Cerimônia reuniu cerca de 3,5 mil pessoas na manhã deste domingo (15). Religioso assume Arquidiocese que responde por 9 cidades da região.
Do G1 Campinas e Região
Pedro Serafim e o novo arcebispo de Campinas
(Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
O novo arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos, enalteceu a paz durante a posse neste domingo (15), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Cerca de 3,5 mil pessoas acompanharam a cerimônia, a maioria pelo telão do lado de fora da igreja. Entre os convidados estavam 35 bispos, cerca de 200 padres, autoridades eclesiásticas como Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, políticos da região, com destaque para o prefeito Pedro Serafim Júnior, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Exército e Polícia Militar.
“Que bom seria se pudéssemos falar a toda hora isso para as pessoas”, disse Dom Airton, ao comentar a citação bíblica da saudação de Jesus Cristo aos apóstolos: “A paz esteja convosco”. Nomeado em 15 de fevereiro pelo Papa Bento XVI, ele substitui Dom Bruno Gamberini, morto em agosto de 2011.
“Chego com a esperança de fazer a vontade de Deus, e não é [tarefa] fácil. Antes devemos compreendê-la”, disse o arcebispo. À frente da Arquidiocese, Dom Airton terá a responsabilidade de levar a mensagem da Igreja Católica aos fiéis de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, um população estimada de 2 milhões de habitantes.
Além de eventuais trocas de palavras com outros políticos presentes, Serafim aproveitou para beijar as mães dos religiosos e mostrou entusiasmo ao falar sobre a posse de Dom Airton. "A sua posse significa um sopro de esperança ao povo de Campinas", ressaltou após beijar as mãos do religioso.
Ao representar o governador Geraldo Alckmin, a deputada estadual Célia Leão (PSDB) apegou-se a Martin Luther King durante o discurso de boas-vindas. "Sabemos da dificuldade de sua missão, mas sabemos também da sua determinação, acolhida fraterna, carinhosa...As palavras convencem, o exemplo arrasta”. O deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP) também prestigiou a cerimônia.
No dia de São Pedro e São Paulo, Dom Airton será recebido por Bento XVI no Vaticano, para receber o Pálio - espécie de mantro que cobre os ombros e que é designada aos arcebispos.
A cerimônia de posse de Dom Airton, o 7º bispo e 5º arcebispo da Arquidiocese desde 1908, foi encerrada às 13h. "É o início de uma caminhada que está pela frente. A missão da igreja é todos nós", refletiu.
Dom Airton durante cerimônia de posse, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz