segunda-feira, 26 de março de 2012

Capela do Alto reafirma vocação agropecuária

 

Com 17 mil hectares produtivos, o município diversificou sua produção mas continua sendo Capital do Milho Verde


Capela do Aldo comemora hoje 47 anos de fundação - Por: Aldo V. Silva

 

Notícia publicada na edição de 26/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Fernando Guimarães

fernando.guimaraes@jcruzeiro.com.br

Capela do Alto comemora hoje 47 anos de fundação e continua mantendo a economia local com base na agropecuária, uma característica marcante e citada pelos moradores. De acordo com o Departamento de Agricultura e Abastecimento do município, existem atualmente cerca de 440 unidades produtoras nos ramos de citricultura, agrícola, avicultura, equinos, suínos e pecuária. Boa parte da produção agrícola é destinada para quatro mil merendas servidas diariamente aos alunos da rede municipal de ensino. Há 17 mil hectares de plantação, sendo 2,4 mil hectares somente da citricultura, um dos potenciais do município. Há aproximadamente um milhão de pés de citrus. Apesar disso, Capela do Alto continua sendo chamada pelos próprios capelenses como a "Capital do Milho Verde", que é cultivado em cerca de 800 hectares que produzem algo em torno de 700 sacas por hectare.

Conforme dados do Departamento de Agricultura e Abastecimento, os números da agropecuária são ousados. Em cerca de 800 hectares são cultivados milho em grãos, perfazendo sete toneladas por hectare; em 250 hectares são cultivadas melancias, sendo colhidas 45 toneladas por hectare. Tem mandioca também sendo plantada em 200 hectares, assim como a cana-de-açúcar, que é plantada em 800 hectares, dando aproximadamente 100 toneladas por hectare. Na pecuária, os números também são expressivos. Vão para o corte anual cerca de quatro milhões de frangos, com peso médio de 2,2 quilos; bem como nove mil cabeças de gado ao ano e produção de dois mil litros de leite por dia. Em termos de equinos, são 400 cabeças, e de suínos, 40 mil cabeças ao ano, aproximadamente 30 mil comercializadas com a média de 90 quilos cada. Além desses cultivares e produção pecuária, Capela do Alto reserva cerca de 20 hectares para o cultivo em estufas de quiabo, tomate e pepino japonês. Um dos principais produtores de milho na cidade é o agricultor Juarez Menck, que tem mais de dez hectares de plantação. Menck trabalha também com a pecuária, tendo búfalos e vacas leiteiras.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita (por cabeça) é de R$ 8.683,32. O número de habitantes ultrapassa os 17 mil, conforme Censo do IBGE de 2010. Capela do Alto era distrito de Araçoiaba da Serra, sendo emancipada em 26 de março de 1965.

cruzeiro online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz