terça-feira, 24 de abril de 2012

Plantão da Zoonoses começa a funcionar em Sorocaba, SP

 

Serviço pode ser chamado pelo telefone 199. Em dez dias de atendimento, 30 animais foram apreendidos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

No Centro de Operações e Inteligência da Guarda Municipal, olhos e ouvidos ainda mais atentos. Nas câmeras, ao telefone e no rádio-comunicador. Agora, os atendentes também filtram as ocorrências que envolvem animais.

Desde o início de março funciona em Sorocaba (SP) o plantão da Zoonoses. Quem tiver alguma denúncia que envolve animais pode ligar para o telefone 199. Dependendo da situação, uma equipe é acionada, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

O plantão era uma reivindicação antiga dos moradores da cidade. Muitos encontravam animais feridos no meio da rua e não tinham a quem recorrer. O TEM Notícias mostrou várias vezes o problema da falta de atendimento nos finais de semana e fora do expediente da Zoonoses.

Em 2010 um cavalo agonizou no parque São Bento e só recebeu atendimento de uma veterinária que se solidarizou com a situação. O plantão é composto pela equipe de uma clínica veterinária de Mairinque (SP) que presta serviços para a prefeitura de
Sorocaba fora do horário comercial, de segunda a sexta, das 5 da tarde às 6 da manhã.
Aos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia.

Desde que o plantão passou a funcionar foram atendidas 10 ocorrências e 30 animais foram apreendidos, todos cavalos. Eles vêm para a sede da Zoonoses onde são tratados.

Se em cinco dias o dono for buscar os animais, pode levar pra casa, contanto que pague uma multa de R$ 55 mais despesas com transporte e as diárias. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. Se passar desse prazo, o animal vai para a adoção. Para um representante da Zoonoses, a criação do plantão tende a aumentar a consciência dos donos de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz