sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Evangelho comentado 14/01/2010

6º Domingo do tempo comum
14.01.2010

1ª Leitura: Jr 17 , 5-8
Sl 1, 1-2. 3.4..6
2ª Leitura: 1Cor 15, 12. 16-20
Evangelho: Lc 6, 17.20-26
Queridos Irmãos e irmãs, na liturgia de hoje o texto de Jeremias prepara a leitura do evangelho. Aqui, é feliz quem busca o Senhor; e diz o profeta que o homem que confia no Senhor, que coloca sua confiança nele é como a árvore plantada junto às águas, não passa necessidade, matem sua beleza, tem frutos sempre!
Com as mesmas comparações usadas do salmo também de hoje o profeta primeiro fala do maldito, daqueles que confiam nas suas próprias forças; ele critica ao abandono da fé verdadeira para se apegar em seus próprios sentimentos, saberes, a idolatria aos nossos bens materiais ou pessoas...
O homem que não se deixa conduzir pelo Senhor não é feliz, e a conseqüência para quem se esquece do Senhor nunca é boa, pois perde o referencial de humanidade, passa a viver como animal perde a confiança de si mesmo, pois se esqueceu de seu Criador!
Mas bem aventurados são os pobres, os que têm fome os que choram, porque podem esperar no dia do Senhor, no dia de estarem todos realizados e saciados, porque os que esperam no Senhor sabem repartir do que se tem, sabe viver a experiência da partilha, do amor, sabe sentir com o outro a dor da fome, a angustia da espera, mas espera com paciência, pois tem a confiança que o Senhor não os abandonará no momento de aflição...
Como esta a nossa confiança em Deus? Somos felizes? Sentimos abençoados? Que a nossa fé seja verdadeiramente fundamentada no ressuscitado, testemunhando a sua presença entre nós, dia-a-dia através de nossas atitudes, somente assim estaremos como árvores plantadas as beiras das torrentes, que nunca perde o vigor de suas forças!
Que Deus nos faça cristãos fortes e combatentes na fé.
Pe. José Amaro

Fonte: Gotas da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz