sábado, 31 de outubro de 2009

Futebol Interior: Neste Domingo a equipe do Desportivo entra em campo para decidir o acesso a série A3 do campeonato paulista contra o Taubaté no estádio do Dr. Joulien Fouque em Porto Feliz. Se vencer a equipe de quebra garante a vaga para final, porém o time terá dois desfalques importantissímos o zagueiro Bruno Mataveli e o artilheiro Erivelto estão fora da partida porque vão cumprir suspensão. Boa sorte para o time portofelicense amanhã.

Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.
MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor:A MULHER NA IDADE MÉDIA.

A mulher atual, vai na contramão de tudo o que dissemos acerca desta mulher maternal da idade média. Sacrificam tudo as custas de grandes carreiras, de cargos de chefia, de triunfo profissional, sacrificam até mesmo esta parte tão bela de sua natureza, que é a natureza de gerar.

É triste ver a mulher moderna consumir-se em um egoísmo infeliz, que vem as fadando ao fracasso; não um fracasso profissional ou financeiro, mas um fracasso existencial.

E ai novis? assim se comunicam os jovens sobre novidades, agora conheça às do orkut

O Google apresentou hoje as novidades do novo Orkut, e sim, a nova cara do site de relacionamento é exatamente aquela que tínhamos mostrado aqui há algumas semanas (clique aqui para ver). Segundo a empresa, o Orkut agora está mais rápido, com navegação mais fácil e as atualizações do usuário estarão mais visíveis, incluindo situações em tempo real onde o usuário falará o que está fazendo.

“Mas já entrei no meu Orkut e continua tudo igual, o que houve?” Calma, o novo Orkut aparecerá gradativamente para os usuários até setembro de 2010, e no começo somente os usuários convidados terão a nova interface — como aconteceu no início da rede social. E o melhor de tudo? Nós sortearemos convites para o novo Orkut entre os leitores que comentarem nesse artigo assim que recebermos o nosso.

O que tem de novo?

  • Personalização

Agora o usuário poderá mudar cores em sua área pessoal e também poderá falar sobre ele em vídeo — não precisa mais fazer sua descrição por texto.

  • Facilidade no upload de fotos

Os usuários poderão fazer o upload de diversas fotos ao mesmo tempo, editar e enviar para grupos de usuários, incluindo pessoas que não sejam cadastradas de forma mais rápida. As legendas poderão ser inseridas enquanto as fotos estão sendo upadas.

  • Depoimentos em vídeos

Os depoimentos agora poderão ser gravados em vídeos.

  • Bate-papo por vídeo

Além dos depoimentos, os usuários também poderão conversar com aúdio e vídeo pelo Orkut, uma das grandes novidades dessa mudança.

  • Acesso rápido às comunidades

Os “orkuteiros” de plantão não precisarão sair da sua página para entrar em comunidades, a navegação por elas poderá ser feita diretamente da página inicial.

  • Sugestão de amigos

O Orkut sugerirá amigos para sua rede, de forma similar ao que acontece no Facebook. Porém, contatos constantes de e-mail e de outros serviços do Google também aparecerão na lista.

  • Formatação mais fácil de scraps (mensagens)

Os scraps não precisarão mais ser formatados por código. Agora uma pequena barra de ferramentas ficará acima da caixa de texto, facilitando sua fomatação.

  • Maior interação entre os usuários

Da sua própria página, o usuário poderá comentar links, o status, e as fotos e vídeos postados por seus amigos.

O que ficou igual? O limite de 1.000 usuários por perfil está mantido, assim como as propagandas no topo do lado direito. Ainda não foi adicionada uma URL amigável, e ainda não existe interação com o Google Wave, mas essa deve acontecer no futuro.

Você não precisa se preocupar por ter a versão antiga enquanto seus amigos já possuem a versão nova! Elas são totalmente compátiveis e seu Orkut continuará funcionando normalmente. Quando você for migrar, não precisará de uma conta nova ou um perfil novo, o seu perfil atual será apenas atualizado.

E aí, gostaram das novidades? O que vocês acharam mais legal e do que sentiram mais falta?

Confira logo abaixo as três imagens acima em tamanhos reais:

Dia de Martinho Lutero e a Reforma Protestante

O surgimento dos luteranos está ligado aos inícios da Reforma. A idéia central da Reforma é a convicção de que o ser humano não pode nem tem necessidade de salvar-se por si mesmo. Antes, a salvação é dada em Cristo "unicamente pela graça" e aceita "somente pela fé". Aparentemente simples, esse pensamento, biblicamente fundamentado, originou uma nova compreensão da Igreja, do sacerdócio, dos sacramentos, da espiritualidade, da devoção, da conduta moral (ética), do mundo, incluindo aí a economia, a educação e a política. Há um nome indissoluvelmente ligado a essas idéias: Martinho Lutero!

Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.

Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

fonte: luteranos.com


Bombeiros resgatam cachorro em rio de São Paulo Animal atende pelo nome de Pedro José e caiu no Rio Tamanduateí. Resgate mobilizou bombeiros e causo

Foto: Felipe Branco Cruz/ AE

Homens do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate do cachorro sem raça definida, que atende pelo nome de Pedro José na manhã deste sábado (31). O cão caiu no Rio Tamanduateí, na região da Avenida do Estado, Zona Norte de São Paulo. O animal pertencente a um morador de rua. A mobilização causou lentidão no trânsito. (Foto: Felipe Branco Cruz/ AE)

Dia das bruxas

Foto: Richard Vogel/AP

Os cachorros da raça pug Mochi e Olive são fantasiados pela designer de moda Lisa Woodruff para o Halloween em Huntington Beach, Califórnia. Lisa fez roupas especiais para os animais, como a de gueixa e a de sushi. O Dia das Bruxas é comemorado neste sábado (31). (Foto: Richard Vogel/AP)

Foto: AP

Fantasia de 'supercão' é um dos modelos vendidos para o Halloween. À direita, Lisa Woodruff coloca uma fantasia de gueixa em sua cadela de estimação 'Mochi'. (Foto: AP)

Foto: Richard Vogel/AP

Outra fantasia é a de surfista. Segundo Lisa, os pugs podem não entender a tradição, mas 'entendem energia positiva'. (Foto: Richard Vogel/AP)

Foto: AP

Há 10 anos, era difícil achar fantasias de Halloween para animais de estimação. Mas, hoje, são facilmente encontradas nas lojas nos EUA. (Foto: AP)

Foto: Richard Vogel/AP

Os pugs fantasiados de flores para o Halloween. (Foto: Richard Vogel/AP)

Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

Cão fantasiado durante um desfile de Halloween em Tóquio, no Japão, no dia 25 de outubro. (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

Mulheres tristes?

Por que as mulheres são tão tristes?
Um estudo americano de 37 anos ilumina um terrível paradoxo: objetivamente, a vida das mulheres jamais foi tão boa. Subjetivamente, nunca foi pior.
Martha Mendonça. Colaborou Fernanda Colavitti

Stefano Martini
CANSADA
A redatora de TV Claudia, em sua casa, no Rio. “A emancipação feminina é um contrato que tem de ser renegociado”

O ano em que a redatora de televisão carioca Claudia Valli nasceu, 1963, foi marcado pelo lançamento de A mística feminina. O livro históricor de Betty Friedan alardeava a frustração feminina por ter apenas os papéis de esposa e mãe e foi um marco no movimento pela emancipação das mulheres.

Hoje, prestes a completar 46 anos, Claudia olha sua própria vida e questiona essas conquistas. Ela trabalha oito horas por dia e administra a casa onde mora com os três filhos – um casal de adolescentes, de seu primeiro casamento, e um menino de 9 anos, do segundo. Tem empregada apenas duas vezes por semana e uma ajuda “relativa” dos ex-maridos. Raramente dorme mais que quatro horas por noite, já que muitas vezes precisa adiantar trabalho de madrugada, além de monitorar o caçula, que é diabético.

Na mesa de cabeceira da cama, uma pilha de livros comprados e não lidos. Na mente, a preocupação com os quilos a mais e a falta de tempo para fazer qualquer tipo de exercício. Claudia está sozinha desde a última separação, há cinco anos, e diz que um namorado, agora, seria mais um motivo de estresse.
“A emancipação feminina é como um contrato que foi assinado sem ter sido lido direito e que agora precisa ser renegociado”, diz ela. “A vida tornou-se um show que não pode parar.” Antes de dar entrevista a ÉPOCA, Claudia passou no supermercado para comprar pão, leite e banana. Depois de feitas as fotografias, preocupou-se em não parecer mais velha do que é: “Dá para melhorar com Photoshop?”.....

 Reprodução


Oremos: Senhor Deus uno e trino, concedei sobre as Vossa Filhas
aqui na Terra a verdadeira felicidade, Parceiros, filhos e familiares
amorosos, cooperadores e amantes em suas relaões. Tornai todos
seu Fiéis filhos seguidores.
Tudo em isto em vosso louvor.
Amém


Paz e Bem

Você dá a senha de email para seu parceiro?



Pesquisa do site americano The Frisky: amor verdadeiro significa compartilhar com seu parceiro a senha de seu email?

A-ha. Claro que você já pensou sobre isso.

A resposta imediata é: claro que não. Essa obrigação não existe para quem quer que seja.

A não ser que faça parte das regras que o casal estabeleceu para seu relacionamento - aliás, como tudo na vida a dois.

Em tempos de internet, ter acesso ao email do outro virou questão de dúvidas, debates e histórias. É fato que cada pessoa tem direito a sua individualidade e seus segredos. Mas será que é tão simples assim?

Então você está nesse relacionamento há bastante tempo, vocês se são bem, há confiança, fidelidade, alegria e tudo o mais. Um dia, sem mais nem menos, ele pergunta qual a senha do seu email. Como um teste. Uma prova de amor, sabe se lá. Você tem segredos para ele? Não. Há alguma mensagem que ele não possa ver? Não. Mas há uma questão “moral”. A senha do email é a última fronteira da minha individualidade, você pensa. Então resolve que não vai dar.

E então ele muda de tom: mas não quer dar por que? Tem alguma coisa que eu não possa saber? Não, você não tem. Mas acha que é uma questão de honra. Ele vai acreditar nisso? Você acreditaria? Invirta a historinha e pense nisso.

Parece coisa adolescente, mas tenho amigos de todas as idades que já passaram por alguma situação envolvendo senhas de email. Várias amigas descobriram traições ou quase-traições vendo as mnsagens dos namorados e maridos. Um amigo foi rastreado pela ex-mulher por meses.

A mensagens que trocamos na internet, seja por email ou msn são, na maioria das vezes, um mundo à parte, em que temos relações e experiências diversas das reais. Conheço muita gente que tem um comportamento paralelo na rede - uma espécie de identidade secreta, alter ego, em que fazem e dizem o que não faríam ou diriam nas condições normais de temperatura e pressão. Deixar que alguém veja, leia isso tudo, é como ser desmascarado - mesmo que não haja uma traição ou um segredo grave.

As opções de resposta no site são as seguintes:

a) Eu daria ao meu parceiro minha senhas de qualquer coisa. Mas se nós terminássemos, é claro, mudá-las seria meu primeiro procedimento!

b) Só se fosse necessário, como, por exemplo, eu pedir a ele que visse alguma coisa importante para mim, no caso de eu estar longe. Mas preferia manter minha privacidade.

c) Nunca! Não há qualquer motivo para meu parceiro saber minhas senhas. Posso confiar nele, mas isso não é de sua conta.

Por enquanto, a opção b está vencendo por 48% dos votos. Seria a minha também. E a sua?

Tribuna Católica



O Telecentro de Boituva, criado a partir da parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Federal inaugurado em agosto deste ano proporcionando inclusão digital à população boituvense.

O projeto vem cumprindo o seu papel, já que no mês de setembro atendeu 719 pessoas, e até o dia 20 deste mês atendeu 615 pessoas. Esses números confirmam que o projeto garante o acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação à uma porção significativa da população. O Telecentro facilita o uso dos serviços de governo e a produção de conhecimento, promove os processos de participação pública nas redes sociais promovendo assim o desenvolvimento econômico, social, pessoal dos cidadãos boituvenses.

Instalado no térreo da rodoviária, funciona de segunda a sexta das 8 as 17 horas com 10 computadores, onde o acesso à internet é disponibilizada a todos. Para utilizar os computadores por meia hora é necessário apresentar o RG, e os menores de 11 anos devem estar acompanhados de um responsável.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Tomar sol direto com protetor solar pode causar osteoporose


Tomar sol com bloqueador solar pode contribuir para o desenvolvimento da osteoporose?
Sérgio Lanzotti -
O sol é a única fonte natural de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo corpo e, portanto, essencial para prevenir e tratar a osteoporose. Sendo assim, recomenda-se tomar sol diariamente por 15 a 30 minutos expondo as regiões de colo, braços e rosto sem a utilização de protetor solar, já que ele bloqueia também a formação da vitamina D. Essa exposição deve ser feita até às 10h e depois das 16h para não correr o risco de câncer de pele.

A osteoporose ocorre apenas no período pós-menopausa?
A queda do nível de cálcio nos ossos é maior depois da menopausa, entretanto sua instalação pode se iniciar na infância. Portanto, sua prevenção deve ocorrer ao longo da vida. É importante garantir a formação de ossos resistentes durante a juventude e vida adulta, uma vez que a massa óssea começa a ser fortalecida já na infância e seu pico ocorre por volta dos 20 anos de idade. Uma dieta que tenha boa quantidade de cálcio, a prática de atividades físicas e a exposição à luz do sol são fatores fundamentais para que crianças e adolescentes desenvolvam uma massa óssea de qualidade, fundamental para a prevenção futura. Essas medidas podem ajudar a evitar fraturas na idade adulta.

Então, quem tem osteoporose pode praticar atividade física?
A prática de atividade física adequada é fundamental para fortalecer os ossos, os músculos, melhorar o equilíbrio e consequentemente evitar fraturas. A força muscular sobre os ossos constitui o estímulo fundamental para a manutenção e o aumento da massa óssea. Como consequência, ocorre a melhora do equilíbrio e a prevenção de quedas, além da melhor proteção dos ossos durante as atividades físicas. Além do bem-estar físico, os exercícios proporcionam conforto social e emocional. Dessa forma, a pessoa com osteoporose se sente mais segura em manter uma vida ativa, não se privando até mesmo de pequenos hábitos do dia a dia, atitude muito comum ao descobrir a doença.

Quem não gosta de leite tem maior risco de ser afetado pela osteoporose?
Caso a pessoa não consuma a quantidade diária de cálcio necessária, pode apresentar maior risco de ter osteoporose. É importante lembrar que existem várias fontes de cálcio como derivados de leite, peixe e vegetais verdes escuros. A quantidade diária recomendada está entre os 800 e os 1.000 mg, para os jovens, e entre 1.000mg e 1.200 mg nos adultos, uma vez que perdem mais cálcio do que os jovens.

A osteoporose pode ser fatal?
Se a fratura tiver consequências bastante sérias pode levar ao óbito. As fraturas de quadril são as mais graves e, na maioria dos casos, chegam a ser fatais no prazo de um ano. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, as fraturas por osteoporose ocorrem três vezes mais do que doenças coronárias; sete vezes mais do que derrame cerebral e oito vezes mais do que câncer de mama.

Como essa doença pode ser tratada?
Ela não tem cura, mas existem tratamentos capazes de impedir a sua progressão, evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas. Por ser uma doença crônica, tomar o medicamento continuamente e de forma adequada é fator essencial para o seu controle.

Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz



Produtores rurais e condomínio

Impasse em uma estrada rural, em Porto Feliz. Produtores da região temem que a construção de um condomínio feche um acesso usado para escoar a produção.

A área, que pertence a uma fazenda, é usada por todos os moradores. E a obra pode fechar a passagem que é usada há muitos anos.

Em nota, a prefeitura de Porto Feliz informou que a estrada pertence ao condomínio, que já fez o pedido para fechar o trecho. Engenheiros da prefeitura estudam a possibilidade de transformar a estrada em vicinal. Também estão sendo feitos projetos de rotas alternativas para os bairros Indaiatuba e Caçapava. Pela proposta, o percurso para os produtores rurais não deve aumentar. Os donos da fazenda não foram localizados para falar sobre o assunto.




http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/files/2009/06/policia3.jpg

Operação Policial em nossa Região

Uma operação de combate a criminalidade mobilizou centenas de policiais em todo o Estado nesta quinta-feira. 51 pessoas foram presas em dezoito cidades da região.

Mais de quatrocentos policiais participaram da operação. A polícia apreendeu maconha, cocaína, crack e uma balança para pesar as drogas. Foram presas 43 pessoas, entre elas quatro adolescentes. Todos os suspeitos foram levados para a Delegacia Seccional de Sorocaba.

A operação Gênesis conseguiu prender um dos traficantes mais procurados da região. Ele comandava um esquema de tráfico dentro e fora dos presídios.

Segundo o delegado seccional de Sorocaba, André Moron, além das drogas apreendidas, também foi descoberta, em Porto Feliz, uma fábrica de CDs piratas.

A operação Gênesis foi realizada em mais de seiscentos municípios do Estado. Em Jundiaí, dezesseis pessoas foram presas em flagrante, entre eles três adolescentes.


Apareceu na TV Tem

Torcedor utiliza o aparelho para infernizar a vida dos adversários da equipe de Porto Feliz, o Desportivo, que está a um ponto para o acesso da terceira divisão. Ele acompanha os jogos usando um mega fone em alto volume e tecendo comentários contra os adversários.


http://www.caminandosinrumbo.com/brasil/brasilia/Brasilia.jpg

Em busca de mais verbas

O prefeito Maffei e o diretor de Educação e Cultura, Miguel Arcanjo estiveram na quarta-feira, 21 de outubro, em Brasília..
No Ministério dos Esportes, o prefeito protocolou ofício reivindicando verbas através da Lei de Incentivo ao Esporte para construção de um estádio municipal com capacidade para 15 mil pessoas.
Já no Ministério da Educação, solicitaram a implantação de cursos de graduação para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atualmente funciona na Emef Vereador Carlos Roberto de Oliveira, construção de creches através do programa Pró-Infância e verba para a construção da escola Zilda Tomé de Moraes, no Bambu.



http://www.tatui.sp.gov.br/images/noticias/banco_do_povo.gif
Multirão do Microcrédito
A unidade do Banco do Povo Paulista de Porto Feliz, fica no Paço Municipal, participa até 18 de novembro do II Mutirão do Microcrédito. Mais informações pelo telefone 3262-3501.
Neste ano, o Banco do Povo de Porto Feliz bateu recorde de empréstimo desde sua fundação em 2003. Até outubro foram emprestados R$ 120 mil.
Os empreendedores que quiserem tomar empréstimo do BPP precisam estar produzindo no município há mais de seis meses e residir ou ter negócio há mais de dois anos na cidade. Os empréstimos vão de R$ 200,00 a R$ 7.500, a uma taxa de juros de 0,7% (zero vírgula sete por cento) ao mês, com prazo de pagamento de até 36 meses.
O "Mutirão do Microcrédito" é desenvolvido em parceria com o Banco Nossa Caixa.



Lei recebeu alteração
Uma Lei Municipal permitirá à Prefeitura de Porto Feliz assinar convênio com a Secretaria Estadual da Economia e Planejamento para construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Vila Angélica, deve ser alterada pelo prefeito Maffei.
Assim além de obras de infra-estrutura, Governo Municipal poderá celebrar convênios para edificações, que é o caso do Cras de Vila Angélica.
A verba para a construção do prédio foi destinada ao município por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary, no valor de R$ 300 mil.
Esta lei já sofreu votação na Câmara no dia 27 de outrubro.



Finados
Os cemitérios de Porto Feliz ficarão abertos no dia 2 de novembro, Finados, no horário das 7 às 18 horas. No Cemitério Velho, no centro da cidade, haverá missa às 9h e às 16h. No Cemitério Novo, no Jardim Jandira Diez Alcalá, a missa será celebrada às 9h.
A Guarda Civil Municipal cuidará da segurança dos locais. A Prefeitura estima que os cemitérios receberão visita de cerca de 18 mil pessoas. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica recomenda que os vasos de flores com água sejam trocados pelos de areia.
Em virtude do feriado, a Prefeitura Municipal não funcionará na segunda-feira, 2. O expediente nas repartições públicas municipais volta na terça-feira, 3, às 8 horas.




http://www.camaraportofeliz.com.br/Camara/Upload/Editor/20090602100301.JPG
Dir Carlão à direita ao lado de Júlio Bronze/arquivo
Meio ambiente
O Diretor de Meio Ambiente, Carlão participou no domingo, 25 de outubro, da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Mostra Ambiental de Hortolândia. Ele foi convidado para ministrar palestra sobre “Educação Ambiental: Desafios do Gestor Público”.




http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEBgTs7HvtL-cgWJDoLLcOADkiTuDGhw5-MOQYs56j2N-3xetDbD1E2tJY0QBEm1ts7OQdHqxG_XpH3yHJPLxxUAm1T1UMFZcqoW645qcu50a5Jp2yvKiPwC.jpg
Peça teatral
Mais de 500 alunos da rede municipal de ensino assistiram ao espetáculo “A Arte de Empreender”,no anfiteatro Olair Coan, no dia 27 de outubro, em Porto Feliz.
As apresentações aconteceram em dois períodos e foram organizadas pela Prefeitura e Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor.
A peça teatral foi apresentada por atores do circo Vox com objetivo de estimular nos jovens o interesse pelos negócios.
O evento marcou o encerramento do Jovem Empreendedor 2009. O projeto é desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da Diretoria de Educação e Cultura e Posto Sebrae nas escolas municipais do 2º. ao 9º. ano com a participação de 5 mil alunos.





http://www.redemab.org.br/images/Materiais/livros1.gif

Semana de Incentivo à leitura

Segue até este sábado, a Semana promovida, lá na Estação das Artes, com exposição e vendas de livros a partir de 1 real. A Estação das Artes fica no centro, na Rua Othoni Joaquim de Souza, perto da diretoria de Educação e Cultural. Além da exposição de livros de conteúdo variado, a Oficina de Teatro que funciona no local, apresentou de hora em hora, duas peças teatrais, baseado em histórias infantis. Alunos da Rede Pública do ensino fundamental foram conduzidos ao longo da semana.

No início da semana, os livros que estariam na Biblioteca municipal, tiveram que ir à Estação das Artes, por causa do telhado que está com problemas desde longa data, e a chuva molhou e danificou diversos livros. O diretor da Educação Miguel, esteve no local, e viu que é uma necessidade e reinvidincação de longa data.


Paz e Bem


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tribuna Catóilica de Boituva:


Ponto facultativo do Dia do Funcionário Público é adiado em Boituva



No dia 28, foi comemorado em todo o pais o Dia do Funcionário Público, data instituída no governo do Presidente Getúlio Vargas em 1937. Em Boituva, o expediente foi normal nas repartições públicas municipais no dia 28 (quarta-feira). O ponto facultativo da classe foi adiado para a terça-feira (3), e não haverá expediente no serviço público de Boituva. Os órgãos que compõem o núcleo gestor de Boituva voltam às suas atividades normais na quarta -feira (4).

Os órgãos paralisados no ponto facultativo são: Escolas (exceto algumas creches que farão plantão), Postos de Saúde (excluindo os Pronto-Atendimentos), Departamento de Trânsito e Paço Municipal entre outros serviços públicos.

Entende-se por funcionário público todo aquele que mantém vínculos de trabalho com entidades governamentais, em cargo ou emprego nas entidades públicas, bem como suas respectivas autarquias e fundações de direito público.

A comunicação na Igreja


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlmEkmvI3dI581TT16pb77JQE7DFtzIJIi2iRbhTWYuzCuYItFeCKj2N7lN5qlMJcArKRVjTSwvWDOGfO4LmrFSv1oHy1cAr6Nj0vA3qo1ml2Q-l5wKMB1imry7s82opZi0Ik5yVZlNr8/s400/comunicacao.gif

Quando falamos de comunicação na Igreja não devemos pensar apenas nos meios: televisão, rádio, revistas, jornal, boletim, internet. Entendemos de maneira especial o processo de comunicação que a Igreja proporciona nos espaços de reflexão para as comunidades, as pastorais, os grupos, os movimentos..., nas diversas iniciativas que criam interação entre pessoas movidas pelos valores do Evangelho. Pensamos também na pastoral da acolhida, no encontro entre pessoas que vivem sua fé em comunidades. A Igreja entende comunicação enquanto meios e processos segundo a missão de Cristo, o verdadeiro Comunicador da vida de Deus. Sem a vivência concreta das propostas de Jesus Cristo, a Igreja não acontece, não se faz. Portanto, a Missão da Igreja é comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavra oral e escrita, juntamente com o testemunho de vida.

Quanto aos meios, as novas tecnologias: a televisão, o rádio, o cinema, a imprensa, a comunicação eletrônica do mundo moderno, já se tornaram indispensáveis na vida eclesial. Mais do que dar um juízo sobre os meios de comunicação social, a tradição da Igreja coloca-se a seu serviço. A sabedoria da Igreja pode evitar que a cultura da informação se transforme numa acumulação de fatos sem sentido. Há mais de 40 anos, o Documento do Concílio Vaticano II Inter Mirifica, já reconhecia aos meios de comunicação o poder de influenciar toda a sociedade humana, tanto para o bem, como para o mal. A Encíclica A Missão do Redentor, aponta o mundo das comunicações como "o primeiro areópago dos tempos modernos" (...). "A evangelização da própria cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência" (RM 37c). Isso é ainda mais urgente, visto que o sistema neoliberal embalado pela globalização vem causando o aumento de grupos excluídos.


Não dá mais para pensar nossa Igreja sem internet, rádio, televisão, imprensa... É louvável que em pouco mais de 10 anos, setores da Igreja Católica no Brasil criaram 8 canais de televisão. Em 1997 as emissoras de rádio católicas eram mais de 300, sem falar dos inúmeros programas veiculados em emissoras comerciais. Contudo, precisamos nos perguntar seriamente se a mensagem difundida pela mídia católica está ajudando a formar os cristãos a ponto de se empenharem na evangelização da sociedade. Hoje, a imagem que a sociedade tem de nossa Igreja é construída pelos meios católicos que, infelizmente, ainda não deixam transparecer a pluralidade da fé que permeia toda a vida eclesial e do povo brasileiro. Parece refém da sociedade do espetáculo, uma das características da pós-modernidade, que privilegia a forma sobre o conteúdo.


Comunicar é muito mais do que uma sucessão de imagens ou palavras, sem nada acrescentar ou mudar no ser humano. A comunicação precisa expressar sentimento profundo e não uma simples e passageira emoção ou prazer. Devemos pensar numa comunicação muito mais duradoura, que não seja apenas um ritual momentâneo.


No interior da Igreja, membros de alguns grupos e movimentos têm procurado utilizar mais e melhor os meios de comunicação social e as redes de informática para a transmissão da fé. No entanto, sua atuação, às vezes, revela fraca comunhão eclesial e espírito de pastoral de conjunto na Igreja particular. Se a Igreja conseguisse unir os diversos grupos de mídia católica em torno de um projeto conjunto de evangelização ultrapassando o individualismo, o sectarismo e a própria concorrência, ela daria um exemplo de comunhão que por si só evangelizaria. "Pois onde dois ou três estiverem unidos em meu nome, eu estou aí no meio deles" (Mt 18,20).



Jaime Carlos Patias, imc *
Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.
MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor:A MULHER NA IDADE MÉDIA.

A Rainha Branca de Castela governava a França ao mesmo tempo em que educava seus inúmeros filhos, foi uma grande monarca, mas primeiramente, foi uma exímia mãe, formando seus filhos para a Coroa e para Deus; para que fossem bons como Senhores do povo, e ainda muito melhores como servos de Deus. Não é de se estranhar que no rebento de uma mãe tão zelosa, contem-se muitos santos; um de santidade heróica reconhecida pela Igreja, e que hoje brilha na glória dos Altares, o grande São Luiz IX.

Pais perdem a guarda de filhos obesos



Esta semana, um casal da cidade de Dundee, na Escócia, perdeu na Justiça o recurso para reaver a guarda dos filhos, de 3 e 4 anos. Os pais, cujos nomes não são divulgados por motivos legais, estão sendo punidos porque as crianças caminhavam perigosamente para a obesidade mórbida, assim como os outros 4 irmãos mais velhos (a família está na foto ao lado). Aos 3 anos, a criança pesava 25 quilos. O irmão mais velho, de 12, tem 100 quilos.

Fundo de Quintal trás seu ritmo à Boituva Boituva receberá no próximo dia 1° o consagrado grupo de samba Fundo de Quintal, o show será no Centro de




Boituva receberá no próximo dia 1° o consagrado grupo de samba Fundo de Quintal, o show será no Centro de Eventos “Francisco Gianotti” as 21 horas. O grupo formado no final da década de 1970 se destaca no cenário nacional com diversos sucessos, e trás para a cidade de Boituva o gingado característico do samba para alegrar a população, a abertura do show fica por conta do grupo Samba B.


O evento, que conta com o apoio da Prefeita de Boituva, disponibiliza a meia-entrada para estudantes, idosos, militares, ou doadores de 1kg de alimentos não perecíveis que serão doados para a campanha de natal do Serviço de Obras Sociais de Boituva.


O evento possui pontos de vendas em Boituva, Tatuí, Cerquilho, Iperó, Tietê, Sorocaba e Porto Feliz. O interessados podem entrar em contato pelos telefones (15) 3263-1175/ 7835-3894.

11ª Exposição de Artesanato em Boituva espera receber 15 mil pessoas

http://www.itatiba.sp.gov.br/arquivos/Artesanato-local.jpg
foto ilustrativa

Começa na próxima sexta (30), as 20 horas, a 11ª Exposição de Trabalhos Artesanais de Boituva, que se estende até o dia 15 de novembro. A mostra será no Centro de Eventos “Francisco Gianotti”. Ao longo do período, os visitantes podem conhecer o artesanato local de segunda a sexta das 14 as 21 horas, e aos finais de semana e feriados das 9 as 21 horas. O público estimado é de 15 mil pessoas durante todos os dias.

Haverá praça de alimentação e apresentações todos os dias. Para quem quiser conferir as apresentações enquanto apreciam o talento dos artesãos, os shows começam todos os dias as 19h30, as atrações serão: “Banda Santa Cecília”, “Paulinho e Daniel”, “Edinho e Alessandro”, “Samba B”, “Fundação Crescer Criança”, “Luiz Antônio e Eduardo”, “Grupo Arte em Movimento”, “Coral do NUTI”, “Jacira Camargo e Convidados”, “Coro Municipal de Boituva”, “Urias e convidados”, “Cleyton Piestley”, “Cleide Regina”, “Grupo Camara”, e “Moura e Alexandre”.

Esse evento é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, com o apoio da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, SOS - Serviço de Obras Sociais. Entrada Franca.

parte 3




Confissões de uma freira moderna

A VISÃO EVOLUTIVA DE TEILHARD


Em que a vida religiosa influi no mundo? Teilhard de Chardin, S.J., esclareceu esta pergunta, ao compreender o cristianismo dentro de um universo evolutivo. O que nós fizermos e as decisões históricas que forem tomadas, diz ele, influenciarão na gênese de Cristo. Cristo é o objetivo do universo, a nova criação, o futuro do que chegaremos a ser. Todos os que forem batizados em Cristo devemos nos abandonar em amor e descermos para a solidariedade com a terra. Chardin observou que não há nada profano no mundo para aqueles que sabem olhar.

O universo é santo


porque se baseia na Palavra de Deus.


É Cristo,


o que vive,


quem chegará a ser.

Durante muitos anos eu me perguntei se as religiosas teriam lido mal os sinais dos tempos. No entanto, à medida que refleti sobre o mistério de Deus, cheguei a acreditar que o universo evolutivo se move para frente parcialmente, porque as religiosas estão trabalhando nas trincheiras da humanidade, entre os pobres, os oprimidos, os marginalizados. Hoje em dia as religiões do mundo estão tendo um papel mais ativo na síntese de uma nova consciência religiosa. As mulheres do L.C.W.R. arriscaram suas vidas na consecução da autêntica Encarnação e proclamaram profeticamente que o amor de Deus não pode exterminar nem terminar. Continuam lutando pela mudança de sistema em benefício dos oprimidos.

As congregações poderão desaparecer, mas os caminhos inscritos na história pelas mulheres religiosas do Vaticano II são nada menos que os surtos evolucionários de um novo futuro.

Tal como observou Teilhard, o sofrimento e o sacrifício são partes do processo de evolução. As estruturas isoladas têm que dar lugar a uniões mais complexas. Viver com um espírito evolutivo significa renunciar às velhas estruturas e comprometer-se com novas estruturas quando chegar o momento. A terra e o céu novos prometidos por Deus não virão a nós se nos isolarmos do mundo ou formarmos guetos católicos. Não se abrirá com o triunfo do poder eclesiástico. Chegará quando seguirmos as pisadas do Crucificado, descendo para as escuridões da humanidade e elevando-se ao poder do amor. Este é o caminho para uma nova criação, simbolizada por Cristo.

Cremos que o que aconteceu entre Deus e o mundo em Cristo aponta para o futuro do cosmos. Esse futuro implica uma transformação radical de realidade criada através do poder unificador do amor de Deus. Ser um portador de Cristo significa concentrar-se na profundidade interna do amor. É o amor que põe carne no rosto de Deus, é o amor o que faz o Cristo viver; o amor é o poder do futuro e o desenvolvimento de Cristo. A História não recordará o que Ele eescreveu, onde morou ou como rezou, mas sim como um católico concilium ou communio. No ocaso da vida seremos julgados somente por amor.

Autor: Ilia Delio, O.S.F., das Irmãs Franciscanas de Washington, é professora e decana do departamento de estudos espirituais na Washington Theological Union

Cerquilho inaugura SESI

http://www.sortimentos.com/sp/sao-paulo-agenda-sesi-sp-projeto-viagem-teatral-2009.jpg

Novo Sesi

Outro dia noticiamos o Sesi que se erguerá em Boituva, e inagurou o novo Centro Educacional Sesi de Cerquilho será inaugurado na quinta-feira, 24 de setembro, às 15h30, à rua Antonio Modanez, 111, Jardim São Francisco, com presença de Paulo Skaff, presidente do Sesi, do prefeito Du Pilon e autoridades municipais. Também esteve por lá o prefeito de Tietê.


Parabéns


Entrevista com vereador Marquinhos/PT



No sábado dia 24 de outubro de 2009, em sua edição 957, do Jornal impresso semanalmente, o JP Porto, a entrevista feita com o vereador. De antemão, já damos parabéns, pois na imprensa local, falta muito estes espaços para autoridades e personalidades de Porto Feliz. Destacaremos alguns trechos interessantes.


Surgimento do interesse político:
O Carlinhos do PT, foi uma das melhores pessoas que eu coheci...
Carlinhos me incentivou e me filiou ao Partido, o Partido dos Trabalhadores.


Assessoria:
Eu preciso de uma pessoa que (me) dê transparência na câmara e que trabalhe e me ajude.
(já) fiz quase trezentas indicações... a cidade está indo, e a cidade andou muito.
O segredo de tudo isso é trabalhar, trabalhas e trabalhar.



Prioridades:
Eu me dedico bastante na parte social...
Quero fazer jardins periférics, uma para o o Jardim Vante e outro nas Casas Populares...
(e nestes jardins/projetos para os jovens) que eles façam aula de música, aula de judô, e outro projetos...
quadras pistas de skate, playground para crianças... e tenho projetos na parte ecológica..
Por exemplo, tem a estrada da cana, que liga a ponte velha com a ponte nova, que há dez anos, e quase à 14 anos que eu cuido junto com alguns moradores, já plantamos mais de quinhentas árvores lá...
todas as cidades na região tem um parque ecológico, e o meu sonho é fazer o primeiro parque ecológico do Tietê com pista de caminhada, tem quase mil assinaturas.



Como está o meio politico portofelicense:
Escuto de comentários da população, (que) está sendo uma das grandes câmara do município, transparente, cada vereador com o seu estilo, com muita harmonização política, sem brigas, eu já chegei a assistir algumas câmar aqui e fora daqui, que parecia um circo para o povo que está vendo isso é uma vergonha.



Desenvolvimento
A parte de educação acho que foi desenvolvida bastante...



À desenvolver:
Se resolver como instância turistica...
A falta de escolas profissionalizantes...



Lidando com o Povo:
A função do vereador que trabalha é ouvir a população em todos os bairros.



E a possibilidade de Porto Feliz passar de 9 para 13 vereadores:
Particularmente eu tenho acompanhado esse debate pela televisão, eu acho que, para a cidade de Porto Feliz, por ser uma cidade pequena, dez vereadores era o suficiente, porque vereador não é cabide de emprego, nem profissão, é uma opção de vida.


Paz e Bem

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.
MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor:A MULHER NA IDADE MÉDIA.

A Rainha Branca de Castela foi uma grande estadista, entretanto teve quatorze filhos,e depois da morte de seu marido, o rei Luiz VIII, foi ela quem regeu a França até que seu filho mais velho atingisse a maior idade. Eleonor de Aquitânea, avó materna de Branca de Castela, foi outra importante Rainha, e teve também uma dezena de filhos.

Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.
MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor:A MULHER NA IDADE MÉDIA.

Mais um paralelo que se pode traçar entre a estas "duas" mulheres, a medieval e a atual, é no que diz respeito a maternidade. A capacidade de gerar filhos está entre as mais excelsas prerrogativas femininas, e foi sempre vista de forma natural e desejável. A mulher da idade média, muita vez intelectual como Eleonor de Aquitânea, ativa como Branca de Castela, piedosa como Santa Brígida, ou simples como uma camponesa comum, tinham, entretanto, um desejo em comum, o de gerar os filhos, tantos quanto fossem da vontade de Deus e de dá-los todos a Deus novamente.

parte




Confissões de uma freira moderna

MINHA VIAGEM A UMA NOVA TEOLOGIA

Quando ingressei à vida religiosa (1984), acabava de terminar um doutorado em farmacologia e tinha a oportunidade de uma bolsa de pesquisa pós-doutorado na Escola de Medicina Johns Hopkins. Mas descobrira The Seven Storey Mountain, de Thomas Merton e não podia abandonar meu desejo de renunciar ao mundo e viver para Cristo. Meus conhecimentos de teologia, a Igreja e a vida religiosa eram bem rudimentários. Nos anos 70 eu era uma ativa cientista que publicava manifestos sobre a libertação.

Apesar de ir à missa regularmente todas as semanas, as mudanças litúrgicas do Vaticano II não me entusiasmavam. Em vez disso, sentia falta do ritual místico da missa em latim que conheci quando era menina, apesar de nunca ter entendido uma só palavra do que dizia o sacerdote. Quando tomei a decisão de entrar à vida religiosa, procurei uma comunidade austera onde pudesse efetuar o sacrifício de uma vida dedicada inteiramente a Deus. Usar o hábito era importante para mim porque este representava a santidade e a identidade religiosa. Ingressei a um claustro de freiras carmelitas que usavam o hábito longo tradicional e tinham um esquema estabelecido de oração diária, silêncio, adoração e o terço.

Minha visão idealizada da vida religiosa começou a colapsar no claustro. Pouco a pouco fui percebendo o quão distante estava de qualquer nobre aspiração de santidade. Vivia com mulheres que padeciam transtornos maníaco-depressivos, vinham de famílias de alcoólatras ou haviam enviudado muito jovem. Compartilhava-se pouco no pessoal e havia escasso contato com o mundo. O Deus, ao qual em algum momento me havia sentido tão próxima começou a desvanecer-se na escuridão.

Eu havia escolhido esse confinamento solitário. Pedi uma licença para discernir meu caminho e me enviaram a uma comunidade Franciscana perto de uma universidade onde pude retomar minha pesquisa. A comunidade também vestia hábito e tinham um esquema diário similar, mas a abertura das irmãs para o mundo era liberadora. Estudei teologia na Fordham University usando o hábito e me senti separada do resto de meus colegas. Durante a semana vivia no Bronx com as irmãs Ursulinas.

Minha primeira conversão na vida religiosa se centrou no exame final num curso sobre o Novo Testamento. Eu não tinha um computador ou um lugar onde trabalhar até que uma irmã Ursulina me ofereceu seu escritório e seu computador além de comida caseira. A preocupação da irmã Jeanne por minhas necessidades, que incluíam esperar-me em pé até depois da meia-noite, abriu meus olhos ao significado da Encarnação. Pela primeira vez vi Deus humildemente presente em jeans e camiseta. Depois vi Deus na frágil irmã Catherine, encarregada das grandes instalações de ajuda aos pobres da comunidade, e a irmã Lucy, cujos 40 anos como missionária no Alaska me proporcionaram muita diversão com suas fascinantes histórias durante as refeições.

Na simples vida diária das irmãs Ursulinas, vi o Deus vivo. Vi o mesmo Deus entre as Franciscanas de Allegany, que me ofereceram um lugar onde pude fazer minha tese de doutorado. Elas me tiraram de minha cela de estudante, levaram-me ao parque e me levaram para comer, além de escutar minhas tristezas. Quando me graduei já havia vivido em três diferentes casas generalicias entre irmãs cujas congregações eram membros da Conferência de Lideranças de mulheres Religiosas.

Através do estudo da teologia, comecei a refletir sobre a Encarnação e as duas formas diferentes de vida religiosa que vivera. Percebi que Jesus efetuava costumes e rituais judeus, que viveu a vida de um humilde carpinteiro e sentiu o chamado de seu ministério, ao redor de seus 30 anos, mas não se diferenciou dos demais por suas roupas ou seus costumes.

Comprometido com as lutas sócio-políticas e econômicas de seu tempo, aproximou-se dos pobres e mostrou compaixão pelos enfermos e os moribundos. Jesus proclamou o reino de Deus e deu sua vida como depoimento da fidelidade do amor de Deus. Por isso sofreu publicamente a morte de um criminoso, sem honra nem glória. Os primeiros cristãos que foram testemunhas da elevação do Senhor tinham o poder de proclamá-lo. Tinha que ser assim: até a conversão de Constantino, viver como cristão era o caminho seguro ao martírio. Hoje também, a vida do evangelho significa dar depoimento da bondade de Deus em Cristo. Em 2005, Dorothy Stang, das Irmãs de Notre Dame de Namur, deu sua vida como mártir pelos pobres do Amazonas.

Os dois grupos contemporâneos de mulheres religiosas –a Conferência de Superiores Maiores das Congregações Religiosas e a Conferência de Liderança de Religiosas- testemunham o Evangelho revelado em Jesus Cristo, mas suas trajetórias diferem.

O primeiro grupo procura unir-sr espiritualmente com Cristo, sua ênfase está numa união nupcial divina.

O segundo grupo segue principalmente o Cristo liberador, testemunhando Cristo entre as lutas da história.

Em ambos grupos podemos encontrar ídolos, segredos e disfunções, assim como santos, profetas e místicos.

Ambos grupos são pecadores e perdoados.

Ambos seguem o direito canônico,

ambos têm seguro médico, seguro automotriz, planos de retiro e sepulturas.




Autor: Ilia Delio, O.S.F., das Irmãs Franciscanas de Washington, é professora e decana do departamento de estudos espirituais na Washington Theological Union

Inclusão digital em Capivari

Image Image
O objetivo da administração é instalar em 10 bairros, unidades do projeto Capivari Digital com computadores à disposição da população para cursos profissionalizantes
O Prefeito de Capivari Luis Donisete Campaci assinou um convênio com o Governo do Estado para instalação de uma unidade do acessa São Paulo em Capivari, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que oferece para a população o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos.

O Programa Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

E não para por aí.

Capivari Digital

Este projeto do governo do Estado veio de encontro à proposta do Prefeito Luis Campaci que instituiria, durante sua administração o Projeto Capivari Digital, um programa de inclusão digital para acesso aos computadores e internet, onde serão oferecidos mais de 40 cursos profissionalizantes em 10 bairros diferentes onde haverá computadores disponíveis para a oferta de cursos para toda a população.

As primeiras unidades do Capivari Digital serão no bairro Engenho Velho e Castelani e estão previstas para serem inauguradas no início de 2010.

Com esse convênio inicial serão instalados 10 computadores em uma das unidades, já previstas por Campaci.

Para as outras unidades, Campaci afirmou que se não houver convênios, estas serão instaladas com recursos próprios.

“Capivari está atrasada no mínimo 15 anos com relação à tecnologia. Isso tanto nos processos internos da Prefeitura, ou seja, nas condições de trabalho dadas aos servidores, quanto na oferta de projetos de inclusão digital para os munícipes. Para se ter uma idéia, às vezes escrevemos 4 ou 5 páginas a mão para requisitarmos uma única compra. Se um munícipe quer saber sobre um cadastro seu, por exemplo, temos que requisitar em um sistema e digitar o que queremos em outro para obtermos a informação. Isso sem contar com a falta de computadores e impressoras para os servidores trabalharem”, registrou o Prefeito.

Para Campaci um grande passo rumo a uma Capivari mais desenvolvida tecnologicamente já foi dado. Com a economia nas compras da Prefeitura foi possível inserir R$600.000,00 no orçamento para serem gastos em tecnologia da informação.


NJ Capivari


Exclusivo: entrevista com o Presidente da Igreja Suprema Graça e responsável pelo Parque Temático Cultural Religioso

clique para ampliar


Publicamos na íntrega, a entrevista exclusiva concedida pelo presidente da Igreja Suprema Graça,Pr. Daniel Augusto Maddalena.

Foi muito atencioso ao nosso contato, gentil em suas palavras e sempre se colocando disponível, ele convida à toda População de Porto Feliz, a comparecer a Audiência Pública na Escola Municipal Prof Vilma. A partir das 19h30m na quinta-feria dia 29 de outubro de 2009. E assim conhecer melhor este projeto do Parque Temático Cultural Religioso.


1 Como tem sido o contato da Prefeitura e o apoio dela?
R Desde janeiro desse ano (2009), estivemos visitando diversas Prefeituras, pelo interior do Estado de São Paulo, na busca de uma área para a implantação do projeto. Em todas fomos muito bem recebidos e obtivemos algumas manifestações positivas sobre o atendimento de nossas solicitações, em outros Municípios. Entretanto, após uma rigorosa avaliação técnica dos especialistas da LHS, empresa israelense por nós contratada para o “desenho do projeto”, obtivemos uma pontuação favorável da área em Porto Feliz. Desde a primeira abordagem na Prefeitura, com o protocolo de nosso pedido, o Prefeito, Sr. Cláudio Maffei, se mostrou solícito ao pleito, bem como não mediu esforços para garantir que Porto Feliz pudesse concorrer, dentro dos critérios técnicos, a ser a cidade contemplada com a implantação do projeto do parque.


2 Da reunião com as autoridades religiosas, o conselho de Pastores e as autoridades católicas, como avaliaria os resultados? Pois ambos os lados incentivaram os fiéis a irem às audiências e conhecer este grande projeto!
R Um projeto desse vulto, não poderia ser construído, se não houvesse a interação com as comunidades religiosas estabelecidas na cidade. O parque, embora conte a história das religiões (e por isso é chamado cultural-religioso) não é um parque “sacro”. Trata-se de um belo projeto cultural que, acima de tudo, visa mostrar aos seus visitantes as mais belas histórias, passagens e locais bíblicos da Terra Santa, bem como proporcionar a disseminação do conceito de COEXISTÊNCIA entre as visões de Fé, pois afinal, trata-se da história bíblica, orientada por um ÜNICO DEUS – o nosso DEUS. Quem não gostaria de visitar “ao vivo” os locais onde as histórias bíblicas se passaram? Quem não gostaria de entrar dentro do tabernáculo e ver como era o rito de adoração a DEUS nos tempos do êxodo? Quem não gostaria de passar pelo meio do Mar Vermelho e se molhar de verdade? Quem não gostaria de ver a encenação da Paixão de Cristo e interagir nas cenas?


3 Na Câmara dos vereadores, como vocês irmãos, Tem administrado a oposição existente? Inclusive do Ex prefeito Prof Erval, que em sua gestão comprou à área para instalar o futuro Distrito Industrial?
R Veja que não queremos gerar polêmica com relação a questão do Distrito Industrial. Pelo que entendemos do processo, a empresa que foi contratada pela Prefeitura para criar o Plano Diretor da área, apontou em seus estudos técnicos, que a área em questão não era a mais indicada para instalação de indústrias. Quando chegamos com nosso pedido de área em Porto Feliz, esse processo de avaliação já estava em andamento, inclusive com a participação do Ministério Público.

Quanto a administrar a oposição, podemos afirmar que mesmo CRISTO não conseguiu unanimidade. Quem somos nós para almejar tanto? Respeito a visão do Prof. Erval, como pessoa que tem experiência em administração pública, entretanto estamos falando de um novo tempo, onde as diretrizes do crescimento econômico e – consequentemente – da geração de oportunidades de novos postos de trabalho e da fomentação de renda, está voltada para outro eixo. De qualquer forma, pelo que entendemos, a proposta de levar indústrias para Porto Feliz, não está descartada de maneira nenhuma. Só muda de local, por questões técnicas. E, ainda falando em indústrias, nosso projeto permitirá que Porto Feliz tenha uma das indústrias que mais cresce no país e mais empregos gera: a indústria do turismo.


4 Como Deus tem agido neste momento de batalha?
R Sabemos que DEUS é o NOSSO PROVEDOR. Desde que iniciamos essa empreitada, temos visto o mover de DEUS, sempre nos indicando onde, quando e como fazer as coisas. Sabemos que a limitação é humana, a limitação é nossa! DEUS opera em “território Divino”, e como Ele – e só Ele – é o dono e SENHOR desse projeto, deixamos tudo em Suas mãos. E Ele tem honrado aos que O honram. Não é sempre assim? Quem vive pela Fé, sabe que DEUS é o SENHOR absoluto de tudo e de todos. Nem uma folha cai da árvore, sem que Sua Santa Vontade assim queira. As batalhas virão sempre, mas somos mais que vencedores em cada uma delas, se tomamos as mãos de Jesus Cristo e seguirmos adiante.


5 Dando tudo certo, em quanto tempo duraria a construção do Parque Temático?
R
Entendemos que, uma vez que todo o processo legal seja cumprido e estejamos de posse do comodato da área, possamos estar iniciando as primeiras intervenções em seis meses, deixando a primeira etapa do parque pronta em até 2 anos e meio.


6 Independente do Parque, vocês pretendem vir em Missão em Porto Feliz e trazer a Igreja Suprema Graça?
R
Nossa comunidade é bem pequena. Integramos - de forma interdenominacional - nossos trabalhos com Conselhos de Pastores, Entidades religiosas, Igrejas, Pastores, Produtoras de conteúdo cristão etc. Decidimos recentemente que, dado o pequeno tamanho de nossa congregação, estaremos sim, implantando nossa Igreja em Porto Feliz, para ficarmos mais próximos ao projeto e voltados para desenvolver missões – esse é nosso chamado – para o Brasil e, se Ele nos comandar, para outros locais do mundo.


7 Que mensagem o Senhor pode deixar para os nosso leitores, que estão entrando em contato com o assunto do Parque Temático?
R Creiam que existe um grande propósito na chegada desse empreendimento em Porto Feliz. DEUS tem a porção exata de bênçãos e responsabilidades para cada um de nós. Se usarmos da sabedoria que Ele nos oferece, poderemos estar criando um novo tempo em Porto Feliz, onde a coexistência pela fé em um único DEUS, nos oferecerá oportunidades riquíssimas de alavancarmos projetos sociais com a população carente, desenvolver grandes obras em torno do projeto do parque, possibilitar que a comunidade também se desenvolva econômica, cultural e socialmente, bem como fortalecermos nossas Igrejas, independentemente de suas denominações. Queremos chegar em Porto Feliz sob as bênçãos de suas lideranças eclesiásticas e também de seu povo. Creio que estamos tendo a oportunidade – de forma transparente – de mostrar o que estamos levando para o Município. Que DEUS oriente sempre nossos passos e traga sobre nós Sua Suprema Graça!


Deus abençoe,
Paz e Bem