quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Região de Sorocaba é 6ª em linhas de celular no Estado

 

Mais fotos...


A região de Sorocaba tem mais linhas de telefonia móvel do que habitantes. O indicador utilizado internacionalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para demonstrar o número de telefones em serviço em cada grupo de 100 pessoas, chamado de teledensidade, é de 125,15 linhas ativas nos 49 municípios da região que têm código de área (DDD) 15. Nessa área, que inclui a cidade de Sorocaba, segundo o levantamento há 2.342.295 linhas em operação, para uma população aproximada de 1,87 milhão de habitantes. A matemática mostra que, em um grupo de quatro pessoas na região, uma delas tem duas linhas de telefonia móvel (1,25 linha por habitante). Esses cálculos são baseados em informações divulgadas no site da Anatel, referentes ao mês de dezembro de 2011.
A videomaker Sandra Ribeiro, 38 anos, enquadra-se nessa porcentagem de sorocabanos com mais de uma linha de telefonia móvel. Ela decidiu há dois anos ter um par de aparelhos de operadoras distintas com o objetivo de economizar. "Busco sempre as promoções, pois tenho amigos que possuem as mesmas operadoras e assim gasto menos", diz. Sandra não tem telefone fixo em sua residência. "Não paro em casa e nem me faz falta." A produtora cultural Midiã Lopes Peres, 23, também tem duas linhas móveis, uma delas com a tecnologia de rádio. Trabalha em Campinas durante a semana e usa um dos aparelhos para falar com a família em Sorocaba. "Fica mais prático e mais econômico para mim."
O número relativo à região de Sorocaba está acima da média nacional. Segundo a Anatel, o país atingiu a marca de 242,2 milhões de linhas móveis em 2011. O Brasil adicionou 39,3 milhões de novas linhas de telefones celulares em 2011, o maior volume nos últimos anos. Para cada 100 habitantes, há no Brasil aproximadamente 124 linhas. O líder estadual nesse ranking de teledensidade é São José dos Campos, com 154 linhas móveis. Em seguida está São Paulo, com 149, à frente de Campinas, com 147. Os dados da Anatel também demonstram um crescimento contínuo no número de linhas ativas de telefonia móvel por 100 habitantes em Sorocaba, no ano passado. Em janeiro, a quantidade era de 104,1. A evolução seguiu durante os 12 meses e chegou às 125 linhas em dezembro.
"Esses números são relevantes para todos os investidores que buscam expandir ou ampliar seus negócios no Estado", afirma o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), Luciano Almeida, em nota. "O acesso à telefonia móvel é um dos itens pesquisados pelas empresas estrangeiras quando estão procurando um lugar para se instalar", continua.
Fixos

A Anatel tem o registro de 117.786 linhas fixas na cidade de Sorocaba. Algumas regiões são discriminadas, como os bairros de Brigadeiro Tobias, com 894 acessos, e o Habiteto, com 713. Para ilustrar esses números, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 revela que existem 155.880 residências na cidade, 5.374 moradias em vilas e condomínios, além de 16.760 apartamentos.
A professora Marcélia Picanço Valente, 42, estuda eliminar o aparelho existente em sua casa. "Eu tenho um fixo por causa do meu filho de 9 anos, mas agora comprei um celular para ele e pretendo cancelar a linha." A professora também possui duas linhas móveis. "Uma é para falar com a minha mãe, pois onde ela mora só funciona uma operadora", finaliza.
O município também possui 2.453 acessos públicos. A Agência Nacional de Telecomunicações diz que o Brasil já conta com mais de um milhão desses aparelhos, os chamados "orelhões", distribuídos por mais de 5.500 municípios.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=358462

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz