domingo, 18 de dezembro de 2011

CF 2012 LANÇAMENTO DO TEXTO BASE FOI NESTA SEXTA FEIRA

Na noite de sexta Feira 16 de dezembro aconteceu no auditório do CAP Centro Arquidiocesano de Pastoral o lançamento do Texto Base da CF 2012 que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” com o lema “Que a Saúde se difunda sobre a terra” Eclo 38.8. Uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, concelebrada pelo Pe Tacílio Ferreira, Pároco da São Lucas, pertencente a Ordem dos Teatinos, marcou o início do Lançamento onde durante a homilia D. Eduardo afirmou que”O SUS é reconhecidamente uma grande proposta mas falta a muitos funcionários dessa área, envolvidos nesse trabalho, a mística que nos faz ser diferentes, e também a vontade política dos governantes, para que essa estrutura funcione realmente beneficiando o nosso povo” – concluiu. Ele reconheceu que não falta no SUS funcionários dedicados e que vestem a camisa desse ideal de oferecer melhor assistência médica preventiva ao povo, mas que há também muitos outros que fazem dessa profissão uma fonte de renda. Para comprovar a diferença de tratamento na área da saúde, D. Eduardo mencionou que hoje viu na mídia uma imagem, mostrando de um lado o Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de outro um assistido pelo SUS, em em baixo uma legenda “Os dois têm a mesma enfermidade, mas o homem cidadão comum já perdeu a voz, pelo tempo de espera pelo tratamento”. “Nada tenho contra o Lula., mas acho que os dois deveriam, ter o mesmo acesso ao atendimento médico eficaz, é essa desigualdade que não pode acontecer, pois os dois são seres humanos e têm a mesma dignidade” – concluiu D. Eduardo. A animação da liturgia esteve a cargo de um grupo de jovens da PJ - Pastoral da Juventude – que agradou a assembléia pelo manejo dos instrumentos e pela entoação animada e afinada, agradando tanto que a Coordenadora Anice já os convidou para animarem a formação do dia 14 de janeiro.
                            A Cerimônia de Lançamento
A cerimônia de lançamento foi presidida pela Coordenadora Arquidiocesana da CF Anice de Souza, que após compor a mesa e elencar alguns objetivos específicos da CF fez a apresentação do cartaz explicando o simbolismo de cada detalhe. Tomaram parte na mesa: o Arcebispo D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o Pe Tacílio Ferreira, a Dra. Liliane Pinto da Secretaria Municipal da Saúde, o Dr. Gilson Delgado – Oncologista e Professor da PUC Sorocaba, O Deputado Sr. Hamilton Pereira e o Dr. Eduardo Malota. A Dra. Liliane e o Dr. Eduardo apresentaram um resumo do trabalho feito nas UBs Unidades Básicas de Saúde que atua em todas as regiões geográficas da cidade, regiões que têm características sociais diferentes. Explicou a todos que nessas Unidades Básicas de Saúde são atendidas 85% da população, e falou que as Unidades trabalham de acordo com as diretrizes dos Conselhos e Pré Conferências, realizadas pelo Governo Municipal onde a população é convidada a participar. O Dr. Eduardo elencou alguns desafios que a Secretaria enfrenta como a Dengue que no ano passado chegou a 1.700 casos com dois óbitos e cobrou uma participação mais efetiva da população. O segundo desafio é a Mortalidade infantil que a Secretaria conseguiu reduzir bastante mas o número ideal seria zero. Ao conceituar a palavra Saúde, o palestrante lembrou que Saúde, significa o bem estar físico, psicológico, espiritual e social, principalmente o relacionamento familiar. O Padre Tacílio explanou sobre a Saúde a partir da Bíblia com citações do Antigo Testamento, como o próprio Eclesiástico que inspirou o lema da CF, como também dos evangelhos sinóticos lembrando o significado de algumas curas que Jesus realizou. Concluiu alertando que é muito perigoso as pessoas com problemas de saúde, se tornarem alienadas e buscarem a cura de suas enfermidades nos sacerdotes menosprezando os Dons que Deus concedeu aqueles profissionais que atuam na área e que estão a disposição de todos. O Dr. Gilson Delgado em sua breve colocação deu algumas indicações importantes para a ação transformadora no Mundo da Saúde e ressaltou a importância da espiritualidade na vida do homem, mas lembrou que é necessária uma união de todos na busca da cura de tantos males que nos afligem.
A pouca presença de pessoas ao evento não passou despercebida por Dom Eduardo que comentou "Com certeza não temos aqui uma grande quantidade, mas uma otima qualidade"
daqueles que aqui estão, e que irão fazer a diferença em suas comunidades e pastorais" concluiu

Site arquidiocese de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz