O tema da conferência deste ano de 2011 foi “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”.
Antes de entrar no tema Padre Evaldo começou a conferencia comentando um pouco de sua experiência e de sua formação, onde ele colocava que “nunca esperava que um dia fosse trabalhar na área da comunicação”.
O primeiro assunto abordado pelo Padre foi a Força da Linguagem e a intencionalidade da Fala, no qual “comunicar é relacionar-se”, de um modo bem dinâmico e extrovertido Padre Evaldo foi explicando detalhadamente cada tópico que ele citava. Num contexto geral ele mostrou teoricamente como funciona a comunicação e quais os obstáculos que ainda há nessa área, tanto na parte externa da Igreja quanto na parte interna.
Pe. Evaldo abordou também o tema das redes sociais e o marketing que os símbolos trazem nos dias atuais, ferramentas essas que juntamente com os produtos de “marca” reproduzem o maior desejo principalmente entre os jovens.
Outro assunto que ele colocou na palestra foi os períodos da comunicação, desde a sua origem até os dias atuais, onde Pe. Evaldo explicou detalhadamente cada um desses períodos. O tema que mais gerou debate entre os participantes foi quando o Padre mencionou o cinema e citou como exemplo dois filmes, um de grande investimento financeiro que acabou não tendo o retorno esperado que foi “Aparecida o Milagre”, e o filme “A Travessia da Serra que Chora” que financeiramente não foi um investimento muito alto porém teve um retorno que superou as expectativas sendo procurado até hoje ainda, então com esses exemplos ele quis mostrar que a diferença entre os dois filmes foi o envolvimento emocional das histórias.
Após o almoço todos os participantes retornaram para a última parte da conferencia, cujo qual Padre Evaldo citou o tema do documento da CNBB e explicou que a Igreja ainda precisa melhorar muito na prática, pois tudo o que tem em documento é pouco praticado.
Para encerrar o 2º dia do encontro todos os participantes foram conhecer a Adega Maziero, onde puderam fazer uma degustação de vinhos e também comprar para levar para casa. Após essa visita todos foram para o restaurante Família Brunholi, no qual puderam apreciar um cardápio variado de massas.
Texto: André Hope/Pastoral da Comunicação
Fotos: Felipe MIranda/MAuricio Toledo/Marco Antonio Erbeta/Pastoral da Comunicação Porto Feliz e Limeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz