Recintos improvisados e com sujeira predominam nos dois espaços. Em Limeira, ativistas denunciaram condições inadequadas em vídeo.
Do G1 Piracicaba e Região
Fechado para visitação há mais de dois anos, o Zoológico Municipal de Limeira (SP) abriga pelo menos 200 animais de maneira inadequada, conforme denúncia da Associação Limeirense de Proteção aos Animais. Um vídeo gravado de madrugada no local por ativistas mostra as condições precárias dos recintos, além da falta de iluminação e de segurança.
Há jaulas sem cadeados ou com o fechamento improvisado com arame. Em outras, predominam paredes com mofo, rachaduras e sujeira, o que facilita a fuga dos bichos. "Os animais que vivem aqui recebem comida e água, mas os recintos são inadequados", disse Milena Pacheco, representante da associação, que defende o fechamento do espaço e a destinação dos animais para um santuário. "Tem um mico-leão-dourado com pneumonia aqui. Limeira não tem condições de manter um zoológico", afirmou Milena.
Zoológico de Limeira enfrenta condições
inadequadas (Foto: Reprodução/EPTV)
Desde o início do ano, foram registrados cinco casos de furtos no zoo de Limeira. Nas ocorrências, foram levados 150 quilos de carnes que deveriam alimentar os animais. A Prefeitura abriu sindicância para apurar os furtos e informou, na época dos crimes, que reforçaria a segurança no local, que fica na região central da cidade.
Um novo zoológico está em construção em Limeira, em área próxima ao Horto Florestal. O projeto executado até agora, no entanto, ficou fora dos padrões exigidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e precisa passar por adequação antes de ser inaugurado.
Vizinho incômodo
Em Sumaré (SP), o zoológico é um vizinho inconveniente para moradores do Jardim Franceschini. Fechado há três anos, o espaço é motivo de indignação. "Metade dos bichos que viviam aí já morreu. É uma situação complicada", disse a dona de casa Rosângela Gonçalves. Um córrego que atravessa o bosque também é motivo de reclamação por causa do mau cheiro.
Macacos fugiram do zoológico de Sumaré no final de outubro passado (Foto: Reprodução/EPTV)
No final de outubro, macacos que vivem no local fugiram e deram trabalho para o Corpo de Bombeiros, a quem coube resgatar os bichos. Vândalos teriam entrado no zoológico e assustado os primatas. Obras para a ampliação dos recintos tiveram início, mas as condições precárias persistem: há vidros quebrados, pichação nos muros, falta de manutenção e sujeira nas jaulas.
Outro lado
A equipe da EPTV entrou em contato com as Prefeituras de Limeira e Sumaré em busca de um posicionamento oficial sobre a situação dos zoos, mas por conta do feriado prolongado ninguém foi localizado para falar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz