A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já se programou para oferecer no mês de janeiro os cursos de férias nos quatro parques ecológicos da cidade, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Parque Natural “Chico Mendes”. As atividades são gratuitas.
Ao todo, serão oferecidas 180 vagas para os cursos de férias direcionados para crianças e adolescentes. A novidade deste ano é que no “Chico Mendes”, a Secretaria do Meio Ambiente dará uma capacitação para a formação de 40 educadores ambientais na cidade. Durante as aulas, serão abordadas a "História da Educação Ambiental", o "Processo de Educação Ambiental nas escolas e fora delas" e a "Elaboração e aplicação de atividades em Educação Ambiental", entre outros assuntos.
O tema deste ano para os cursos do Zoo e do Água Vermelha será a sustentabilidade energética, já que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2012 como o "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. O objetivo é incentivar e impulsionar a conscientização para as questões energéticas, como disponibilidade e eficiência da energia e a sustentabilidade, promovendo as ações em todos os níveis. Localmente, as formas de se produzir, consumir e distribuir energia influenciam diretamente as condições e a qualidade de vida da população. “Ao trabalhar a sustentabilidade energética nos cursos de férias podemos considerar vários aspectos, como o consumo consciente, alternativas no uso de recursos locais e estímulo de novas ideias para geração e gerenciamento de energia em nossa cidade”, explica o diretor de Educação Ambiental da Sema, Welber Smith.
NA BIQUINHA - De 9 a 13 de janeiro, o Parque da Biquinha terá as suas atividades de férias para as crianças de 7 a 12 anos com o II Férias na Bica. Durante cinco dias, os participantes vão aprender e se divertir com o tema “Sons da Natureza - Que som é esse?” O objetivo é apresentar, por meio do lúdico, a importância da música na qualidade de vida das pessoas e a sua ligação com os sons da natureza e as diferentes culturas. "A nossa ideia é envolver e sensibilizar as nossas crianças para o respeito com o ambiente e com as diferentes culturas", explica Cristiane Crispim, coordenadora do curso.
Durante toda a semana as crianças, participarão de várias atividades como palestra sobre o tema, oficina de música, jogos cooperativos e uma saída a campo para uma área verde da região, proporcionando o contato com os sons da natureza. Para o encerramento, participarão de um Grande Jogo no parque, relacionado ao tema. Estão disponíveis 80 vagas.
A inscrição pode ser feita no dia 4 de janeiro, das 8 às 12 horas, no próprio local, e o sorteio será logo em seguida, às 13h30, quando será necessário a presença do responsável ou do participante. Os interessados devem levar o documento original com foto. O Parque da Biquinha fica na avenida Comendador Pereira Ignácio, 1.112, Jardim Emília.
NO ZOO - No Zoológico “Quinzinho de Barros”, haverá de 16 a 20 de janeiro o “Tranzoo Adolescente”. Durante uma semana, os jovens de 13 a 17 anos participarão de diversas atividades com o tema “Energia que sustenta”. O objetivo é sensibilizar e informar o público sobre a importância de se usar uma energia sustentável e seus benefícios dentro de casa.
O curso envolve jogos, oficinas, trekking, visitas técnicas e uma série de atividades diferenciadas, que também proporcionarão momentos de diversão e lazer para os participantes. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas.
As inscrições vão ocorrer no dia 5 de janeiro, das 9 às 17 horas, e no dia 6, das 9 às 15 horas, na biblioteca do Zoo. O sorteio será no dia 6, às 15h30. É obrigatório trazer um comprovante de idade no momento da inscrição. O “Quinzinho de Barros” situa-se na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.
ÁGUA VERMELHA - O Parque da Água Vermelha, de 9 a 13 de janeiro, é o lugar do “Aquagito”. Direcionada para crianças de 7 a 12 anos, a atividade de educação ambiental trabalhará com o tema “Energia e Geração Sustentável”. O curso apresentará de forma lúdica e interativa as principais formas de produção da energia elétrica utilizada no Brasil, bem como os seus benefícios e impactos ambientais. O objetivo é a sensibilização quanto ao consumo sustentável da energia, o que inclui a diminuição de seu desperdício e a preferência por produtos que gastem energia de maneira mais eficiente.
As ações serão desenvolvidas por meio de jogos interativos, atividades práticas, bate-papo, visita a uma hidrelétrica, tarefas socioambientais, entre outras. As vagas são 40.
A inscrição é somente nos dias 3 e 4 de janeiro, das 9 às 17 horas, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. É obrigatória a apresentação de comprovante de idade no ato da inscrição. O parque localiza-se na rua România, 150, Jardim Europa.
PARQUE NATURAL - Já no Parque Natural, a Secretaria do Meio Ambiente oferecerá um curso de Capacitação de Educadores Ambientais, voltado a qualquer pessoa interessada. O curso terá duração de 40 horas e vai de 23 a 27 de janeiro.
O curso, que será ministrado pelo setor de Educação Ambiental da Sema, terá como tema "Sustentabilidade, aplicações locais e efeitos globais". Também serão abordadas a "História da Educação Ambiental", o "Processo de Educação Ambiental nas escolas e fora delas" e a "Elaboração e aplicação de atividades em Educação Ambiental", entre outros. Para isso, haverá aulas teóricas, práticas e visitas técnicas a parques, unidades de conservação e empresas do setor.
As inscrições, para 40 vagas, são gratuitas e devem ser feitas entre os dias de 16 e 20 de janeiro, das 8 às 12 horas, no Parque Natural "Chico Mendes", que fica na Av. Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz