igreja lhes confiou. A ADCE – Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, através do seu Presidente, o empresário Leosmar Gonzales Martinez, volta a se reunir no dia 08 de março de 2012 visando intensificar a unidade do grupo que já tem inclusive uma Diretoria, que é assistida espiritualmente pelo Pe Wilson Roberto da Silva, Leosmar afirmou que esta reunião foi mais produtiva que a primeira, e que agora o grupo já tem uma meta definida e vai se organizar para poder dar testemunho cristão nos meios empresariais.

O Vereador Hélio Godoy, que falou pelo Grupo de Cristãos Políticos, informou que o grupo irá trabalhar muito com a formação do leigo visando despertar uma consciência maior sobre a questão política usando a temática de Fé e Cidadania, visando uma atuação mais consistente na sociedade.

Já o grupo de Educação Nível Universitário quer primeiro fazer uma pesquisa nas comunidades cristãs procurando os jovens de nível universitário que estão engajados nas paróquias e comunidades, segundo informações da Rita de Cássia que falou pelo grupo, a pesquisa visa identificar líderes para iniciar um trabalho de base. O grupo questionou um comprometimento maior das Universidades católicas como a PUC e a UNISO, presentes em Sorocaba, com a realização de atividades religiosas na comunidade jovem. A esse respeito D. Eduardo lembrou que a UNISO têm um princípio cristão, e embora tenha uma Fundação mantenedora fundada pela Igreja, é aberta a todos os Credos Religiosos tanto em se corpo discente como a sua comunidade escolar.

Pelo Grupo de Comunicação Social, Carlos Leite disse que o grupo focou a sua atenção na importância de se dar testemunho, assumindo um comportamento cristão que sinalize a presença do Reino em meio a humanidade. O Grupo de comunicação social, na verdade, é integrado por pessoas militantes nas paróquias, na Pastoral da Comunicação e na dinâmica muito se enalteceu a importância dos meios de comunicação que a arquidiocese dispõe: o jornal Terceiro Milênio e o site arquidiocesano, canais ainda poucos utilizados, na avaliação do grupo.

Na área de Saúde onde falou o Dr. Guerra, cerimoniário do Congresso, o objetivo estabelecido inicialmente é a formação de pequenas células de Leigos Católicos para atuarem na área, e para divulgar esse trabalho o grupo vai dispor de um Blog para interagir com os internautas divulgando esse trabalho missionário também nas comunidades e paróquias.

Na área de Educação a nível universitário o grupo optou pelo Método VER ILUMINAR E AGIR, priorizando ao todo seis pontos para melhor dar o testemunho, a reunião já está agendada para o dia 10 de março as 09,00 horas.

E por último a Sra. Odete, pelo Grupo da Justiça que também quer desenvolver a formação das células nas paróquias, visando dar maior formação aos leigos na área jurídica e assim, diferente das demais, o trabalho seria primeiro feito nas comunidades, para que grupos de leigos bem formados e informados, possam então se fazerem presentes de maneira mais eficaz na sociedade., testemunhando o Reino nessa área.

O último grupo a falar, o de Outras Profissões, representado pelo Carlinhos, era composto de 12 pessoas que primeiramente debateu sobre as dificuldades mas depois definiu um trabalho de formação em torno do Catecismo da Igreja Católica e do Documento de Aparecida, e a primeira reunião com esse objetivo, já está marcada para o dia 03 de Fevereiro.

MISSA ENCERROU O CONGRESSO

Uma missa presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, concelebrada pelos Padres Manoel Cesar Junior, Dirceu Sudário de Freitas, e os Diáconos Permanentes José de Anchieta e Arari Amorim ( Kojak) encerrou o congresso por volta das 12,30 Horas, onde a equipe da Paróquia São Francisco de Assis – Sorocaba preparou alguns símbolos litúergicos, além da animação musical. A assembléia acolheu com alegria e muita fé a procissão de entrada uma cruz com um pano branco sinalizando o Cristo Ressuscitado, no ato penitencial uma cruz com um pano na cor roxa, representando o Cristo amoroso que se doou na cruz do calvário, e no hino de louvor uma terceira cruz ornamentada com uma coroa de flores representando a Glória do Cristo Rei do Universo – Festa Litúrgica desse domingo 20 de Novembro, e que encerra o ano litúrgico.

Em sua homilia D. Eduardo iniciou ressaltando o conceito de liberdade, que não é fazer o que a ente quer, mas sim amar e atender as necessidades do outro, exatamente como fez Jesus Cristo. É essa liberdade que nos leva a praticar a verdadeira caridade, controlando os nossos impulsos egoístas em uma oferta generosa de si mesmo ao outro. Durante o hino de louvor a assembléia recebeu de maneira solene a imagem de Nossa Senhora da Ponte – Padroeira da Arquidiocese, e que foi entronizada junto ao altar preparado no palco onde a missa foi celebrada.

  Estiveram presentes, além dos sacerdotes e Diáconos que participaram da Missa, os Padres: Carlos Ferreira Borges Meira, Diácono José da Cruz e Seminarista Elton - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votrorantim, Pe Inácio Kriguer - Divino , Pe Jair Lara  e Diácono Márcio Rosa - Rainha da Paz, Diácono Francisco Raimundo - Santa Maria Madalena, Diácono Carlos - Nossa Senhora da Pidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz