Bento XVI se despede da África no aeroporto 'Cardeal Bernardin Gantin'
"Que os africanos possam viver reconciliados na paz e na justiça". Esses foram os votos do Papa Bento XVI ao se despedir do Benin e do continente africano, neste domingo, 20, após três dias de viagem.
Em seu discurso na cerimônia de despedida no aeroporto internacional "Cardeal Bernardin Gantin”, o Pontífice se demonstrou confiante e esperançoso. "Estou intimamente convencido de que é uma terra de esperança", ressaltou.
.: Na íntegra, discurso de despedida
Bento XVI disse que o continente africano tem "valores autênticos capazes de servir de inspiração para o mundo", e acrescentou que a Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus poderá suscitar perspectivas pastorais e interessantes iniciativas. "Confio-a a todos os fiéis africanos, que saberão estudá-la com atenção e concretizá-la na sua vida diária".
Acesse
.: Todas as notícias do Papa em Benin
.: Leia síntese da Exortação Apostólica pós-sinodal Africae munus
O Papa destacou também que mesmo com as diferenças, viver como irmãos "não é uma utopia", e questionou, "porque é que um país africano não poderia apontar ao resto do mundo a estrada a seguir para se viver uma autêntica fraternidade na justiça, fundada na grandeza da família e do trabalho?"
Ao final do discurso, Bento XVI renovou seu agradecimento ao Presidente da República Thomas Yayi Boni, aos bispos do Benin e a todos os fiéis da nação. "Desejo também encorajar o continente inteiro a ser cada vez mais sal da terra e luz do mundo. Pela intercessão de Nossa Senhora da África, peço a Deus que vos abençoe a todos", concluiu.
Assim, o Pontífice encerrou sua 22ª viagem apostólica, sendo a segunda no continente africando, e a primeira viagem em que ele teve um encontro exclusivo com as crianças.
Fonte, Canção Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz