domingo, 18 de novembro de 2012

Número de divórcios aumentou nos últimos anos em Sorocaba, SP

 

Especialista recomenda que casal opte por uma separação amigável. Se isso não ocorrer, caso passa por processo litigioso e pode demorar anos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de divórcios no país aumentou 20% nos últimos 10 anos. Novas regras facilitaram o processo e os casais não precisam mais cumprir prazos para oficializar a separação e tudo pode ser resolvido no cartório.

Muitos casais aproveitaram as novas regras, bem menos burocráticas, para oficializar a separação. Íris Lippi, advogada especialista em direito familiar em Sorocaba (SP), explica que a mudança, em vigor há quase dois anos, deixou tudo mais fácil.

Os casais que não aceitam a separação amigável levam o caso para a Justiça. É o chamado divórcio litigioso. Nesses casos, a espera pode ser longa e durar até dez anos. A orientação é tentar acertar as contas amigavelmente.

Um ponto que atrapalha muito a negociação entre os casais é o pagamento da pensão alimentícia. Quando os pais se separam, por lei, os filhos têm direito a receber uma quantia, determinada pela Justiça, de acordo com as condições financeiras.

Mas não são apenas os filhos que tem direito a este benefício. As mulheres e os homens também podem exigir o pagamento, mas pra isso tem de provar que não tem condições de se manterem sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz