sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Polícia identifica suspeito de ataques a ônibus na região de Sorocaba, SP

 

Foto de rapaz que seria o líder da quadrilha foi divulgada nesta sexta (30).
Ele foi identificado pelas imagens das câmeras de um dos ônibus.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) identificou um dos suspeitos de atear fogo em um ônibus na semana passada, na zona norte da cidade. Na manhã desta sexta-feira (30), a foto do rapaz foi divulgada.

Ele foi identificado a partir das imagens das câmeras de segurança do veículo, que gravaram toda a ação. Segundo a polícia, Pablo Henrique Dias Gomes, de 19 anos, é o líder da quadrilha e está foragido. A polícia acredita que ele e o bando possam ter envolvimento no segundo ataque a ônibus em Sorocaba e também no ataque de Votorantim.
O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), José Urban Filho, comentou sobre as investigações que levaram ao primeiro suspeito. “O entrosamento entre as forças de segurança, os meios de comunicação e a população permitiu que nós chegássemos até o Pablo, que é quem comandava os ataques a ônibus no bairro Bom Sucesso. Ele já tem contra si um mandado de prisão preventiva expedido, e a polícia acredita que possa prendê-lo nas próximas horas ou nos próximos dias. As investigações continuam, e nós já estamos chegando ao segundo elemento", comenta o delegado.
De acordo com Urban, as investigações apontam que os ataques tiveram a mesma autoria, principalmente no segundo caso, que aconteceu no mesmo bairro no domingo. "O terceiro fato, a polícia trabalha em uma linha diferente. Já o ataque de Votorantim, segundo informações colhidas pelo nosso setor de inteligência, também seria de responsabilidade do quarteto liderado por Pablo." Para o delegado, o ataque cometido na garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba) pode ter sido de autoria diferente, pois o local é aberto, de fácil acesso.

Denúncias da população indicam que Pablo era o responsável também pela onda de boatos que se espalhou pela cidade na última semana. "A população já apontou que ele mesmo teria anunciado ataques e espalhado boatos nos bairros da cidade", comenta Urban.
"Nós não descartamos a possibilidade de ele ter ligação com alguma facção criminosa, já que, na adolescência, ele esteve na Fundação Casa. Lá, ele poderia ter se ligado a alguma facção. Quando ele for preso, ele irá esclarecer se esse ato foi motivado por essa ligação, ou se foi um ato de vandalismo", disse o delegado sobre a origem dos ataques.
As investigações continuam. Todas as equipes da DIG se encontram na rua, exatamente para o fechamento do caso. A polícia pede que qualquer informação que possa levar ao suspeito seja denunciada pelos telefones 181 ou 197. Não é preciso se identificar.

Entenda os ataques na região
Quatro ataques já foram registrados na região - três na cidade de Sorocaba e um em Votorantim. O primeiro foi registrado na sexta-feira (23). Cinco criminosos
atacaram um ônibus que atendia a linha do bairro Vitória Régia. O veículo estava parado no ponto final, na rua Vitor Cardoso. Os criminosos jogaram combustível no ônibus e atearam fogo. O fogo se restringiu a oito poltronas, localizadas no meio e no fundo do veículo.

Na noite do domingo (25), outro ônibus foi incendiado na avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas da cidade, por três homens que renderam o motorista. O veículo ficou totalmente destruído pelas chamas. (Veja vídeo ao lado).

O maior ataque foi registrado de segunda-feira (26) . Seis ônibus foram incendiados dentro da garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba) na Avenida Ipanema, zona norte da cidade. Dos seis veículos, quatro foram totalmente queimados. Outros dois tiveram estragos parciais. Os ônibus faziam parte da massa falida da empresa cujo patrimônio, em leilão, pode ajudar no pagamento de cerca de mil funcionários que estão com as verbas recisórias paradas.

O último ônibus foi queimado e totalmente destruído após um ataque de criminosos no bairro São Lucas, em Vororantim, por volta das 23h desta quarta-feira (28). Segundo a polícia, um homem pediu para que o ônibus parasse e, assim que a porta abriu, outro homem, armado, entrou, rendeu o motorista e o obrigou a deixar dois outros criminosos entrarem com um líquido inflamável. Ao descer, o motorista ainda foi agredido com uma coronhada.

Nós nunca estamos sozinhos

Mensagem do dia

 

Sexta-Feira, 30 de novembro 2012


Esta é a grande verdade do Cristianismo: Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós. Quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade. Até a Ressurreição, Jesus tinha um corpo como o nosso e por isso ocupava um lugar e não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas depois da Ressurreição, com seu corpo, agora glorioso, Jesus pode estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Não somente Ele pode estar, mas Ele faz questão de estar com os seus.
Quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos, o Senhor está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram. Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar um vício, não consegue se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós” e participa concretamente da nossa vida.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O Santo do Dia

 

30 de Novembro

Santo André
Apóstolo
Século I

Foi um dos primeiros discípulos de Nosso Senhor. Era irmão de São Pedro, que apresentou ao Mestre. Segundo antiga tradição, pregou na região dos Bálcãs e sofreu o martírio sendo crucificado numa cruz em forma de X (conhecida heraldicamente como Cruz de Santo André).

Entre os Doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o "número dois", depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão-Pedro e ambos eram pescadores no mar da Galiléia.

Foi levado por João Batista à verdejante planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. Ele passava. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". André, então, começou a segui-lo.

André levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: "Encontramos o Messias". Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Pouco antes da morte do Redentor, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade. Pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina nas localidades e regiões dos Bálcãs.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi lá, também, que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local.

André se intimidou à autoridade do governador, convidando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele. Mais ainda, clamou que os deuses pagãos não passavam de demônios. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação. Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria "pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus".

Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X"; antes, porém, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos algozes. Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo teria ocorrido sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade celebra sua festa.

O imperador Constantino trasladou, em 357, de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André, Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde se encontram atualmente na Catedral de Amalfi.

Só no século XIII Santo André, Apóstolo foi celebrado como padroeiro da Rússia e Escócia.

Unesp de Sorocaba, SP, abre inscrições para curso pré-vestibular

 

Inscrições gratuitas podem ser feitas até sexta-feira (30).
Processo seletivo será realizado no dia 27 de janeiro.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A primeira etapa de inscrições para o processo seletivo do curso pr-evestibular 'Gerabixo', da Unesp de Sorocaba (SP), está aberta e vai até o dia 30 de novembro. A segunda etapa de inscrições ocorre entre os dias 21 e 25 de janeiro, sempre das 9h às 21h.

Podem se inscrever alunos que estudaram em escolas públicas ou que tiveram bolsa de 100% em escolas particulares. A data do processo seletivo é 27 de janeiro de 2013.

Além da prova, é feita uma avaliação social e econômica. Representantes irão até as casas dos 240 aprovados para comprovar a situação social. Interessados terão mais detalhes sobre o processo seletivo no ato da inscrição, que deve ser realizada na própria universidade.

Para a inscrição, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência. Não há taxa de inscrição. Mais informações pelo site. A Unesp de Sorocaba fica na avenida Três de Março, 511, no bairro Alto da Boa Vista.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Reforço da segurança pode ter motivado migração de ataques

 

Na noite desta quarta-feira (28), ônibus foi incendiado em Votorantim (SP).
Denúncias afirmam que ataques foram de mesma autoria nas duas cidades.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O reforço da segurança em Sorocaba (SP) teria provocado a migração dos ataques a Votorantim (SP), cidade vizinha. Esta é uma das hipóteses com a qual a polícia trabalha, após receber denúncias de que os mesmos criminosos teriam cometido os ataques a ônibus nas duas cidades.

“Pelo o que consta em uma das denúncias recebidas, seriam pessoas de Sorocaba, que vieram pelo fato da cidade já ter uma ação mais firme, como os ônibus da noite estarem com escolta da polícia. Então, devido a essa facilidade que eles iriam encontrar aqui em Votorantim, vieram para cá cometer esses atos”, é o que afirma o delegado Carlos Marinho, que cuida da investigação do ataque a um ônibus na noite desta quarta-feira (28) em Votorantim (SP).

 

“Nós estamos em contato com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba. Estamos fazendo contato também com a Polícia Militar, no sentido de realizarmos ações visando que atos como estes não mais se repitam”, disse Marinho, sobre o rumo das investigações.

No início da tarde desta quinta-feira, funcionários da empresa telefônica da cidade devem fazer a manutenção, já que os fios foram afetados.

Em depoimento à polícia, o motorista do ônibus atacado disse que os criminosos foram muito agressivos, gritavam o tempo todo e chegaram a agredí-lo com uma coronhada na cabeça. Ele disse que não tem condições de reconhecer os suspeitos, já que a ação foi muito rápida e eles estavam com o rostos encobertos.

Ônibus em Votorantim é o nono incendiado na região (Foto: Reprodução/TV Tem)Ônibus em Votorantim é o nono incendiado na região (Foto: Reprodução/TV Tem)

Na adoração, o Senhor limpa nosso interior

Quinta-Feira, 29 de novembro 2012

A impressão que temos, hoje, é que o mundo foi nos tirando a sensibilidade a Deus. Chamo à atenção daqueles que assumiram uma consagração, e ao longo dos anos, foram se tornando insensíveis ao Senhor; Ele foi se tornando apenas “algo mais” nas vidas dessas pessoas.
Estamos sendo agredidos pelo mundo anticristão, mas não podemos ser ingênuos. É por isso que precisamos de Jesus na Eucaristia, na oração, por meio das quais nos unimos a Ele. Precisamos adorar o Santíssimo Sacramento, porque é na adoração, principalmente, que vamos limpando o nosso interior, a nossa alma, o nosso espírito violentamente atingido.
Jesus acrescenta algo muito importante para nós: "Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo" (João 12,47). Cristo continua presente neste mundo e fala a ele através de nós. Se não falarmos, Deus não tem meios para falar, pois somos a boca, o coração de Jesus para este mundo.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nono ônibus é queimado em ação de criminosos na região de Sorocaba

Ataque de criminosos desta vez foi em Votorantim, vizinha a Sorocaba. Três homens atacaram o veículo. Motorista foi agredido com coronhada.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

ônibus é o nono queimado na região de Sorocaba em menos de uma semana. (Foto: Mateus Soares/ TV Tem)Ônibus foi o nono queimado na região de Sorocaba em uma semana. (Foto: Mateus Soares/ TV Tem)

Um ônibus foi queimado e totalmente destruído após um ataque de criminosos no bairro São Lucas, em Vororantim, interior de São Paulo. O ataque ocorreu no horário de encerramento do funcionamento da linha Itapeva-Centro, por volta das 23h desta quarta-feira. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar.

Segundo a polícia, um homem pediu para que o ônibus parasse. Ao entrar no veículo, ele rendeu o motorista e o obrigou a deixar dois outros criminosos entrarem com um líquido inflamável. Ao descer, o motorista foi agredido com uma coronhada. De acordo com os Bombeiros, o fogo foi controlado por volta da 01h20 desta madrugada.

O atentado aconteceu na rua Manoel Vicente, no Jardim São Liucas. Este foi o primeiro ataque em Votorantim, mas em Sorocaba, cidade vizinha,  oito ônibus foram incediados após ações criminosas desde a última sexta-feira.

Entenda os ataques na região
O primeiro ataque foi registrado na sexta-feira (23). Cinco homens atacaram o veículo que estava parado no ponto final da linha que atende o bairro Vitória Régia, em Sorocaba.

No domingo (25), um outro ônibus foi incendiado por três criminosos na Avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas de Sorocaba. Segundo informações da Polícia Civil, os homens estavam no ponto final da linha Vila Formosa - Éden. O ônibus chegou ao ponto sem passageiros - apenas com o motorista. No local, o condutor foi rendido por um dos três criminosos que estava armado. Eles entraram no veículo e atearam o fogo.

O pior ataque foi na noite da segunda-feira (26). Mais seis ônibus foram incendiados.Desta vez os ataques foram na garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba) na Avenida Ipanema, zona norte da cidade. Os ônibus faziam parte da massa falida da empresa.

Papa explica como falar de Deus nos tempos atuais

André Luiz
Da Redação

Arquivo

"É importante ajudar todos os membros da família a compreender que a fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda", diz Bento XVI.

A pergunta que ressoa em toda a Igreja nos tempos atuais, fortemente presente no Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, ocorrido no último mês de outubro, também ressoa no coração do Santo Padre.

Na catequese desta quarta-feira, 28, o Papa trouxe respostas acerca das interrogações que surgem mediante a necessidade de anunciar o Reino de Deus “aos corações fechados dos nossos contemporâneos”, conforme expressou Bento XVI.

Acesse:

Para o Papa, o falar de Deus passa pela condição primeira de escutá-lo e comunicar aquilo que o próprio Deus por primeiro comunicou. Além disso, ter claro que o Deus que se quer anunciar não é um Deus abstrato, “uma hipótese, mas um Deus concreto, um Deus que existe, que entrou na história e está presente na história; o Deus de Jesus Cristo como resposta à pergunta fundamental do porquê e do como viver.”

Segundo Bento XVI, a metodologia do anúncio precisa imitar os métodos que o próprio Deus escolheu para comunicar-se ao mundo: a humildade e a simplicidade. “É necessário recuperar a simplicidade”, disse o Papa, e retornar à essência do anúncio: “A Boa Notícia de um Deus que é real e concreto, um Deus que se interessa por nós, um Deus-Amor que se faz próximo de nós em Jesus Cristo..."

Para falar de Deus, explica Bento XVI, é preciso escutá-lo e conhecê-lo; dar-lhe espaço com simplicidade e alegria, colocando-o no centro da comunicação; utilizar com sabedoria a família como lugar primeiro da evangelização; e por fim, mas não menos importante, traduzir na vida, com gestos, palavras e ações concretas o Evangelho que se quer anunciar.

“O nosso modo de viver na fé e na caridade torna-se um falar de Deus no hoje, porque mostra com uma existência vivida em Cristo a credibilidade, o realismo, daquilo que dizemos com as palavras, que não são somente palavras, mas mostram a realidade, a verdadeira realidade.”

Bento XVI encerrou a catequese propondo que o Ano da Fé seja para todos uma ocasião de descoberta de novos caminhos, a nível pessoal e comunitário, para que em cada lugar o Evangelho seja “sabedoria de vida e orientação da existência”.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Amanhã!

casa da cultura

Na próxima quinta-feira, acontece o último Sarau na Casa, que tem acontecido mensalmente na Casa da Cultura de Porto Feliz, com boa participação popular. Seja uma poesia, cantando, interpretando, mas sempre uma noite cultural.

Encontro de palavras e pessoas.

Tema: Celebração

Local: Casa da Cultura de Porto Feliz

Horário: 20 horas

Data: 29/11/2012

Entrada Franca

Participe lendo, cantando, interpretando... Ou prestigiando

Último encontro do ano!

Comemore conosco esse ano cheio de poesia.

Escolhido local da Vigília com o Papa na JMJ Rio2013

Kelen Galvan

Bento XVI virá ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013 no Rio de Janeiro

Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho de 2013, na capital carioca.
O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã desta quarta-feira, 28, durante o
II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.
A informação foi divulgada no site oficial da JMJ e será anunciada durante coletiva de imprensa, que conta com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) e do coordenador geral da JMJ, monsenhor Joel Amado.
Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a
visita do responsável pelas viagens do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano.
A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra com o jovens.
O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 termina nesta quinta-feira, 29. O evento reúne no Rio de Janeiro, desde domingo, 25, cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países.

Papa explica como falar de Deus nos tempos atuais

 

André Luiz

"É importante ajudar todos os membros da família a compreender que a fé não é um peso, mas uma fonte de alegria profunda", diz Bento XVI.

A pergunta que ressoa em toda a Igreja nos tempos atuais, fortemente presente no Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, ocorrido no último mês de outubro, também ressoa no coração do Santo Padre.

Na catequese desta quarta-feira, 28, o Papa trouxe respostas acerca das interrogações que surgem mediante a necessidade de anunciar o Reino de Deus “aos corações fechados dos nossos contemporâneos”, conforme expressou Bento XVI.

Acesse:
.: NA ÍNTEGRA: Catequese do Papa - 28/11/2012

Para o Papa, o falar de Deus passa pela condição primeira de escutá-lo e comunicar aquilo que o próprio Deus por primeiro comunicou. Além disso, ter claro que o Deus que se quer anunciar não é um Deus abstrato, “uma hipótese, mas um Deus concreto, um Deus que existe, que entrou na história e está presente na história; o Deus de Jesus Cristo como resposta à pergunta fundamental do porquê e do como viver.”

Segundo Bento XVI, a metodologia do anúncio precisa imitar os métodos que o próprio Deus escolheu para comunicar-se ao mundo: a humildade e a simplicidade. “É necessário recuperar a simplicidade”, disse o Papa, e retornar à essência do anúncio: “A Boa Notícia de um Deus que é real e concreto, um Deus que se interessa por nós, um Deus-Amor que se faz próximo de nós em Jesus Cristo..."

Para falar de Deus, explica Bento XVI, é preciso escutá-lo e conhecê-lo; dar-lhe espaço com simplicidade e alegria, colocando-o no centro da comunicação; utilizar com sabedoria a famíilia como lugar primeiro da evangelização; e por fim, mas não menos importante, traduzir na vida, com gestos, palavras e ações concretas o Evangelho que se quer anunciar.

“O nosso modo de viver na fé e na caridade torna-se um falar de Deus no hoje, porque mostra com uma existência vivida em Cristo a credibilidade, o realismo, daquilo que dizemos com as palavras, que não são somente palavras, mas mostram a realidade, a verdadeira realidade.”

Bento XVI encerrou a catequese propondo que o Ano da Fé seja para todos uma ocasião de descoberta de novos caminhos, a nível pessoal e comunitário, para que em cada lugar o Evangelho seja “sabedoria de vida e orientação da existência”.

Prefeitura abre inscrições para creches e pré-escolas em Sorocaba

Interessados têm até sexta-feira (30) para se inscrever.
Vagas são para crianças de 0 a 5 anos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Começam nesta quarta-feira (28) as inscrições para vagas em creches e pré-escolas municipais para o ano letivo de 2013 em Sorocaba (SP). As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (30) e podem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, em todas as unidades municipais que possuem educação infantil.

Os pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos devem ficar atentos, pois as inscrições compreenderão também as novas creches e unidades de pré-escola e de ensino fundamental que serão entregues pela Prefeitura de Sorocaba até o início de 2013.

Se a opção dos pais ou responsáveis for por uma das novas unidades, a inscrição deverá ser feita na escola mais próxima da futura instalação, que ainda não está em funcionamento. Para saber quais são as atuais e as novas unidades, acesse o site.

No momento da inscrição para classificação, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos abaixo relacionados.

Pré-escola e creche:
- Documento de identidade do responsável legal (certidão de nascimento original ou Registro Geral – RG)
- Documento de identidade da criança (certidão de nascimento original ou Registro Geral – RG); carteira de vacinação atualizada;
- Comprobatório de residência em Sorocaba (conta de luz, carnês, com nome do responsável legal pela criança).

Para creche, devem apresentar também:
- Carteira profissional (original) dos responsáveis legais; Comprovante de autônomo (recolhimento dos tributos INSS ou ISS ou comprovante de recolhimento MEI) dos responsáveis legais; Comprovante de renda dos responsáveis legais;
- Comprovante de frequência escolar no período diurno - da mãe adolescente emitido pelo diretor da escola de ensino público.
- Todos os interessados têm o direito de se inscrever, independentemente se comprovam trabalho ou não no ato da inscrição.

A lista de classificados será publicada no dia 7 de dezembro nas escolas onde foram feitas as inscrições. Os pais devem efetuar a matrícula nos dias 10 e 11 de dezembro.

Hospital Vera Cruz será administrado pela Prefeitura de Sorocaba, SP

 

Justiça determinou a intervenção do hospital psiquiátrico.
Prefeitura assumirá administração até que pacientes sejam transferidos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Justiça determinou nesta terça-feira (27) a intervenção do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz em Sorocaba (SP). O pedido foi feito por promotores do Ministério Público Federal e Estadual que investigam denúncias de maus-tratos a pacientes.

Com esta decisão, o hospital passa a ser administrado pela prefeitura, ou seja, os donos não poderão mais receber o dinheiro que o governo repassa todos os meses.

saiba mais

O Hospital Vera Cruz já havia sido interditado parcialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e desde agosto foi proibido de receber novos pacientes.

Os 405 pacientes internados na unidade deverão ser transferidos para outros hospitais mas, até que isso aconteça, a Prefeitura de Sorocaba terá de oferecer a estrutura necessária para garantir o atendimento recomendado pelo Ministério da Saúde.

'Música nos Hospitais' chega nesta quarta-feira em Sorocaba, SP

 

Apresentação será realizada na Santa Casa de Misericórdia.
Ação visa levar cultura e alegria para pacientes e acompanhantes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Pacientes, médicos, visitantes e profissionais da saúde da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de Sorocaba (SP), serão contemplados nesta quarta-feira (23), a partir das 14h, com uma apresentação gratuita do programa "Música nos Hospitais". Pela segunda vez na cidade, projeto irá homenagear às mulheres.

No repertório apresentado pela Orquestra do Limiar, formada pelo maestro e médico Samir Rahme e 14 jovens músicos, destacam-se peças de Mozart, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, entre outros autores da música clássica e contemporânea.

O projeto é resultado da parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e uma empresa do setor, que só foi viabilizada através do apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. As apresentações já foram realizadas em mais de 100 instituições hospitalares, beneficiando cerca de 30 mil pessoas pelo país.

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba está localizada na Avenida São Paulo, 750, Vila São Domingos.

Deus espera sua decisão

Quarta-Feira, 28 de novembro 2012

Se você está com sede, não basta colocar água na boca e não engolir. Chega um momento em que é necessário engolir. Se não der um gole, você não mata sua sede e será totalmente inútil ter água na boca. Com a decisão é a mesma coisa. Decidir é uma coisa totalmente pessoal. É você quem decide. Decidir amar, decidir perdoar, depende de você. Na hora em que se decide o Senhor lhe dá a graça e a possibilidade. A graça vem de Deus, mas a decisão depende de você. A graça é acionada por sua decisão de amar e de perdoar. Você decide e Deus opera.
Decido-me a perdoar: "Vem, Espírito Santo, arranca do meu interior toda a raiz da amargura, da decepção, da tristeza, do abatimento e do desânimo. Quero perdoar minha mãe, meu pai, meus irmãos, minhas irmãs. Quero perdoar meus parentes e amigos. Eu me decido a perdoar. Eu me decido a amar. Derrama, Senhor, sobre mim o Espírito Santo e dá-me a graça da decisão de perdoar, de amar. Quero perdoar a pessoa com quem me casei, apesar de tudo aquilo que fez. Quero perdoar todas as pessoas que agora vêm à minha mente. Aqueles que me prejudicaram, me ofenderam e falavam mal de mim, de minha família... Derrama, Senhor, Teu Espírito Santo, para que meu coração seja profundamente curado e que eu possa dizer com a vida: 'Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais...' Eu me decido a amar. Eu me decido a perdoar".
Onde há vontade, existe um caminho. Deus espera sua decisão.

Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib

Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter

 

A Santa Sé anunciou nesta terça-feira, 27, que o Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter.

O lançamento será na segunda-feira, 3 de dezembro, às 11h30, (8h30 - horário de Brasília) na Sala de Imprensa da Santa Sé. Na  Coletiva, também serão apresentadas informações sobre o uso de novas mídias pelo Vaticano.

Participarão da apresentação o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli; o Secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Monsenhor Paul Tighe; o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano, Padre Federico Lombardi; o Diretor do jornal L’Osservatore Romano, Professor Gian Maria Vian; o consultor para a comunicação da Secretaria de Estado, Doutor Greg Burke.

 

Primeiro tweet de Bento XVI, durante lançamento do site de noticias do Vaticano: news.va, em 28 de julho de 2011

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Evangelizar pela arte

Diante do que é belo nos resta a contemplação

 

Por vezes, nem mesmo a carência de necessidades básicas, como a falta de alimento, é capaz de extrair da pessoa a total capacidade de se atentar, ainda que por meros segundos, ao atrativo da beleza plástica, pois existe algo no núcleo dessa beleza que responde a um anseio do coração humano.
Afirma o Catecismo da Igreja Católica (27): “Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar”. Nisso existe a evidência de que a grande busca do ser humano não está na possibilidade de dominar as coisas existentes neste mundo, nem mesmo na saciedade de nossas necessidades primeiras, mas em algo que venha revelar a verdadeira grandeza e essência de nós próprios, também revelando assim nossa sede do transcendente.
Felizmente, no íntimo e no significado de uma obra artística podemos vislumbrar, de alguma forma, O Ser Altíssimo, o Criador que tanto ansiamos, “pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor” (Sb 13,5).
O ápice da beleza está no amor de Deus por nós. Ainda que, nem tudo tenha cunho religioso e possamos apreciar coisas bonitas em todas as áreas, todo belo acaba por indicar O Seu Autor. Por isso devemos, mais do que nunca, nesse tempo de tanta modernidade e tantos meios que podem ser empregados, evangelizar por meio de algo que tanto fala ao coração das pessoas.

A arte é capaz de emocionar e, em seguida, atravessar as nuvens dos sentimentos e aterrizar na terra firme da razão. Pela arte pode-se introduzir nos corações, os valores, a bondade, a misericórdia e nos ensinar como amar sempre mais, pois ela é o veículo que transporta um significado a mais que o simples entretenimento. Quem aprecia a arte aprende com prazer, adquire instrução no momento de descanso

Davi era um homem de guerra (cf. I Rs 5,3), empenhado em lutas e conquistas sangrentas. Poucas vezes, pensamos nesse personagem como um guerreiro, como um general de exército, conhecedor de técnicas de batalha. Imaginamos um menino que, quase numa travessura, deu uma pedrada na cabeça de seu inimigo.

Talvez, numa primeira lembrança, tenhamos até uma imagem amenizada do homem Davi, esquecendo-nos da sua capacidade de dominar e submeter adversários, devido às obras que ele deixou. Ele tocava arpa e era compositor. Grande parte dos Salmos, foi Davi quem nos deixou, ainda orações e cânticos inspirados.
Há um ditado celta que diz: “Nunca dê uma espada a um homem que não sabe dançar”. Ou seja, o homem deve ter motivações nobres dentro de si, antes de, se lhe for preciso, empunhar um objeto assim para lutar pela sua defesa e dos seus.
E a arte ajuda a alimentar tal sentido.
Quantas vezes, nas coisas de Deus, Ele próprio pediu trabalhos artísticos? “Vede, o Senhor nomeou especialmente Beseleel. Encheu-o do Espírito de Deus, de sabedoria, habilidade e conhecimento para qualquer trabalho como fazer projetos, trabalhar com ouro, prata e bronze, lapidar pedras e engastá-las, entalhar madeira e executar qualquer tipo de obra de arte” (Ex 35,30-33).
O significado do esplendor da obra é que “estes estão a serviço daquilo que é a representação e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda: ‘Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado’ (Ex 25, 40)” (Hb 8, 5). Diante de toda mudança, nestes últimos tempos em que o ser humano tem necessidade da verdade, a evangelização pela arte se faz mais que necessária, ela é urgente!
Devemos desenvolver nossa criatividade, cada um com seu talento, sua habilidade, pois há muita coisa que já foi feita para roubar a verdadeira ‘imagem e semelhança’ do homem e da mulher através do que pode encantá-los. “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lc 16, 8).
Como são belos os pés do mensageiro! O Evangelho é belo por sua essência.

Foto

Sandro Ap. Arquejada
blog.cancaonova.com/sandro

Membro da Comunidade Canção Nova, formado em Administração, colunista do Portal Canção Nova, autor do livro: "Maria humana como nós".

Nossa Senhora das Graças

 

Em uma tarde de sábado, no dia 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.
Santa Catarina Labouré relatou assim sua visão: "A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro (...) e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.' Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa.
Formou-se em volta da Santíssima Virgem um quadro oval, no qual em letras de ouro se liam estas palavras que cercavam a mesma Senhora: Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ouvi, então, uma voz que me dizia: 'Faça cunhar uma medalha por este modelo; todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço; as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança.'"
Então o quadro se virou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo da letra M estavam os corações de Jesus e sua Mãe Santíssima. O primeiro cercado por uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas.
A mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças, estendidas para a terra, e a invocação já referida a envolvê-la.
O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da medalha, a que a piedade do povo deu o nome de Medalha Milagrosa, ou Medalha de Nossa Senhora das Graças. A conclusão do inquérito foi a seguinte: "A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e graças singulares obtidos, parecem sinais do céu que confirmam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha".
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa é a mesma Nossa Senhora das Graças, por ter Santa Catarina Labouré ouvido, no princípio da visão, as palavras: "Estes raios são o símbolo das Graças que Maria Santíssima alcança para os homens."

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém.


Rezar 3 Ave-Marias. Depois: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós."

Novas imagens mostram ataques a ônibus em Sorocaba, SP

 

Moradores registraram momento em que veículos pegavam fogo nesta 2ª.
Polícia Civil também divulgou vídeo do primeiro ataque.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Um morador da zona norte de Sorocaba (SP) registrou o momento em que seis ônibus pegavam fogo na garagem da TCS (Transportes Coletivos Sorocaba), na noite desta segunda-feira (26), na zona norte de Sorocaba (SP).

O vídeo, gravado por um cinegrafista amador da janela de um prédio ao lado da garagem, mostra o momento em que os veículos já estavam completamente tomados pelas chamas.

A Polícia Civil também divulgou imagens das câmeras de segurança do primeiro ônibus atacado na cidade, na última sexta-feira (23).

No vídeo, é possível ver a ação dos criminosos desde o momento em que eles invadem o veículo e jogam combustível nos bancos.

saiba mais

Os ataques
Mais seis ônibus foram incendiados por criminosos  em Sorocaba. De acordo com a polícia, o incêndio começou por volta das 23h30 desta segunda. Uma equipe da Guarda Civil passava pela região quando viu a fumaça. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local.

Dos seis veículos, quatro foram totalmente queimados. Outros dois tiveram estragos parciais. Os ônibus estavam desativados, pois faziam parte da empresa Breda, que entrou com pedido de falência na Justiça.

Este foi o terceiro ataque a ônibus na cidade. O primeiro caso foi registrado na sexta-feira (23). Dez criminosos atacaram um ônibus que atendia a linha do bairro Vitória Régia. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de cinco homens atacaram o veículo que estava parado no ponto final, na rua Vitor Cardoso. Os criminosos jogaram combustível no ônibus e atearam fogo. O fogo se restringiu a oito poltronas, localizadas no meio e no fundo do veículo.

Na noite do domingo (25), outro ônibus foi incendiado na avenida Itavuvu, uma das mais movimentadas da cidade, por três homens que renderam o motorista. O veículo ficou totalmente destruído pelas chamas.

Museu das Monções recebe obra emergencial

O importante prédio histórico e cultural está interditado há dois anos por problemas estruturais

O prazo para o encerramento da obra emergencial é de até 80 dias - Por: ALDO V. SILVA

Mais fotos...

César Santana
cesar.santana@jcruzeiro.com.br
(programa de estágio)

Depois de dois anos interditado devido a problemas estruturais, o Museu Histórico e Pedagógico das Monções de Porto Feliz finalmente começa a ser reformado. Na última semana, o espaço que se encontra em condições precárias começou a ser escorado, medida esta que deve evitar que o prédio venha abaixo no período chuvoso do ano por conta de infiltrações. As obras só tiveram início com a intervenção do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que intermediou o contato entre a prefeitura da cidade e a Secretaria Estadual da Cultura, já que o imóvel pertence ao governo do Estado. Além de um fortalecimento das paredes frontais, que também dará sustento ao piso superior, serão realizadas manutenção no telhado e reforma da calha.

Com a remoção do acervo, todo o conteúdo do museu foi levado para um outro local, onde ficará até o término da restauração, mas porém, que não foi especificado pela administração pública de Porto Feliz. O prédio do museu, que tem mais de 150 anos e fica no centro da cidade, além de problemas na estrutura, está com as janelas deterioradas e aspecto de abandono. O Museu das Monções fica na praça Coronel Esmédio, no centro de Porto Feliz e abrigava um acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade.

Patrimônio

O prédio do Museu das Monções foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão com a utilização de madeira, barro e pau-a-pique. O imóvel representa casas de famílias ricas do século XIX e tornou-se "Casa Real" ao abrigar o Imperador Dom Pedro II. O local hospedou ainda o Barão de Caxias.

O casarão foi adquirido pelo Estado somente em 1908, e passou a ser utilizado como grupo escolar até a década de 1960. Já em 1965 o prédio passou a servir como sede para o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, sendo tombado pelo Condephaat em 1982.

Nota oficial

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Cultura infoma que iniciou obra de caráter emergencial no Sobrado Coronel Esmédio, onde funciona o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, após verificar infiltração de água no edifício feito de taipa, em razão das fortes chuvas. A obra, no valor de R$ 167 mil, prevê o escoramento da fachada principal, reentelhamento da cobertura, limpeza e desobstrução dos condutores de águas pluviais, limpeza da calha e verificação das condições de escoamento. O prazo para o término da obra emergencial é de até 80 dias após o início, que aconteceu no último dia 19, mas pode ser estendido em função das condições climáticas. Além disso, o Museu das Monções foi um dos três bens tombados escolhidos para integrar um edital inédito do ProAC (Programa de Ação Cultural) visando à realização de projetos de restauro. O melhor projeto apresentado para o sobrado receberá prêmio de R$ 450 mil. Os projetos inscritos já foram avaliados por uma comissão julgadora e o processo agora está em fase de análise de recursos. O resultado final será homologado pelo Secretário de Estado da Cultura ainda este ano e publicado no Diário Oficial.

Equipes se reúnem para transição de governo em Porto Feliz

 

 

 


Prefeito Cláudio Maffei faz questäo de harmonia no processo de transiçäo a seu sucessor, Levi Rodrigues (Foto: AI/PMPF)

 

A transição de governo dentro da Prefeitura de Porto Feliz foi retomada com a primeira reunião entre a equipe do atual prefeito Cláudio Maffei (PT) e a equipe do futuro prefeito Levi Rodrigues (PSD), que assume a 1º de janeiro de 2013. Para dar início efetivamente ao processo de transição, foi disponibilizada, inclusive, uma sala de reuniões na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável para uso da equipe do futuro prefeito, equipada com computador. Durante o encontro da última quarta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento e também coordenador da transição, João Carlos Esquerdo Júnior, fez a entrega das chaves das salas ao prefeito eleito e liberou o acesso aos membros do próximo governo, sem restrição de horário e sem a necessidade de prévio agendamento.

O prefeito Maffei fez a abertura da reunião. "Este processo de transição é muito importante para que os serviços, obras e projetos tenham continuidade e a população continue sendo atendida", disse o prefeito, que é autor da lei de transição em Porto Feliz (lei 4.701/2009). Maffei também destacou que não medirá esforços para fazer a cidade continuar progredindo durante suas últimas semanas de mandato. "Até 31 de dezembro, nosso governo é responsável pela cidade e pela Administração. Então peço, com muita humildade, que a transição seja respeitada, juntamente com nosso governo e nossos profissionais. Não vou abdicar um dia sequer de trabalho em benefício de Porto Feliz", assegurou.

De sua parte, Levi Rodrigues agradeceu ao prefeito Maffei pelo tratamento dedicado a sua equipe: "Sempre tivemos um respeito mútuo e uma ótima relação, desde que fomos vereadores na Câmara Municipal", afirmou Levi. "Agora, faremos tudo o que for possível para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo", acrescentou.

Na reunião inicial, a equipe da futura Administração teve a oportunidade de sanar algumas dúvidas referentes à situação do atual governo e de seus projetos. O prefeito Maffei lembrou que um relatório de gestão também será fornecido ao futuro prefeito, além de outros documentos que foram solicitados pela própria equipe e outras informações suplementares. Foram agendados ainda os próximos encontros para que sejam discutidas áreas específicas da administração.

O coordenador do processo de transição, João Esquerdo, destacou o andamento dos trabalhos, acentuando que "a transição entre governos é um fato inédito na nossa cidade e surgiu através da iniciativa do Governo Maffei. Estamos construindo este trabalho juntos, passo a passo, sempre tendo o povo de Porto Feliz como nossa principal preocupação".

TRANSIÇÃO - O objetivo da Lei de Transição em Porto Feliz, segundo o prefeito Cláudio Maffei, é propiciar condições para que o prefeito eleito possa receber de seu antecessor todos os dados e informações necessários para implementação do programa do novo governo, bem como informar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração.

A equipe de transição do atual governo é composta por membros do primeiro e segundo escalão da Prefeitura: Regiane Aguiar Silva Bergamo (chefe de Gabinete do Prefeito), Aguinaldo Leite (Secretaria de Governo), Cláudia Meirelles (Secretaria de Saúde), Sandro Marcelo Belo (Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação), Júlio Cesar Bronze (secretário de Educação, Cultura e Esportes), João Carlos Esquerdo Júnior (secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável), Rodnei Bergamo (superintendente do Saae), Sibeli Abreu Alves do Espírito Santo (diretora do Portoprev), José Maria da Costa (procurador do Município) e Maria José da Cunha Piva (diretora de Finanças e Receitas).

O prefeito eleito Levi Rodrigues esteve acompanhado do vice Miguel Arcanjo de Almeida e do seu coordenador de transição, Cleber Bazzo Cuchera, além de outros integrantes de sua equipe.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Centro Paula Souza divulga locais de prova do vestibulinho das Etecs

 

Prova começa às 13h30 do próximo domingo (2) e terá 50 questões.
Etecs oferecem 89 mil vagas no ensino médio, técnico e integrado.

Do G1, em São Paulo

O Centro Paula Souza divulgou, nesta segunda-feira (26), os locais de prova do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2013. As inscrições terminaram no dia 5 de novembro e a prova acontece no próximo domingo (2). O Manual do Candidato também está disponível para download no site.

As Etecs oferecem mais de 89 mil vagas nos ensinos médio, técnico e técnico integrado ao médio. Para o ensino médio são 13.837 vagas. Para o ensino técnico estão disponíveis 63.062 vagas. Outras 2.467 vagas serão abertas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC. O ensino técnico integrado ao médio oferece 12.255 vagas.

Etec realiza pelo segundo ano a Expotec. (Foto: Divulgação / Etec Itararé)Etecs oferecem vagas no ensino médio e técnico
(Foto: Divulgação / Etec Itararé)

Sobre a prova
De acordo com a assessoria do Centro Paula Souza, a prova terá início às 13h30. Os portões serão abertos uma hora antes. Os candidatos deverã levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e um documento com foto original. Serão aceitos a cédula de identidade (RG), a cédula de identidade de estrangeiros (RNE), a carteira nacional de habilitação com foto, um documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros), a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou o passaporte brasileiro.

A prova do vestibulinho terá 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos comuns do ensino fundamental II (de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano).

Segundo o Centro Paula Souza, o gabarito será divulgado a partir das 18h do domingo pela interner, nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.

Pq. Nossa Senhora Aparecida celebra festivamente Solenidade de Cristo Rei!

 DSCF5960 DSCF5963 DSCF5987 DSCF5997 DSCF6031 DSCF6033 DSCF6043 DSCF6046 DSCF6052 DSCF6071 DSCF6077 DSCF6079 DSCF6085 DSCF6124 DSCF6125 DSCF6126 DSCF6127 DSCF6128 DSCF6130 DSCF6186 DSCF6194 DSCF6216 DSCF6226 DSCF6248 DSCF6253

Aconteceu neste domingo, 25, a celebração da solenidade Cristo Rei, momento litúrgico que a igreja proclama Jesus Cristo Rei do Universo e encerra o ano litúrgico (que é a marcação do tempo da vida da Igreja ao longo do ano – por exemplo: nascimento de Jesus, Semana Santa, Pentecostes, Corpus Christi, padroeiros etc.). Demonstrou alegria pelos que vieram participar nesta tarde, ao todo 138 pessoas. As músicas animadas pela banda Tua Face.

O pároco Washington P. Ribeiro, falou do encerramento do ano Litúrgico, destacando que é diferente do encerramento do ano civil e que o motivo desta reunião é refletir e confraternizar sobre este ano litúrgico de 2012. O sacerdote conduziu momentos de oração com a invocação do Espírito Santo e da intercessão de Nossa Senhora. Também fez acolhida a cada comunidade, pastoral e movimentos com representantes presente nesta tarde de encontro.

Justificou importância deste encontro, ensinando que é importante celebrar o ensinamento de mais um ano litúrgico, onde a paróquia percorreu diversos momentos litúrgicos como a celebração dos padroeiros, Semana Santa, surgimento da Pastoral da Acolhida, início da nova comunidade São Miguel Arcanjo, reativação da comunidade Rosa Mística.

Palestra “Importância, missão e papel dos leigos”

Comentou que a Igreja cada vez mais se volta para a importância, missão e papel dos leigos na evangelização. O campo de ação dos leigos tem crescido continuamente dentro da Igreja. O primeiro catequista são os pais, a Igreja doméstica “a nossa paróquia tem uma característica muito mais laical do que sacerdotal’. A “família é escola de Fé” por isto ela deve ser santuário, promovendo justiça, sendo local de Fé.

Padre Washington elogiou a dedicação dos leigos, estimulou a todos seguirem firmes no apostolado de leigo, servindo a Jesus Cristo e amando ao seu próximo. Os leigos ajudam na santificação da Igreja quando eles colaboram com a construção do Reino e a evangelização.

Missa
Igreja cheia para esta solenidade. Em sua homilia o sacerdote reconheceu, valorizou e estimulou a todos fazerem parte da Igreja, o “apostolado dos leigos é muito importante” afirmou. Pe. Washington conduziu um lindo momento de Ação de Graças, levando todos a agradecerem a Deus por os momentos vividos em comunidade.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus foi coroada, recebeu manto e flores, momento conduzido pelo Apostolado da Oração! Após o ofertório cada representante de comunidade e agentes de pastorais e movimentos levaram tijolos e construíram uma igreja, simbolizando a ação dos leigos. A missa foi encerrada com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, queima de fogos e confraternização entre todos.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Porto Feliz recebe fraternidades franciscanas para planejamento 2013

 DSCF5885 DSCF5886 DSCF5887 DSCF5888 DSCF5889 DSCF5890 DSCF5891 DSCF5892 DSCF5893 DSCF5894 DSCF5895 DSCF5896 DSCF5897 DSCF5898 DSCF5899 DSCF5900 DSCF5901 DSCF5903DSCF5915

Aconteceu neste domingo, 25, a Reunião de Planejamento do 4º Distrito Regional Sudeste III, reunindo as fraternidades franciscanas, mobilizando os ministros e vice-ministro. O intuído da reunião é para planejar as atividades do ano de 2013, montando uma agenda anual que inclua as atividades de todas as fraternidades franciscanas.

Estiveram presentes as fraternidades de:

Itu – Fraternidade São Luiz Bispo de Tolosa

Sorocaba – Fraternidade Santa Maria dos Anjos; Bom Jesus dos Aflitos; Nossa Senhora Aparecida;

Itapetininga – Fraternidade São João Batista;

Itapeva – Fraternidade São Francisco de Assis;

Itaporanga – Fraternidade São Conrado de Parzan;

Porangaba – Fraternidade Santo Antônio;

Porto Feliz – Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe;

Presença da ministra regional do quarto distrito – Denize Marun Gusmão, OFS,  mais a conselheiras Hermínia Santucci, OFS, e Leonilda Martinez,OFS. Elas conduziram os trabalhos de elaboração do planejamento da agenda 2013 ( encontros, formação, capítulos etc). A reunião encerrou com orações e almoço preparado pela fraternidade porto-felicense. Os participantes elogiaram o Centro Comunitário Paroquial que tem sido continuamente revitalizado pela paróquia N. Sra. Mãe dos Homens.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação