Aconteceu neste domingo, 25, a celebração da solenidade Cristo Rei, momento litúrgico que a igreja proclama Jesus Cristo Rei do Universo e encerra o ano litúrgico (que é a marcação do tempo da vida da Igreja ao longo do ano – por exemplo: nascimento de Jesus, Semana Santa, Pentecostes, Corpus Christi, padroeiros etc.). Demonstrou alegria pelos que vieram participar nesta tarde, ao todo 138 pessoas. As músicas animadas pela banda Tua Face.
O pároco Washington P. Ribeiro, falou do encerramento do ano Litúrgico, destacando que é diferente do encerramento do ano civil e que o motivo desta reunião é refletir e confraternizar sobre este ano litúrgico de 2012. O sacerdote conduziu momentos de oração com a invocação do Espírito Santo e da intercessão de Nossa Senhora. Também fez acolhida a cada comunidade, pastoral e movimentos com representantes presente nesta tarde de encontro.
Justificou importância deste encontro, ensinando que é importante celebrar o ensinamento de mais um ano litúrgico, onde a paróquia percorreu diversos momentos litúrgicos como a celebração dos padroeiros, Semana Santa, surgimento da Pastoral da Acolhida, início da nova comunidade São Miguel Arcanjo, reativação da comunidade Rosa Mística.
Palestra “Importância, missão e papel dos leigos”
Comentou que a Igreja cada vez mais se volta para a importância, missão e papel dos leigos na evangelização. O campo de ação dos leigos tem crescido continuamente dentro da Igreja. O primeiro catequista são os pais, a Igreja doméstica “a nossa paróquia tem uma característica muito mais laical do que sacerdotal’. A “família é escola de Fé” por isto ela deve ser santuário, promovendo justiça, sendo local de Fé.
Padre Washington elogiou a dedicação dos leigos, estimulou a todos seguirem firmes no apostolado de leigo, servindo a Jesus Cristo e amando ao seu próximo. Os leigos ajudam na santificação da Igreja quando eles colaboram com a construção do Reino e a evangelização.
Missa
Igreja cheia para esta solenidade. Em sua homilia o sacerdote reconheceu, valorizou e estimulou a todos fazerem parte da Igreja, o “apostolado dos leigos é muito importante” afirmou. Pe. Washington conduziu um lindo momento de Ação de Graças, levando todos a agradecerem a Deus por os momentos vividos em comunidade.
A imagem do Sagrado Coração de Jesus foi coroada, recebeu manto e flores, momento conduzido pelo Apostolado da Oração! Após o ofertório cada representante de comunidade e agentes de pastorais e movimentos levaram tijolos e construíram uma igreja, simbolizando a ação dos leigos. A missa foi encerrada com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, queima de fogos e confraternização entre todos.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz