terça-feira, 18 de maio de 2010

Festa do Divinio em Votorantim

 
 
 
Pe Carlos incensa o "Explendor"
 
 ( Setenário do Divino é uma Devoção popular, que contribue muito para o enriquecimento da comunidade, na sua vida de Fé de experiência de comunhão. Em nossa arquidiocese é uma celebração inédita, orientada em 2008 pelo Padre João Carlos Alampe, que a trouxe da tradição religiosa da Região de Itapeva, quando Pároco naquela cidade)



De maneira solene, com a igreja do Divino, na Vila Garcia totalmente tomada pelos participantes da comunidade e da própria paróquia, com muita alegria e Fé, teve início na noite dessa Segunda Feira a Semana de Preparação para a Festa de Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora Consolata em Votorantim.

As 19h30 , já com a igreja lotada, chegaram os Foliões do Divino trazendo o “Explendor do Divino”, objeto Sacro que tem a forma de um Ostensório, e que traz em seu centro a imagem de uma pombinha, símbolo Bíblico do Espírito Santo, carregado sobre um andor, e aclamado á porta da igreja com espolcar de rojões, e gritos de Viva, em uma calorosa recepção, ao Eplendor, ladeado pelas Bandeiras do Divino, que durante o mês vem percorrendo centenas de casas do Bairro.
“É uma celebração diferenciada, trazida pelo Padre João Carlos Alampe, e que o povo da comunidade aceitou bem, porque é bastante popular, com hinos e cantos que até emocionam e motivam essa Devoção ao Divino, que é o Padroeiro da nossa comunidade” –disse Cirilo, Cooperador da Comunidade.
Após o acolhimento solene na igreja, a celebração começa com a incensação do Explendor, das Bandeiras, do altar e do povo, com o celebrante passando em meio ao corredor central. 

O Explendor do Divino representa o Divino Espírito Santo, e  no rito mistura-se a Bandeira do Divino , visitando  as casas mais próximas da igreja,  e cada noite volta a igreja de modo solene, e depois é levado por outra família.
 Na celebração que abriu a solenidade, o Pároco Padre Carlos foi quem presidiu, e teve a ajuda do Diácono Márcio Rosa, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, e a pregação da noite esteve sob a responsabilidade do Cirineu, Ministro da Palavra que atua na paróquia, recém formado pelo Instituto de Teologia João Paulo II, e que abordou o tema
“O Divino Pai Eterno revela o seu amor na comunidade”.

Na Terça dia 18 mesmo horário, o Diácono Permanente Márcio Rosa estará presidindo e o pregador será o Padre Carlos, com o tema “O Dia do Batismo onde tudo começou”.

Na Quarta dia 19 o Diácono Gerson Shiming, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, presidirá a celebração e a pregação estará por conta do Diácono José da Crua com o tema “Ser Dizimista é estar comprometido com a Palavra de Deus”.

Na Quinta Feira dia 20,  a comunidade terá a alegria de receber o Padre João Carlos Alampe, que trouxe para a paróquia o Setenário, ele presidirá e será o pregador,  abordando o tema “Paróquia, estrutura humana e agir Divino".

Na Sexta Feira dia 21 o Diácono José da Cruz estará presidindo, e o Ministro da Palavra Paulo Sebastião Vieira, também formado em Teologia pelo Instituto João Paulo II,  estará pregando sobre o tema “Comunidade das Comunidades.

Não se trata de uma celebração da Palavra e nem de uma celebração Eucarística, mas uma fórmula de Louvores e orações, eminentemente populares, como o canto inicial “Amado Jesus, José, Joaquim, Ana e Maria, eu vos dou o meu coração e alma minha...
Ou a Ladainha de Nossa Senhora cantado de um modo indolente, que motiva o povo a oração.
Veja nos vídeos abaixo, alguns momentos da Celebração de abertura.

A celebração tem cinco partes distintas sendo na 1ªparte – A Comunidade saúda a Santa Mãe de Deus o Primeiro templo do Espírito Santo

Na Segunda Parte, a Comunidade escuta a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo.

Na Terceira Parte, a Comunidade Oferece sua Vida ao Espírito Santo

Na quarta parte, a Comunidade Acolhe o Espírito Santo

Na quinta parte, a Comunidade acolhe o Santíssimo Sacramento

A Celebração termina com a solene bênção do Santíssimo, dada logo após a distribuição da Sagrada Comunhão.

veja no vídeo abaixo, a chegada do Explendor na Igreja da Vila Garcia



Pe Carlos incensa o altar e depois o povo.....



Fonte: pascom-arquidiocesana--equipe-de-redacao

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz