terça-feira, 24 de abril de 2012

Sobe para 10 número de casos de dengue em Sorocaba, SP

 

Dois novos casos são autóctones e foram registrados no bairro Éden. Secretaria da Saúde reforça orientações de prevenção e combate à doença.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Secretaria de Saúde de Sorocaba confirmou nesta segunda-feira (23) a existência de mais dois casos de dengue contraída na cidade. Os pacientes infectados moram no bairro Éden.

Desde o início do ano até 20 de abril foram confirmados dez casos da doença em Sorocaba (SP). Deste total, oito são autóctones (contraídos na cidade) e dois são importados.

saiba mais

Os dois novos casos tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde os pacientes moram. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas.
Na rede pública, qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os Pronto Atendimentos (PAs) e as duas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade estão preparados para avaliar possíveis casos suspeitos e providenciar exames e a notificação do caso à Vigilância Epidemiológica (VE).

Orientação para o feriado prolongado
Quem pretende viajar durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho deve ficar atento e tomar alguns cuidados para evitar a dengue. A Área da Vigilância em Saúde reforça as orientações de prevenção e combate à doença - mesmo com as temperaturas mais amenas - para aqueles que estão planejando visitar outras localidades nos próximos dias.
Antes de viajar, é preciso fazer uma vistoria em casa, e eliminar todos os objetos que possam acumular água da chuva, principalmente na área externa. "É preciso confirmar se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental deixar os vasos sanitários tampados. Todos os criadouros do mosquito transmissor da dengue devem ser removidos", orienta a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello.
Aqueles que pretendem visitar regiões onde há casos da doença, há mais recomendações: "Usar repelente durante a permanência nesses locais e, após o retorno, ficar atento ao aparecimento de sintomas por quinze dias. Apresentando febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas na pele, a indicação é procurar uma unidade de saúde e relatar ao médico que esteve viajando", diz Consuelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz