quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Boituva, investimentos em segurança reduzem em cerca de 33% o número de furtos em 2011

Diversos investimentos na área da segurança, durante o ano de 2011, contribuíram para a diminuição de aproximadamente 33% no número de ocorrências de furto em relação a 2010, caindo de 61 casos para 41. Contribuíram para a redução o treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boituva, a aquisição de veículos e equipamentos e a qualidade do monitoramento da cidade.
Os guardas municipais realizaram diversos cursos no decorrer do ano. De acordo com o comandante Benedito Aparecido Lisboa Juvenil, foram ministrados cursos de direção defensiva com técnicas e táticas operacionais para viaturas de quatro e duas rodas, treinamentos de tiro, com fundamentos e treinos em visão primária, secundária e com reação.
A continuidade do curso de hapkido já resultou na formação de dois faixas verdes. Os principais objetivos são o de fornecer consistência à condução das atividades e treinar técnicas de defesa pessoal e imobilizações, conduções, retenções e outras, com o menor uso da força.
Em relação ao monitoramento, foram instaladas diversas câmeras em pontos estratégicos na cidade. O patrulhamento preventivo, por sua vez, estendeu-se para a cidade como um todo, através do sistema de modulação, permitindo maior visibilidade aos seis novos veículos da GCM.
Quanto ao número de ocorrências, houve uma diminuição de aproximadamente 8%, considerando que em 2010 foram 2.263 e, em 2011, foram 2.087. Segundo Lisboa, graças aos investimentos e ao empenho dos guardas municipais, destacou-se o combate ao tráfico, que aliás, é o clamor da comunidade.
Dois procedimentos ainda merecem destaque. O primeiro são as palestras de prevenção ao uso de drogas, ministrados nas escolas pela guarda municipal e pela polícia militar, e o segundo é a brilhante atuação da Equipe do Canil da Guarda em todas as entidades de ensino municipais
Previsões para 2012: Segundo o comandante Lisboa, para o ano de 2012, estão previstas as realizações de concursos e novos investimentos, tal como a instalação de Call Center, georeferenciamento, implantação de um controle estatístico criminal e novas viaturas e equipamentos.
Os concursos a serem realizados vão ser externos e internos. O primeiro irá aumentar o efetivo da GCM e o interno vai dar chance aos guardas para se promoverem a classes superiores.
O Call Center é um serviço de atendimento ao público totalmente gravado, incluindo o disque-denúncia, que protege a identidade do denunciante. Já o georeferenciamento identifica individualmente todos os imóveis da cidade proporcionando maior segurança à população.
A Guarda Municipal vai receber duas novas viaturas, e dentre os equipamentos a serem adquiridos estão o taser (arma de choque não letal), gás pimenta, coletes, armamentos e uniformes.
O treinamento da guarda e as palestras nas escolas também vão ter continuidade, dando enfoque à proteção das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz