sexta-feira, 30 de abril de 2010

Capivari: Prefeito Campaci implanta Escola de Governo para capacitar funcionalismo público



O Prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci (PMDB), como parte de um projeto implantado na Prefeitura por meio da Secretaria da Administração, tendo em vista as propostas de seu plano de governo, dá início a mais uma ação em benefício do funcionalismo público e, consequentemente, do atendimento e serviços prestados à população.

Trata-se da implantação da Escola de Governo de Capivari, que foi criada por meio do Decreto nº 5391/2010, assinado por Campaci na última semana. A Escola de Governo atuará como um centro de formação, pesquisa e desenvolvimento, visando promover a gestão do conhecimento e das pessoas, aprimorando permanentemente as competências e valorizando os servidores para a prestação de serviços com qualidade.
O Secretário da Administração João Antônio Gonçalves de Oliveira afirma que todos os cursos disponibilizados aos funcionários partirão de uma pesquisa que está em andamento por meio de uma empresa de consultoria. Este levantamento registrará todos os cargos existentes na Prefeitura, qual o perfil dos servidores e quais as necessidades para atuarem nestes cargos. A partir daí, os funcionários serão capacitados para trabalhar no setor e oferecer os melhores serviços à população.
“Antes de oferecer os cursos, precisamos saber no que os servidores necessitam ser capacitados. Os cursos acontecerão em parceria com escolas, faculdades e por meio de palestras ministradas até mesmo por profissionais da própria Prefeitura, que poderão passar os seus conhecimentos para os outros servidores”, registrou o Secretário.
Segundo Gonçalves, os cursos não serão apenas de ordem profissional, mas também de ordem pessoal, como, por exemplo, palestras de orientação e prevenção a doenças, organização de finanças particulares, dentre outros. “Acreditamos que o profissional que tem a sua vida pessoal em ordem trabalha muito melhor e atende melhor o munícipe. Capacitaremos ou reciclaremos todos os nossos 1.250 servidores para que os serviços da Prefeitura sejam otimizados sempre”, completou João Gonçalves.
O Prefeito Campaci anunciou que todos os cursos, tanto os organizados pela Escola de Governo, como os de interesse de secretários e funcionários, deverão passar pela avaliação de sua real necessidade e aprovação da comissão da Escola de Governo. “O nosso objetivo é a promoção de atualização dos servidores municipais através da proposição e realização de cursos, palestras, seminários, estudos, reuniões técnicas, oficinas de formação, motivação, capacitação e desenvolvimento. Assim, valorizaremos o servidor para que ele seja um agente transformador no município, ganhando profissionalmente e favorecendo diretamente a população de Capivari”, finalizou Campaci.
O primeiro curso disponibilizado aos funcionários públicos está relacionado ao novo software de gestão que está sendo implantado na Prefeitura. Serão treinados 5 grupos de servidores para a operação deste novo software já nas próximas semanas.

O aborto dura para sempre

Por que nenhuma mulher sai incólume dessa experiência?

Cristiane Segatto

 Reprodução

CRISTIANE SEGATTO - autora
Repórter especial, faz parte da equipe de ÉPOCA desde o lançamento da revista, em 1998. Escreve sobre medicina há 14 anos e ganhou mais de 10 prêmios nacionais de jornalismo
cristianes@edglobo.com.br

 

Li nesta semana um livro interessante. Chama-se Segredos de Mulher: Diálogos entre um ginecologista e um psicanalista (Editora Atheneu). Nesses tempos em que tantos médicos ainda insistem em tentar tratar o corpo sem levar em consideração a mente, a iniciativa de Alexandre Faisal Cury (o ginecologista) e Rubens Marcelo Volich (o psicanalista) é enriquecedora. Gente não é maçã. Não pode ser dividida ao meio e entendida como duas metades estanques (corpo de um lado, mente de outro). Somos tudo ao mesmo tempo agora.

Alexandre fez pós-doutorado no Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP. Rubens é doutor pela Universidade de Paris VII e professor do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. No livro, eles discutem casos reais (sem identificar as pacientes) e se propõem a tentar decifrar a mulher em toda sua complexidade.

O capítulo sobre aborto é especialmente revelador. Rubens observa que nenhuma mulher sai incólume da experiência do aborto, por mais pertinentes que sejam os motivos para justificá-lo. Um aborto dura para sempre. É uma experiência que deixa marcas emocionais profundas.

Cada experiência vivida pela mulher no contexto de sua feminilidade (a primeira menstruação, o primeiro beijo, as boas e as más experiências amorosas etc.) marca sua forma de ser como pessoa e como mulher. Mas o aborto costuma ter outro peso. "Ele se constitui uma experiência de perda, mesmo quando a mulher conscientemente decide pela sua realização", diz Rubens. "No futuro, ela poderá pensar no que poderia ter acontecido caso decidisse levar a gravidez adiante, poderá imaginar como seria o filho que não teve ou mesmo questionar se tomou a melhor decisão".

No consultório de ginecologia, Alexandre observa que esse registro emocional não é uniforme, único ou invariável. O aborto é vivido e relembrado, no futuro, segundo as condições e características de cada mulher. Muitos anos depois do aborto, algumas mulheres vão encará-lo como algo triste, mas necessário. Para outras, ele pode se transformar num drama sem fim.

Se, do ponto de vista emocional, o aborto dura para sempre, o que as mulheres podem fazer para superar essa experiência? Rubens diz que a possibilidade de superar vivências difíceis (relacionadas ou não à feminilidade) depende essencialmente dos recursos que a mulher (e, claro, também o homem) desenvolveu ao longo da vida para lidar com frustrações, perdas, conflitos e, até mesmo, com situações de satisfação e prazer.

Alexandre cita dois fatores que têm grande importância na forma como a experiência do aborto ficará registrada. Esses fatores dependem menos da mulher e mais do contexto social. Se ela teve apoio do parceiro, talvez consiga lidar melhor com a experiência do aborto. O outro aspecto é o caráter de ilegalidade.

A mulher que aborta no Brasil se torna, da noite para o dia, uma criminosa. "Nos países em que o abortamento é permitido por lei, a mulher encontra adequada assistência médica, psicológica e hospitalar e as coisas tendem a ser mais fáceis", diz Alexandre. "Numa crise de vida como essa, o que menos a mulher precisa é de alguém culpando-a ou desamparando-a", diz Alexandre.

Reproduzo aqui trechos do diálogo entre Rubens e Alexandre extraídos do livro. Eles discutem o caso de Estela, uma moça de 19 anos que engravidou de um namorado 12 anos mais velho. Ela cursava o primeiro ano de Administração e decidiu fazer um aborto. Ela morava com os pais e, apesar de ter um bom vínculo com eles, não queria que soubessem da gravidez. Dizia que a mãe, evangélica, não aceitaria o aborto. Achava que talvez o pai o aceitasse melhor.

Alexandre Faisal: Ao que parece, Estela não ficou muito perturbada com a experiência do aborto. Pelo contrário, ficou satisfeita por tê-lo realizado.
Rubens Volich: Aparentemente sim. Você a encontrou cerca de três semanas após o aborto. Muitas vezes, para suportar algumas situações difíceis, é melhor não ter contato ou pensar naquilo que amedronta ou perturba. Estela disse que não gostava de falar sobre o assunto, que era melhor não pensar nele, virar a página. Isso não impede que ela, como qualquer mulher, vivesse inconscientemente os efeitos dessa experiência. No contexto de uma consulta médica, nem sempre esses efeitos inconscientes são perceptíveis. Porém, em um processo psicoterapêutico, são visíveis os conflitos e a intensidade dos sentimentos mobilizados pelo aborto, por mais justificada que seja a decisão de interromper a gravidez.


Alexandre Faisal: Que tipo de conflitos?
Rubens Volich: Conflitos relacionados a experiências e representações que a mulher tem da maternidade, suas vivências infantis e sua relação com a própria mãe, bem como a maneira como foi cuidada como criança. Surge frequentemente a culpa com relação ao filho que não pôde nascer, com relação ao pai da criança, por tê-lo privado de um filho, além de dúvidas quanto à possibilidade de uma futura gravidez e o medo de ser punida com a infertilidade pelo ato que praticou. Enfim, uma grande variedade de fantasias.

Como mulher e jornalista, gostaria de ver o tema do aborto seriamente discutido no Brasil. Essa é a mais emocional das questões políticas e morais que dividem o país. Pouco depois de assumir o Ministério da Saúde, o médico José Gomes Temporão defendeu, em abril de 2007, a realização de um plebiscito para discutir se o aborto deveria ser legalizado. Nunca mais se falou no assunto. Abafaram o caso.

Nenhuma mulher - rica ou pobre - gosta da ideia de abortar. Nenhuma mulher sai emocionalmente ilesa dessa experiência. Mas as mulheres pobres sofrem mais. Abortos sem atendimento médico adequado provocam hemorragias graves, perda do útero e morte. Eles são a terceira causa de mortalidade materna no Brasil. A cada ano, 220 mil mulheres procuram o SUS para fazer raspagens do útero (curetagem), necessárias depois do aborto.


Quando uma mulher se submete a um aborto, tem uma razão de foro íntimo muito forte. Na minha opinião, não cabe a ninguém que assista o drama à distância, ser a favor ou contra o aborto. O razoável é dizer que cabe à mulher decidir. Como já disse aqui, numa coluna publicada no ano passado, não me parece justo que todas as cidadãs tenham de se submeter a dogmas religiosos que não sejam os seus. Em outras palavras: a fé só faz sentido para quem a tem.

Missa em Ação de Graças, neste sábado dia 1º


Acontece neste sábado dia 01 de maio, a Santa Missa em Ação de Graça pelos trabalho executados pelo Movimento de Emaús de Sorocaba, para formar o grupo de Jovens, o Junfec, que se reúne todos os sábados as 17 horas na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz.

Desde que o Padre Carlos, chamou o Movimento, ao qual ele é diretor Espiritual, todos os sábados diversos irmãos do Movimento tem vindo trabalhar pela evangelização dos Jovens da Comunidade.

Deus abençoe por todos os trabalhos executado!

Boituva: H1N1: Mais de 11.700 pessoas já foram imunizadas na cidade

Ministério da Saúde e Vigilância Epidemiológica alertam sobre a baixa procura das gestantes

Em boituva, o total de vacinados contra o vírus H1N1 até o último sábado (24) é de 11.733 pessoas, a ação do Ministério Federal de Saúde em parceria com a prefeitura de Boituva por meio de sua Secretaria de Saúde acontece desde o dia 22 de março em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Segundo a Secretaria de Saúde, há uma baixa adesão por parte das gestantes, que somam até essa data apenas 57% de procura. Rejane Amaral, responsável pela Vigilância Epidemiológica, afirma que esse fato é preocupante, pois se trata de um dos grupos mais vulneráveis à doença, e pede para que as gestantes se dirijam às UBS para que a imunização seja feita.
Na faixa etária de 20 a 29 anos a campanha imunizou um índice maior, 74%. A partir dessa data até dia 7 de maio, a vacina está disponível para as gestantes (em qualquer período de gravidez) e idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas.
Todos os idosos que receberam a vacina H1N1 devem retornar a partir de 08 de maio para receber a dose da vacina contra a gripe sazonal. O período de vacinação vai até o dia 21 de maio. A vacinação é muito importante para os idosos, que ficam protegidos contra os perigos que essa gripe oferece após os 60 anos.

Corpo de Bombeiros de Boituva vence simulação regional de salvamento em Sorocaba



Na última sexta-feira, dia 23, foi realizada uma prova de salvamento em altura com os Corpos de Bombeiros da região. Dentre todas as cidades participantes, Boituva recebeu a melhor colocação.

A prova foi realiizada na cidade de Sorocaba, onde fica a sede do Corpo de Bombeiros. A prova consistia em realizar uma simulação de risco com uma pesoa dentro de um poço profundo, realizando técnicas de salvamento em altura. Os participantes de Boituva foram o 3° Sargento Camargo e os BMs Tatit e Pereira.
A equipe vencedora deveria realizar o salvamento no menor tempo, evitando ao máximo, possíveis erros. Dos 20 minutos disponíveis para a realização da prova, Boituva a terminou em cerca de 13, com grande vantagem entre o corpo de bombeiros de Santa Rosália, de Sorocaba, que terminou a prova em torno em 16 minutos e 40 segundos, conquistando a segunda colocação.
Esta prova mostrou que os bombeiros da Cidade de Boituva são os melhores em realizar salvamentos em altura e em certas situações de risco em toda a região, que vai desde a cidade de São Roque até Apiaí.






Desportivo Brasil é derrotado pelo Internacional-RS



A equipe Sub-15 do Desportivo Brasil sofreu seu primeiro revés na Manchester United Premier Cup, na manhã desta sexta-feira, dia 30. Diante do Internacional, na Granja Comary, em Teresópolis, o DB acabou derrotado pelo placar mínimo de 1 x 0.

Mesmo com a derrota, o rubro celeste ainda está vivo na competição, pois no outro jogo do grupo, Fluminense e Vasco empataram em 0 x 0. Para seguir adiante na antiga Copa Nike e conseguir uma vaga no Mundial de Clubes, que será disputado na Inglaterra, os garotos do técnico Luciano Morais precisam vencer os próximos dois jogos e torcer por um tropeço da equipe gaúcha.
Vale lembrar que o Desportivo credenciou-se para a etapa Rio de Janeiro, após liderar o Grupo A na primeira fase e derrotar o Palmeiras, por 1 x 0. Os confrontos foram na Academia Traffic de Futebol, sede da competição em São Paulo. A Manchester Cup é um dos principais campeonatos da categoria Sub-15, por reunir equipes do mundo inteiro.
Neste momento, o DB briga para ser o representante brasileiro no Mundial, que já definiu alguns dos participantes. Na Alemanha, o Werden Bremen foi o vencedor e já está assegurado na competição. O mesmo aconteceu com o Torino, que despachou a Juventus na final e será o representante italiano. O Newcastle também estará no torneio, pois venceu o Chelsea nos pênaltis, por 3 x 1, e avançou para a fase internacional. Ao todo, 20 equipes disputarão o Mundial Sub-15.
Sonhando com uma vaga, o Desportivo volta campo ainda hoje, às 15h30, contra o Vasco , na Granja Comary. Só a vitória interessa ao rubro celeste.

Copa TV TEM 2010


Nesta quinta feira as equipes masculina e feminina de Porto Feliz entraram em quadra pelas oitavas de final da Copa TV TEM de Futsal.
O saldo foi de uma vitória e uma derrota pra equipe portofelicense
A equipe masculina enfrentou Mairinque na cidade de São Roque e se despediu da competição sofrendo uma goleada de 9x1, o único gol do time de Porto Feliz foi do ex-atacante dos gramados Adhemar.
Mais cedo a equipe feminina enfrentou Alúminio e se deu bem, em um jogo disputado e depois de um primeiro tempo sem gols Porto Feliz acabou saindo vitoriosa da partida que terminou 2x0, com esse resultado Porto Feliz garantiu vaga para a próxima fase da competição ficando atrás de Salto de Pirapora que ficou com a primeira posição do grupo.

Prefeitos de Porto Feliz e Votorantim discutem as suas administrações municipais


O prefeito da cidade de Porto Feliz, Cláudio Maffei, reuniu-se na sexta-feira, 16 de abril, com o prefeito do município de Votorantim Carlos Augusto Pivetta. O encontro aconteceu em Votorantim a pedido de Pivetta e teve como objetivo trocar informações sobre as administrações municipais.

Na reunião, foram discutidas questões de saneamento básico, drenagem urbana, criação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Cisab), além de reajuste salarial aos servidores.

Durante o encontro, Pivetta aproveitou para destacar os resultados da administração portofelicense. “Essa troca de experiências é importante, já que o Maffei conseguiu elevar o número de receitas de Porto Feliz a patamares superiores ao de Votorantim e obteve índices fantásticos na área de Educação”, elogiou.

Pivetta também comentou a atuação regional de Maffei. “Pela experiência administrativa e conhecimento da máquina pública, ele tem ajudado a todos nós prefeitos de primeiro mandato”, disse. “Ele exerce uma liderança política e administrativa e por isso é requisitado em todos os municípios”, completou.
 
 

Alunos e professores da rede municipal de ensino assistem à peças teatrais


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Prefeitura no lançamento da Festa de Agosto 2010

Cursos na Casa da Cultura

As inscrições para seis oficinas culturais, na Casa da Cultura de Porto Feliz, serão abertas a partir da próxima semana.

Na segunda, terça e quarta-feira, dias 3, 4 e 5 de maio, a Casa da Cultura Narcisa Stettener Pires estará aberta das 9h às 11h e das 14 às 16h30 para o preenchimento das vagas.


Os cursos oferecidos são de pintura em tecido, biscuit, macramet, desenho artístico, óleo sobre tela e acrílico sobre tela.

A idade mínima para participação é de 10 anos de idade (com autorização preenchida pelos pais ou responsável).


Mais informações através do telefone (15) 3262-4788. 
A Casa da Cultura fica na rua Tristão Pires, 123, centro.


Porto Feliz participa de Congresso


Arquivo pessoal
Foto
A Dra. Claudia Meirelles, Secretária de Saúde de Porto Feliz, assina convênio Horus de assistência farmacêutica 


O XXIV Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de SP reuniu cerca de 1.500 pessoas entre palestrantes, secretários e técnicos dos municípios em Campinas, entre os dias 21 e 23 de abril.

O tema do Congresso foi “Os municípios construindo redes no SUS”. O objetivo é gerar uma oportunidade de reforçar os laços existentes, construir novas possibilidades de trocas entre as esferas de gestão e entre todos que fazem parte da imensa rede que é o SUS no estado de São Paulo

O evento contou com dez cursos, dez Rodas de Conversa, um debate e duas grandes conversas, assim chamadas para que as mesas sejam sempre pautadas pela interação e participação ampla dos presentes.

Porto Feliz
Porto Feliz esteve presente com nove colaboradores na área da saúde, unindo Prefeitura, ISAMA e Santa Casa. Todos participaram de cursos de gestão, aprendendo e trocando experiências.

Na ocasião, ocorreu também a IX Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios com a segunda edição do Prêmio David Capistrano para os dez melhores trabalhos da Mostra.

A cidade concorreu com nove trabalhos, sendo 440 inscritos no total, e recebeu a "Menção Honrosa" com o Projeto CECI - 3º ano, ficando entre os 40 melhores.

Do colegiado gestor composto de vinte municípios, só quatro participaram do Congresso. Porto Feliz também assinou no congresso um convênio com o Ministério da Saúde, para um projeto de gestão de assistência farmacêutica. No Brasil, apenas 350 municípios fizeram adesão, dos quais 25 assinaram convênio no congresso.

mensagem para você

Fazer, toda noite, o balanço do dia ajuda a tomar consciência das coisas que participaram de nossa construção nos momentos que acabamos de viver.

Se foi positivo podemos nos alegrar.

Se não, o arrependimento permitirá evitar reproduzir ações que estiveram em desacordo com a nossa prática.


Sub-15 vence o Palmeiras e segue para o Rio de Janeiro



A equipe Sub-15 do Desportivo Brasil venceu o Palmeiras na tarde desta quarta-feira, dia 28, por 1 x 0, e garantiu vaga na etapa Rio de Janeiro da Manchester United Premier Cup 2010. O gol solitário da partida foi marcado pelo atacante Aguilar.

No primeiro tempo, o rubro celeste abriu o placar com Aguilar. Ainda na primeira etapa, os garotos do técnico Luciano Morais sofreram um revés: o atacante Ademir foi expulso. Com um jogador a mais, o Palmeiras se lançou ao ataque, mas não conseguiu furar o bloqueio do Desportivo.
No segundo tempo, o juiz expulsou o zagueiro do DB, Lucas Junior, e a situação ficou ainda mais dramática para a equipe de Porto Feliz. Mostrando raça e muita determinação, o DB conseguiu neutralizar os ataques palmeirenses e venceu o duelo. Dramático!
Na outra semifinal, o Internacional bateu o Pão de Açúcar, por 3 x 0, e também embarcará para o Rio. Lá, DB e Inter enfrentarão os vencedores da etapa carioca – assim como foi feito em São Paulo.
Os confrontos serão no próximo final de semana, mas os duelos ainda não foram definidos. Vale lembrar que a etapa São Paulo reuniu grandes equipes como: Corinthians, Santos, Palmeiras e Internacional. Já no Rio de Janeiro, estavam os representantes de Minas Gerais e do próprio Rio.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Encerrando o ano sacerdotal Confiar?

 

Realizou-se esta Segunda-feira a Jornada de Pastoral em Enxomil (Vila Nova de Gaia)organizada pelo Centro de Actividades Sacerdotais, este ano na sua XIV edição, e teve como lema as palavras de Jesus depois de ter estado a ensinar o povo desde a barca de Pedro: «Duc in altum! – faz-te ao largo e lança as redes para pescar».

Iniciou-se com uma intervenção de D. Manuel Clemente, bispo do Porto a dar uma visão da tensão, historicamente sempre existente, entre “o século”, isto é, os assuntos da vida da sociedade em cada momento histórico e a missão do sacerdote nesse contexto, a que deu o título de: “Padre secular: Etapas de um caminho”.

Da parte da tarde, D. António Francisco, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, que falou sobre: “Ser Padre ao serviço do Povo de Deus: Dar-vos-ei Pastores”, salientando a figura do sacerdote através dos mais recentes documentos da Igreja.

Ainda no final da manhã ouve tempo para um Painel com a presença do Pe. Jorge Madureira Soares, Secretario da mesma Comissão Episcopal e o Pe. Hugo Santos, Capelão da Universidade Católica (Lisboa), sobre “Sacerdotes para o século XXI”.

O primeiro fez uma reflexão sobre o sentido profético da vocação sacerdotal, a partir da vida e missão do profeta Samuel. O segundo utilizou o testemunho de três jovens sobre o que é para eles o sacerdote, para ilustrar as várias virtudes que facilitam o cumprimento da sua missão na nossa sociedade.

Esteve presente o Vigário Regional para Portugal da Prelatura do Opus Dei (Mons. José Rafael Espírito Santo) e mais de uma centena de sacerdotes de muitas dioceses do pais, que tiveram assim uma oportunidade de descanso e convívio, além de momentos de oração e troca de ideias sobre as questões de mais actualidade para a sua actividade pastoral, que este ano não deixaram de apontar para a próxima vinda do Santo Padre ao nosso pais.

Com o Ano Sacerdotal já a aproximar-se do seu termo, e em que houve inúmeras oportunidades de participar em iniciativas de todo o tipo (oração, formação, actualização, convívio, etc.) a Jornada deste ano estive focada numa perspectiva de futuro. Inspirando-se na atitude do Papa João Paulo II no final do Ano Jubilar de 2000: «Duc in altum! Estas palavras ressoam hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente, abrir-se com confiança ao futuro» (João Paulo II, Carta Apostólica “No Início do Novo Milénio”).

Pe. Jorge Margarido Correia

Mais informação em www.cliturgica.org

Projeto As mãos da Via Sacra

Por uma iniciativa da Fraternidade São Maximiliano Maria kolbe da cidade de Porto Feliz, está oficialmente lançado o Projeto "As mãos da Via Sacra", que pretende arrecadar fundos para ajudar no alivio e tratamento dos portofelicenses que sofrem de Câncer.

Através de arrecadação de doações, trabalho voluntários e confecção de produtos artesanais, a Fraternidade da OFS do Brasil pretende comprar medicamentos, Ensure (complemento alimentar apropriado), além de outros gestos concretos.

Visite:





Mudanças no trânsito em Porto Feliz

Foto


Mudanças próximas a Creche Evanilde

A sinalização de solo de diversas ruas de Porto Feliz recebeu manutenção da Diretoria de Operações Comunitárias, nesta semana. Na avenida Getúlio Vargas seis faixas de pedestres foram repintadas, já em frente ao prédio da Diretoria foi feita a demarcação de estacionamento para viaturas.
Durante a manutenção também foram implantadas faixas de pedestres e placas de sinalização nas ruas Capivari e Cerquilho, próximas à creche Ivanilde Aparecida de Camargo Maceió, no Jardim Santa Elisa.

Mudança
A rua Amadeu Marteli passará a ter mão única no sentido bairro – centro, a partir do dia 26 de abril. De acordo com a Coordenadoria de Sistema Viária a mudança foi feita devido ao trânsito intenso do local. A via recebeu placas de sinalização.


AI / Porto Feliz

A sacralidade do ser humano e do universo

Frei João Mannes, OFM

É próprio da natureza humana crer em algo absoluto e irredutível a um determinado objeto que está à nossa mão. Nós mesmos atestamos o quanto somos movidos por um desejo de ulterioridade e quão difícil é exprimir em conceitos o “objeto” desse desejo. Do esforço intelectual para dizer o inominável surgiram nomes como “Deus”, “Alá”, “Santo”, “Sagrado”, “Divino” e “Totalmente Outro”. Tem-se, enfim, a clara percepção de que os nomes referem-se a uma Realidade que transcende infinitamente as possibilidades do conhecimento humano.

Na perspectiva judaico-cristã, o mistério que envolve e transcende a nós e a todas as coisas é Deus. E todas as pessoas que já vivenciaram uma profunda experiência de Deus falam Dele quase que balbuciando, ou seja, com a percepção “racional” de que estão diante de um mistério. O mistério de Deus não é totalmente decifrável pela inteligência humana, mas também não é totalmente inacessível. Se fosse totalmente inacessível não poderíamos nem sequer nos referir a Ele como mistério. Por outro lado, se fosse totalmente manifesto, não haveria busca interminável de Deus ou experiência religiosa (Santo Agostinho). De modo que Deus desceu de sua inacessibilidade e se nos revelou por excelência na pessoa de Jesus Cristo (Jo 1,18) a fim de fazer-se procurar com mais afinco pela humanidade “em todo tempo e lugar”. O Deus revelado por Jesus Cristo encarnado é essencialmente um mistério transbordante de amor e, portanto, somente apreensível na experiência (ascese) da liberdade e do amor.

Todavia, o que se pretende enfatizar na presente reflexão não é a revelação de Deus em Jesus Cristo, mas, antes, sua manifestação contínua na obra da criação do universo. Cada ser não existe por si mesmo, mas por graça do Criador que, gratuita e livremente, lhe comunica o ser. Em outras palavras, cada criatura recebe o seu ser de Deus que, movido unicamente pela Sua vontade, a cria e mantém na existência pela íntima presença do Seu sopro (espírito) criativo (Sb 1,7; Is 34,16). A criação emerge continuamente como projeção e auto-comunicação gratuita de Deus. Para M. C. Schuback, Deus está de modo inteiro, indiviso e integral em cada criatura, sem fragmentar-se, ou seja, “resguardando o seu ser-uno” (Para ler os medievais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 56-62). E, de acordo com o místico alemão Mestre Eckhart, Deus está inteiramente em todos os lugares como “a alma que está inteira, indivisa e integralmente no pé, no olho e em cada membro do corpo”. Cada criatura, porém, o acolhe e o manifesta dentro das suas possibilidades (mineral, vegetal, animal ou homem).

Assim, em todos os seres do universo transparece o Sagrado porque não se fundamentam em si mesmos, mas no espírito de “doação integral de Deus”. Nas palavras de L. Boff, “o sagrado é a profundidade de cada pessoa humana. É a misteriosidade de cada ser da Criação” (Mística e espiritualidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 67). O íntimo mais íntimo de cada ser ama esconder-se e fazer-se presente, provocando assombro, encanto, fascínio, tremor e admiração na alma humana. Enquanto criada à imagem de Deus, a alma humana tem a capacidade de estar para além do espaço e do tempo e de amar e conhecer a Deus. No processo de amor e conhecimento de Deus o ser humano desprende-se cada vez mais de si mesmo e assemelha-se à absoluta incondicionalidade do modo de ser de Deus. E à medida que ele se diviniza, apreende as coisas e pessoas “para além delas”, ou seja, respectivamente como vestígios e imagens de Deus.

Francisco de Assis é modelo arquetípico de ser humano que intuiu a presença do Sagrado em todas as criaturas. Conforme relata-se no Espelho da Perfeição, o Pobre de Assis, “totalmente absorto no amor de Deus, vislumbrava perfeitamente a bondade de Deus não só na sua alma, já ornada com toda a perfeição das virtudes, mas também em qualquer criatura” (2EP 113,1). Diante do espetáculo das criaturas, Francisco cala, arregalando os olhos, porque vê cada criatura não simplesmente como uma coisa ou um objeto de uso, mas milagrosamente emergindo do nada e das mãos do Criador. Na visão de Francisco, cada criatura não é um mero objeto à sua mão utilitarista, mas lugar privilegiado de revelação e retraimento do mistério de Deus. Conseqüentemente, Francisco não reverencia as criaturas em si mesmas (isso seria idolatria), mas o Divino que nelas transparece.

Todavia, constata-se que no Ocidente desencadeou-se um processo de emancipação da razão em relação ao Sagrado. Esse processo de dessacralização chegou ao seu ponto mais elevado na modernidade. E uma vez abolido o Sagrado do mundo, tanto a natureza quanto o ser humano entram no domínio do objetivável e, portanto, do cientificamente explicável. De fato, a concepção de homem e de mundo que impera na modernidade tende a excluir totalmente a referência a Deus como mistério tremendo e a fabricar deuses à imagem dos interesses e conveniências do próprio ser humano. Isto quer dizer que o ser humano não deixou de acreditar em algo absoluto. Ocorre que no lugar do Absoluto (Deus) ele coloca-se a si mesmo, a razão, a ciência, o dinheiro, a carreira, o sexo, a produção e o consumo, conforme atesta Max Scheler em O eterno no homem: “todo o ser humano crê ou em Deus ou em um ídolo”.

A idéia que o ser humano faz de si mesmo e do mundo na atualidade é excessivamente racionalista, mecanicista e materialista. As coisas e pessoas são meros objetos de uso para uma determinada finalidade (racionalidade instrumental). Requer-se do cientista o máximo de objetividade, neutralidade e impessoalidade diante dos fenômenos a serem investigados. Essa postura objetiva do cientista nos laboratórios torna-se problemática à medida que ela se estende também às relações do humano com os seus semelhantes, com a natureza e com Deus. Sob esse aspecto a concepção moderna de ciência contribuiu muito para o aprofundamento da separação entre os seres humanos, entre o humano e a natureza, a mente e o corpo, a razão e a emoção, a objetividade e a subjetividade e, enfim, entre a ciência e a espiritualidade. Evidencia-se, assim, que o processo de emancipação do Sagrado está na base da fragmentação da realidade e do relacionamento predatório do ser humano com a natureza. No livro O ponto de mutação (São Paulo: Cultrix, 1980, p. 39) Fritjof Capra afirma: “Hoje está ficando cada vez mais evidente que a excessiva ênfase no método científico e no pensamento racional, analítico, levou a atitudes profundamente antiecológicas”. O afastamento da natureza e da espiritualidade levou o homem ao desenvolvimento do aspecto racional-intelectual em detrimento do espiritual e, complementa Capra, “(...) essa evolução unilateral atingiu agora um estágio alarmante, uma situação tão paradoxal que beira a insanidade”.

O processo de secularização do humano e de todo o universo atinge também as instituições religiosas. Por mais paradoxal que pareça, no âmbito da vida religiosa corre-se o sério risco de se perder totalmente o fascínio pelo Sagrado (Deus) por conta da globalização da mentalidade secular que anteriormente descrevemos. Ao invés de se procurar o Deus de Jesus Cristo pode-se procurar um ídolo que não corresponde ao desejo infinito do ser humano. Enfim, são muitos os perigos que ameaçam o ideal da vida religiosa. Ou será que ainda hoje “treme-se”, à maneira de São Francisco, diante do tremendo e fascinante mistério da Eucaristia? Por que S. Francisco foi tão enfático nas admoestações acerca dos perigos do ter, do poder e do saber?

É inegável que o atual estado de fragmentação do mundo está provocando um grande desconforto psíquico e despertando o desejo de retorno a uma visão de totalidade do universo. É interessante observar que a necessidade de uma visão não-fragmentada da realidade surge no próprio meio científico, antes comprometido com a abordagem racionalista e fragmentadora do mundo. A Física moderna, por meio do estudo do átomo, chegou a importante conclusão de que todos os corpos estão interligados por uma energia. E nesse contexto da re-descoberta do universo pelos cientistas, é interessantíssima a declaração do físico Max Planck (1858-1947), criador da Teoria Quântica: “Nunca poderá haver uma real oposição entre a religião e a ciência. Toda pessoa séria e que reflita irá perceber que o elemento religioso em sua natureza deve ser reconhecido e cultivado”.

Enfim, é importante hoje “re-aprender a ver o mundo” (Merleau Ponty) e revê-lo a partir da dimensão mais originária do ser humano e dos seres do universo. Para tanto, é necessário, segundo Max Scheler, a destruição de todos os ídolos, ou seja, libertar-se da desregrada vontade de ter, de poder, de saber e de prazer que impedem de ver a realidade na sua totalidade e de acolhê-la como manifestação de uma mesma Realidade que unifica e impregna tudo. Somente com os olhos do espírito purificados é possível ver que todos os seres do universo estão à mercê do sopro (espírito) criativo de Deus que “enche a terra e reúne tudo” (Sb 1,7; Is 34,16).

Troféu Louvemos o Senhor 2010

Hoje, 28 de abril, a partir das 20 horas acontecerá a festa de entrega do Troféu Louvemos o Senhor, o prêmio nacional da música católica. A festa, que teve sua iniciativa no ano passado, chega à sua segunda edição em uma noite de gala da música católica, entregando aos melhores músicos e compositores de 2009 o Trófeu Louvemos o Senhor.

A banda Rosa de Saron também estará nesta festa ao lado de grandes nomes da música católica como Pe Antonio Maria, Pe Hewaldo Trevisan, Celina Borges, Adriana, Banda Anjos de Resgate,Cantores de Deus, entre outros; além dos novos nomes da música católica.

Neste ano, o troféu Louvemos o Senhor ganha maiores proporções e será transmitido por outras 6 emissoras além da TV Século 21: TV Aparecida, TV 3º Milênio, TV Imaculada Conceição, TV Nazaré, TV Horizonte e Rede Vida.

Serão dezessete categorias, sendo doze votadas por jurados (profissionais da área musical) e as outras cinco categorias tiveram voto popular

As Categorias de voto popular são:
01 – melhor musica do ano
02 – melhor música para a Santa Missa
03 – melhor cantor do ano
04 – melhor cantora do ano
05 – melhor CD independente

Categorias escolhidas por uma comissão de jurados:
06 – melhor banda
07 – melhor intérprete feminino
08 – melhor intérprete masculino
09 – revelação feminina
10 – revelação masculina
11 – destaque de 2009
12 – melhor álbum alternativo
13 – melhor álbum rock
14 – melhor álbum pop
15 – melhor compositor
16 – melhor grupo vocal

Você também pode participar desta festa. Basta comparecer ao Auditório Paulo Apóstolo da TV Século 21/ Associação do Senhor Jesus, na cidade de Valinhos/SP e levar 1 kg de alimento não perecível.

Igreja em Portugal se prepara para acolher Bento XVI

O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, saudou a visita de Bento XVI a Portugal, sublinhando que ela será "uma grande ajuda espiritual e, ao mesmo tempo, eclesial", para a Igreja Católica do país.

Dom Jorge afirmou que a Igreja Católica em Portugal "vive este momento com grande alegria" e apelou aos portugueses para que recebam o Papa "em festa", mas também que se preparem para acolher a mensagem que ele vai trazer.

"Queremos caminhar com ele, no sentimento interno, na oração e na abertura a tudo quanto nos comunicará, particularmente nos momentos mais significativos da sua visita", referiu.

E acrescentou que "hoje saibamos merecer esta visita do Santo Padre, prestando-lhe o carinho e dedicação e particularmente acolhimento de uma mensagem que nos vai dirigir".

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.


Fonte: cancaonova.com
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura definiu as equipes participantes do X Campeonato Portofelicense de Futebol Categorias de Base.
De Porto Feliz participam Esporte Clube Operários Araritaguaba, Sociedade Recreativa Jardim Vante, Grêmio Esportivo Popular, Escolinha de Futebol do Palmeiras, Escolinha de Futebol AD São Caetano e Associação Atlética Estrela de Ouro.
Da região, inscreveram-se Prefeitura de Rafard, Gama Futebol Clube de Itu, Escolinha do Parque São Bento de Sorocaba e Meninos de Tietê FC.
O campeonato será disputado nas categorias: Fraldinha - para atletas nascidos nos anos de 2000, 2001 e 2002; Dentinho (Pré Mirim) - para atletas nascidos nos anos de 1998 e 1999; Dente de Leite (Mirim) - para atletas nascidos nos anos de 1996 e 1997 e Dentão (Infantil) - para atletas nascidos nos anos de 1994 e 1995.
Para participar as crianças e os jovens são obrigados a estarem regularmente matriculados e freqüentando a escola.
A Prefeitura fica responsável pela arbitragem, bolas, caneleiras, redes, bolas de borracha para treinamento, lanche e refrigerante.
De acordo com a Diretoria de Cultura e Esportes, o campeonato tem previsão para começar em 23 de maio.

terça-feira, 27 de abril de 2010

"ORAÇÃO DE JOÃO PAULO II A SÃO FRANCISCO DE ASSIS"

Ó São Francisco, estigmatizado do Monte Alverne, o mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado. Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem, dos teus pés descalços e feridos, das tuas mãos transpassadas e implorantes. Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.

Ajuda, Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência. Ajuda-os a libertarem-se das próprias estruturas de pecado, que oprimem a sociedade de hoje. Reaviva na consciência dos governantes a urgência da Paz nas Nações e entre os Povos. Infunde nos jovens o teu vigor de vida, capaz de cotrastar as insídias das múltiplas culturas da morte.

Aos ofendidos por toda espécie de maldade, comunica, Francisco, a tua alegria de saber perdoar. A todos os crucificados pelo sofrimento, pela fome e pela guerra, reabre as portas da esperança. Amém.

Itu: Vacinação contra H1N1 terá nova etapa

Idosos e portadores de doenças crônicas serão imunizados.




Mais uma etapa de vacinação contra a H1N1 acontecerá em Itu. Idosos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas devem procurar pelo posto de saúde (ou ponto estratégico) mais próximo a partir do dia 24 de abril (sábado).
A vacinação nos postos de saúde acontece das 7h às 17h até o dia 7 de maio. Na sequência, no período de 10 a 21 de maio, serão vacinados adultos com idade de 30 a 39 anos.

Pontos estratégicos
Para agilizar o processo de imunização, a cidade de Itu contará com pontos estratégicos de vacinação (somente no sábado). O atendimento será das 8h às 16h, nos seguintes lugares:


> Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)
> Praça da Independência (Praça do Carmo)
> Conjunto Habitacional da CDHU (Vila Lucinda)
> Plaza Shopping Itu
> Supermercados: Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Tenda e Paulistão (Avenida Nove de Julho)


Vacinação contra gripe comum
O calendário da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum, que ocorre anualmente, sofreu alteração nas regiões sudeste, nordeste e centro-oeste. A alteração foi uma decisão do Ministério da Saúde e dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde, devido problemas ocorridos na entrega das doses de vacina contra a gripe comum.
Portanto, nessas regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos acontece de 8 a 21 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itu, os locais e horários de vacinação serão anunciados antecipadamente.

Programação do Mês de Abril Par. São João Batista - Com. Urbanas

MISSAS E CELEBRAÇÕES DO MÊS DE ABRIL 2010 

4ª Quarta-feira – 28/04

São João Batista - Diác. Rôney

São Francisco de Assis - Nei Casteli

Santa Cruz - Missa

Nossa Sra. das Graças - Domingos


Nossa Sra. da Ponte - Claudinei A

Mais 121 milhões de católicos desde 2000

 

Anuário Estatístico da Igreja mostra aumento de 11% no número de fiéis e um catolicismo cada vez mais centrado na América

O Vaticano apresentou esta Terça-feira a nova edição do Anuário Estatístico da Igreja, o qual revela que entre 2000 e 2008, o número de católicos passou de 1045 milhões para 1166 milhões, o que representa um aumento de 11,54%.

O “Annuarium Statistitucm Ecclesiae” revela que a África tem mais 33,02% de católicos na sua população, número que na Europa registou um aumento de 1,17% nos últimos anos.

O peso específico dos europeus no mundo católico tem vindo a diminuir: em 2000, o Velho Continente albergava mais de um quarto dos católicos de todo o mundo (26,81%), percentagem que é agora de 24,31%.

O coração do catolicismo está na América, que representa quase metade (49,59%) dos fiéis em todo o mundo.

A publicação da Central de Estatísticas da Igreja (Santa Sé) mostra ainda que o número de sacerdotes se mantém quase estável, com um ligeiro aumento de 0,98% motivado pela dinâmica da Ásia e África (mais 23,77% e 31,09%, respectivamente).

No total, de 2000 a 2008, a Igreja passou a ter mais padres diocesanos (de 265.781 para 274 mil) e menos sacerdotes religiosos (de 139 mil para 135.159).

Nestes anos, a Europa perdeu 15.930 padres (diocesanos e religiosos), menos 7,63%.

A média de candidatos ao sacerdócio também tem baixado significativamente na Europa (menos 21,15%), mas regista um crescimento de 5,82% no total, com aumentos de 25,65% na Ásia e 25,63% em África.

Os números atuais mostram que dos seminaristas de todo o mundo apenas 18,11% se encontram na Europa, percentagem que sobe para os 31,19% na América, quase um terço do total.

Quanto às religiosas, cerca de 740 mil, o seu número quase duplica o dos padres. Apesar da quebra nos últimos anos, o número cresce, igualmente, na Ásia e África.

O Anuário Estatístico da Igreja procura, em comparação com o Anuário Pontifício (que privilegia nomes e biografias), oferecer um quadro dos principais aspectos que caracterizam a atividade pastoral da Igreja Católica.

mensagem para você

Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação.
(provérbio árabe)

  A natureza nos uniu em uma imensa família, e devemos viver nossas vidas unidos, ajudando uns aos outros.

Encontro entre prefeitos de Porto Feliz e Votorantim

 
O prefeito da cidade de Porto Feliz, Cláudio Maffei, reuniu-se na sexta-feira, 16 de abril, com o prefeito do município de Votorantim Carlos Augusto Pivetta. O encontro aconteceu em Votorantim a pedido de Pivetta e teve como objetivo trocar informações sobre as administrações municipais.

Na reunião, foram discutidas questões de saneamento básico, drenagem urbana, criação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (Cisab), além de reajuste salarial aos servidores.

Durante o encontro, Pivetta aproveitou para destacar os resultados da administração portofelicense. “Essa troca de experiências é importante, já que o Maffei conseguiu elevar o número de receitas de Porto Feliz a patamares superiores ao de Votorantim e obteve índices fantásticos na área de Educação”, elogiou.

Pivetta também comentou a atuação regional de Maffei. “Pela experiência administrativa e conhecimento da máquina pública, ele tem ajudado a todos nós prefeitos de primeiro mandato”, disse. “Ele exerce uma liderança política e administrativa e por isso é requisitado em todos os municípios”, completou.

Emaús Sorocaba


É com imenso prazer que a Comunidade de Emaús convida a todos para a 
primeira Maranata do ano. 

Dia 08 de maio as 16 horas no CAP (Centro Arquidiocesano Pastoral)

Vamos aprender uma pouquinho mais sobre Maria, Ela que intercede por nós junto ao Pai como a verdadeira mãe da humanidade.

Maria, exemplo de fé incomparável e imensurável!!


Vem Senhor Jesus!!!

Itu: 3ª Olimpíada Ambiental abre inscrições em abril

Escolas podem se inscrever até o dia 07 de maio.




As inscrições para a 3ª Olimpíada Ambiental têm início no dia 26 de abril, em Itu, e seguirão até o dia 07 de maio, no Centro Administrativo Municipal. O objetivo da competição é mostrar à população que atos individuais podem mudar a cidade. O evento será dividido em seis modalidades, sendo que poderão participar, de acordo com as modalidades, escolas municipais, estaduais, particulares e munícipes.
Segundo o regulamento da Olimpíada, a inscrição deverá ser feita pelo responsável maior ou representante da instituição mediante assinatura de formulário de inscrição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os trabalhos serão apreciados por uma comissão organizadora e avaliadora, composta por membros de áreas relacionadas com a modalidade e que sejam de instituições diferentes.
A divulgação de todos os vencedores está prevista para acontecer no mês de junho!

Modalidades
Cada uma das seis modalidades propostas na Olimpíada tem objetivos ecológicos e de preservação ambiental. Confira as modalidades:


• “Por um dia!” – destinado às crianças da Educação Infantil. Nesta modalidade, a escola terá que fazer ações de conscientização ambiental envolvendo a comunidade;
• “Reciclar é legal!” – destinado às escolas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta modalidade, as crianças confeccionarão brinquedos, utensílios domésticos, objetos reciclados criativos, futuristas e de reutilização de materiais recicláveis, onde a melhor ideia ganha;
• “Calendário ecológico” – destinada aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Nesta modalidade, haverá confecção de um calendário ecológico com a arte (desenhos) e projeto do mesmo;
• “Click ambiental” – destinada ao Ensino Médio, EJA e nível superior. Nesta modalidade, os alunos mostrarão através de fotos como nosso município tem riquezas que muitas vezes não são notadas;
• “Artes ambientais” – destinada a todos os munícipes, voltada para as artes cênicas, rádio, TV e materiais impressos. Os participantes mostrarão situações ambientais através destes recursos;
• “Colhendo sementes” – destinadas a todos os munícipes, voltada para a arrecadação de sementes. Os participantes deverão coletar sementes nativas ou exóticas, armazená-las e identificá-las.


Mais informações pelos telefones (11) 4813-9366 e 4813-9385, ou pelos e-mails meioambienteitu@gmail.com e smma.itu.gestao@gmail.com.

Uma nova cara

Domingo da Ressurreição Porto Feliz 249

Após alguns ajustes, ficou bem melhor a frente da loja da Empresa Telefonica em Porto Feliz. Anos seguidos, com sujeira e falta de poda das plantas ali presente. Uma respeito com a cidade.

Bem e Mal, de quem será a última palavra?

Por Dr. Frei Antônio Moser (*)
Mal terminada a festa da Páscoa, logo nos inícios de abril, grandes manchetes anunciavam mais um crime chocante: o misterioso assassinato de Isabella Nardoni. Múltiplas reportagens não apenas buscaram interpretar os fatos, como fizeram a ligação entre este e outros tantos crimes denominados hediondos que vão afetando sobretudo crianças. Uma das reportagens foi mais a fundo: ao mesmo tempo que acentuava a força do mal, deixava subentender que o mal acaba triunfando. Daí a pergunta: será verdade que o mal tem a última palavra?
O mal sempre atormentou os seres humanos e se constitui num destes mistérios para os quais jamais se encontra uma resposta satisfatória: mas afinal, de onde vem o mal? Por que o mal? Como entender que ele se apresente com tantas faces horrendas, tanto ao nível das pessoas, quanto das sociedades?
Mesmo sob o prisma teológico os enfoques são diversificados e até contraditórios. Para uns o mal é fruto do que se denomina de pecado original ou de raiz; para outros o mal é constitutivo da condição humana; para outros ainda o mal faria parte da dinâmica da criação. De qualquer forma, as abordagens propriamente teológicas quase sempre deixam transparecer uma preocupação: a de inocentar Deus e reforçar a responsabilidade humana.

Muito curiosamente Paul Sartre, um filósofo existencialista e confessadamente ateu, tendo como pano de fundo os horrores da Segunda Guerra Mundial, não apenas reforça o pressuposto de que o mal encontra-se profundamente enraizado dentro de nós, como acrescenta alguns enfoques que merecem ser lembrados.

Todas as suas teses podem ser resumidas em poucas frases. A primeira delas: a sociedade se encarrega de "despertar" o mal adormecido no coração humano. Segunda tese: alimentadas pelas forças da sociedade as pessoas etiquetadas de "más", vão se configurando e se moldando de acordo com o substantivo que as qualifica: "ladrão", "pederasta", "assassino"... Terceira tese: ao mesmo tempo que alimenta a maldade das pessoas, a sociedade busca meios para se auto-justificar, punindo de modo exemplar os que ela alimentou para a maldade e agora devem ser transformados em bodes expiatórios. Acontece que quanto mais a sociedade vai eliminando os malvados, mais vai sentido necessidade de criar outros monstros, para garantir a festa de rituais macabros sempre de novo renovados.

Estas colocações podem parecer estranhas, e o são de fato. Entretanto, com certeza elas nos oferecem alguns elementos que recordam os fundamentos da compreensão cristã dos maus e da maldade. De fato, todos nós "nascemos em pecado", como diz o salmo 50 e só nos livraremos desta condição através de uma intervenção divina. Isto vale tanto para o nível pessoal, quanto para o nível social. Em seguida: a dinâmica social e pessoal se encontram num processo dialético sem fim: uma vai reforçando a outra. Por isto mesmo, a erradicação do mal, que definitivamente só poderá ser alcançada pela graça divina, pressupõe o empenho humano, seja a nível pessoal, seja a nível social.

Finalmente, uma compreensão cristã tanto nos afasta do otimismo ingênuo, quanto do pessimismo radical. O otimismo ingênuo ou não permite que se enxergue a maldade implantada no coração humano, ou então supervaloriza as forças humanas, em detrimento da intervenção divina. O pessimismo radical, por sua vez, se confunde com um pensamento de Dante Alighieri, na sua Divina Comédia: "perdei a esperança vós que aqui entrais". Para o cristão o mundo presente não se confunde nem com o paraíso nem com o inferno. Ele é o campo no qual se travam as lutas entre o bem e o mal, mas onde, apesar de todas as aparências em contrário, o mal jamais terá a última palavra. Desde que Jesus Cristo ressuscitou, ele não apenas venceu a morte, como também venceu o mal e o pecado. Tanto a nível das pessoas, quanto da sociedade, o círculo vicioso da maldade pode ser rompido: basta que todos e cada um acolham a luz do ressuscitado e sigam os seus passos: através dele todas as sombras podem desaparecer. Não há noite, por mais espessa que seja, capaz de impedir que todas as manhãs o sol renasça, para um novo dia de esperança. Como diz o livro do Apocalipse (21), no final dos tempo a cidade de Deus já não precisará nem do sol nem da luz, "pois a glória de Deus a ilumina, e sua luz é o Cordeiro".

(*) PROF. DR. ANTÔNIO MOSER - É frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição, diretor-presidente da Editora Vozes, professor do ITF e Assessor da CNBB para assuntos de Bioética.

Retiro

Clique para ampliar e conhecer a programação!

Prefeitura de Porto Feliz reduz carga horário de 44 para 40 horas: exemplo nacional!

 
A carga horária do funcionalismo público de Porto Feliz sofreu redução de 04 horas semanais. A alteração na lei, aprovada pela Câmara Municipal, no dia 19 de abril, reduz de 44 a 40 horas o trabalho dos funcionários.

O prefeito Cláudio Maffei comentou a importância da redução das horas trabalhadas para o servidor municipal. “Porto Feliz dá exemplo e contribuição para a luta pela redução da jornada de trabalho tão almejada pelos sindicatos e pelos trabalhadores”, diz.

“Se uma cidade de porte pequeno como Porto Feliz pode fazer isso e, também, dar reajustes salariais os outros entes federativos também o podem, principalmente o Estado de São Paulo que não dá reajuste há muito tempo, tanto aos professores quanto aos policiais”, complementa o prefeito.
 
Porto Feliz antecipa-se à discussão no Congresso Nacional sobre o tema. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95 está em tramitação há 14 anos. Em julho de 2009, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a redução da jornada de trabalho aprovou o relatório por unanimidade.

No entanto, de acordo com a assessoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), não há previsão para o projeto entrar na pauta de discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cidadania

Santo Expedito 2010 008 Avenida Getúlio Vargas

Vale lembrar, que apesar da redução das chuvas, muitos, mas muitos buracos ainda estão nas principais vias da cidades.

É importante que a população continue cobrando!

Pedofilia e perdão


 
A edição de maio-junho da revista Ultimato vai para a gráfica na próxima semana. E Prateleira traz com exclusividade para você o artigo “Pedofilia e perdão”. Este texto, de autoria de Elben César, também foi enviado a centenas de padres casados do Brasil.

“Os escândalos acontecem nos países mais prósperos e cultos da Europa (Alemanha, Áustria, Espanha, Holanda, Irlanda, Itália e Suíça) e na mais poderosa nação do planeta (Estados Unidos). Atingem também a Austrália. Destes, quatro são países de maioria católica. O número de crianças, adolescentes e jovens abusados por padres é assustador. Só na Irlanda, os dossiês publicados em 2009 apontam mais de 15 mil vítimas. Na Holanda são cerca de 1.100 casos presumíveis de abuso sexual cometidos por membros do clero na década de 1950.1 Na Alemanha houve um “tsunami” de denúncias, nas palavras de Elke Huemmeler, chefe da força-tarefa criada para prevenir novos casos. Nos Estados Unidos, o crime foi cometido contra duzentas crianças com deficiência auditiva por um único padre durante 24 anos (1950-1974) e na mesma instituição (St. John’s School).

No Brasil, sabe-se que três padres da Diocese de Penedo, em Alagoas, acabam de ser ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no Fórum da Justiça Estadual, em Arapiraca, a 146 quilômetros de Maceió, e reconhecidos como pedófilos. O padre mais novo tem 43 anos e o mais idoso 83. Os três foram ordenados aos 25 anos. Seus nomes ainda estão na mais recente edição do “Anuário Católico do Brasil”, mas consta que teriam sido afastados do exercício do sacerdócio. Ainda em Alagoas, foram encontradas em 2009, na casa de um padre alemão, 1.300 fotos com cenas de sexo explícito ou pornografia infantil envolvendo meninos.

Centenas de artigos e editoriais sobre o assunto foram publicados ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A Igreja Católica Romana e o próprio papa estão sendo duramente fustigados. A observação de Roseli Fischmann, professora de pós-graduação em educação da USP, parece oportuna: “Copiando a má prática humana na política, [autoridades católicas] esperam a máxima visibilidade dos méritos e a completa impunidade dos erros”.2

A questão do celibato vem à tona novamente. Alguns tentam defender a Igreja Católica e outros a atacam sem clemência. O jornalista João Pereira Coutinho, da “Folha de São Paulo”, esforça-se para minimizar as coisas, lembrando que, das 210 mil denúncias de abuso contra crianças na Alemanha desde 1995, apenas 300 (0,2%) envolveram padres católicos.3 No entanto, ele esquece que essa minoria é composta por pessoas que, por serem ministras de Deus, têm muito mais responsabilidade que as outras. Já o editorial do dia 28 de março do mesmo jornal diz que “há uma diferença básica entre a compaixão pelo pecador, de ordem essencialmente privada, e o esforço, de ordem corporativa e política, de preservar a instituição [tradicionalmente voltada ao segredo e à intransparência] dos escândalos que a acometem”.

Embora seja contrário ao celibato dos padres, o psicanalista Contardo Calligaris não acredita que o fim do celibato seria remédio contra a pedofilia.4 Já o teólogo Hans Küng, conhecido como o mentor dos intelectuais católicos, diz que o celibato “é a raiz de todos esses males”.5 O leigo católico Antônio Carlos Ribeiro Fester, autor de “Justiça e Paz”, endossa o texto de Hans Küng e propõe que o celibato seja optativo para os padres seculares.6 Seja como for, a observação de Paulo deve ser considerada: “Já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido” (1Co 7.2, NTLH).

Nem Jesus nem os apóstolos instituíram o celibato obrigatório para ministros religiosos. O que eles propõem é a castidade para solteiros, viúvos e casados, para padres e leigos, para homens e mulheres. Nem todo celibatário é casto. Há que se diferenciar uma coisa e outra. É mais fácil ser celibatário do que ser casto.

O voto de celibato e de castidade e o próprio casamento, sozinhos, não garantem a ausência de transgressões e escândalos. Desde a queda, o homem e a mulher têm uma forte índole pecaminosa, não fazem o bem que preferem, mas o mal que detestam, porque o pecado habita neles, como testemunha Paulo (Rm 7.15-16). Ninguém, religioso ou leigo, pode ser ingênuo: todos têm a mesma potencialidade dupla (tanto para o certo como para o errado). Jesus deixou claro que é do interior do coração humano que vem uma porção de coisas más, e entre elas está a imoralidade sexual e o adultério (Mc 7.20-23). Um dos heróis do romancista russo Fiodor Dostoievski diz que “há uma luta entre Deus e o Diabo e seu palco é o coração humano”. C. S. Lewis, o celebrado autor de “As Crônicas de Nárnia”, avisa que todos precisamos enxergar nossa própria pecaminosidade, “além dos atos pecaminosos em particular”. E o filósofo alemão Immanuel Kant confessa: “Somos um lenho torto do qual não se podem tirar tábuas retas”. À vista desse problema crônico, não é o celibato nem o casamento que vai nos livrar da pornografia, da infidelidade conjugal, da prostituição, do homossexualismo e da pedofilia. Só há um remédio, aquele que Jesus sabiamente receitou: negar-se a si mesmo, isto é, dizer não à vontade pecaminosa todas as vezes que ela se manifestar, como, por exemplo, a vontade de abusar de uma criança (Lc 9.23).

O bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, tem uma palavra precisa e aliviadora: “O momento presente, marcado pela acirrada discussão sobre a pedofilia, é uma grande ocasião de purificação e conversão da Igreja para poder comunicar com transparência a todos o abraço da justiça e da misericórdia de Deus, que é a razão pela qual ela existe”. A corrupção generalizada e escandalosa do clero no século 15 provocou, na primeira metade do século seguinte, a Reforma Protestante e o Concílio de Trento. Os escândalos, por serem insuportáveis, muitas vezes precedem movimentos bem-sucedidos e demorados de reforma moral e religiosa.

Resta saber se há perdão para o padre que mantém relações sexuais com uma mulher com a qual não se casou ou com uma pessoa do mesmo sexo, ou que abusa da inocência de uma criança. É claro que sim, desde que haja transparência, arrependimento — do tipo que João Batista exige (Lc 3.8) —, confissão e propósitos renovados. O mesmo pode acontecer com pastores protestantes e leigos acusados de escândalos sexuais ou outros quaisquer. A Bíblia é um catálogo de pessoas perdoadas, sobretudo nessa área. Basta ler a história da prostituta Raabe, do escândalo de Davi, da “mulher surpreendida em adultério” (Jo 8.3), da “mulher pecadora” (Lc 7.36-50), do homem da igreja de Corinto que se atreveu “a possuir a mulher de seu próprio pai” (1Co 5.1; 2Co 2.5-11) e dos ex-homossexuais passivos ou ativos que foram transformados e perdoados “pela invocação do Senhor nosso Jesus e pelo Espírito de nosso Deus” (1Co 6.11, BP).

O fato é que, se não houver denúncia, se não houver disciplina e se não houver arrependimento e mudança, a pedofilia poderá tornar-se uma prática tão “normal” quanto a prostituição, o amor livre, o adultério, o lesbianismo e o homossexualismo!”

Notas
1. Estado de Minas, 21de março de 2010, p. 22.
2. Folha de São Paulo, 29 de março de 2010, p. A-14.
3. Folha de São Paulo, 23 de março de 2010, p. E-8.
4. Folha de São Paulo, 1º de abril 2010, p. E-12.
5. Folha de São Paulo, 21 de março de 2010, p. 3 (“Caderno Mais!”).
6. Folha de São Paulo, 31 de março de 2010, p. A-3.
 
Editorial Site Ultimato