domingo, 15 de abril de 2012

Manuscritos e incunábulos da Biblioteca Vaticana serão digitalizados

 

Biblioteca Vaticana.jpg

Alguns dos documentos digitalizados ficarão disponíveis na Internet para consulta

Cidade do Vaticano (Gaudium Press) Tem início, na Biblioteca Vaticana, a principal iniciativa de digitalização de manuscritos e incunábulos, obras raras que datam dos primeiros tempos da imprensa.

Segundo o Prefeito da Biblioteca, Dom Cesare Pasini, serão digitalizadas 1,5 milhão de páginas. O prelado diz ainda que "digitalizar significa conservar melhor os bens culturais, garantindo uma reprodução de alto nível antes da degradação do original, deixando as obras à disposição de um maior número de pessoas".

A Biblioteca Vaticana tem 80 mil manuscritos e 8.900 incunábulos. Embora algumas obras já estejam sendo digitalizadas, prevê-se que o projeto tenha uma duração de cinco anos.

Dois terços das obras que serão digitalizadas provêm da Biblioteca Vaticana. Cerca de 800 exemplares já estarão disponibilizados para consulta na internet.

Segundo Dom Cesare Pasini, "a Biblioteca Vaticana compromete-se a pôr à disposição na internet, mais de 800 exemplares inteiramente digitalizados. Entre eles o incunábulo "De Europa" do Papa Pio II, "Piccolomini", impresso por Albrecht Kunne em Memmingen por volta de 1491, e a "Bíblia latina" das 42 linhas de Johann Gutemberg, o primeiro livro impresso com caracteres móveis entre 1454 e 1455".

Das coleções de manuscritos em Hebraico, serão inseridos na digitalização os documentos de valor histórico, como o Sifra escrito entre o final do século IX e meados do século X, sendo considerado o código hebraico mais antigo que que chegou a Biblioteca Vaticana, e uma Bíblia completa escrita na Itália no ano de 1100.

O prelado disse ainda que será possível encontrar também "comentários bíblicos, Halakhah e Kabbalah, comentários talmúdicos, e escritos de âmbito litúrgico, filosófico, médico e astronómico".

Por fim, dos manuscritos gregos serão digitalizados importantes testemunhos das obras de Homero, Sófocles, Platão, Hipócrates, além dos códigos do Novo Testamento e dos Padres da Igreja, muitos dos quais ricamente decorados com miniaturas bizantinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz