quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween vs Dia de Todos os Santos

 

Vivemos no Ocidente um período de grave crise de identidade. Basta olhar para nossas cidades, outrora vilas, como a de São Vicente que iniciou este país, cujo primeiro nome foi Terra de Santa Cruz, para percebermos como o Cristianismo está entranhado à nossa história. No Centro de qualquer cidade brasileira, altaneira está a Cruz, pois a Cidade se desenvolveu em torno da Igreja. Assim, o primeiro monte avistado recebeu o nome de “Pascoal” porque fora avistado na Páscoa Cristã, um de nossos estados recebeu o nome de Santa Catarina, e o estado do Sudeste que é coração econômico deste país, homenageia o Apóstolo São Paulo, por isso o homônimo.

Por que faço ao estimado leitor esta reflexão? Porque hoje, esquecendo-se do passado, muitos de nossos representantes teimam em abolir a Cruz das repartições públicas, até pensam, em Sorocaba, em retirar o tótem que traz a mensagem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, mas não hesitam em ceder ao imperialismo norte-americano com seus símbolos e folclores como um sinal de superação e de progresso. Hoje, uma abóbora com uma carranca pitoresca (símbolo do Halloween) é mais aceita do que a Cruz, símbolo pilar da Civilização Ocidental.

Por que valorizar um costume estrangeiro como se fosse mais nobre, se temos tantas riquezas culturais e nossa identidade própria, bem como nossos famosos “causos” contados a nós por nossos pais à luz de vela, quando a energia elétrica findava por alguns instantes, ou mesmo antes desta existir?

O Halloween chegou-nos dos Estados Unidos da América e, hoje, é celebrada em toda a Europa no 31 de Outubro. Esta comemoração veio dos antigos povos bárbaros Celtas, que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos. Estes povos realizavam as colheitas nesta época do ano e, segundo um antigo ritual, para eles os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante essa noite, e queriam, entre outras coisas, alimentar-se e assustar as pessoas. Então, os Celtas costumavam vestir-se com máscaras assustadoras para afastar esses espíritos. Este episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, e os povos que aí viviam converteram-se ao Evangelho, transformando este ritual pagão numa festa religiosa.

Em lugar de se honrar espíritos e forças ocultas, este povo começou a honrar os santos, então, a Festa (pela influência dos irlandeses) ganhou o nome de “All Hallows Evening”, em bom inglês ipsis literis: “Todos os Santos da tarde”, ou seja das vésperas da Festa Cristã de Todos os Santos. Com o tempo, a festa popular voltou a enaltecer os chamados “espíritos decaídos” ou “condenados”.

Atualmente, o Halloween é celebrado no dia 31 de Outubro também no Brasil, justamente na véspera da Festa Católica de Todos os Santos. A Primeira é a “Festa dos Mortos”, onde pessoas se vestem de vampiros, bruxas ou zumbis, ou se formos mais francos, de “fracassados”. Vide o fato de que “zumbi” é uma espécie de morto-vivo cujos membros em putrefação caem do corpo, vampiros são seres (segundo a lenda) amaldiçoados pelo demônio…(muito sintomático o fato de nossos adolescentes se identificarem tanto com eles e seus romances contemporâneos) e por aí vai o disparate “cultural”.

Já a festa paralela “De todos os Santos” é a Festa de homens e mulheres que de tão bons que foram em tudo o que fizeram nao viram seu nomes desaparecerm nem mesmo com a morte. Até hoje são lembrados, estimados, valorizados porque não fracassaram diante dos desafios da vida, mas foram vencedores. Assim, caro leitor, o pai e a mãe podem escolher se realmente desejam que seu filho se vista de um “morto-vivo”, um “amaldiçoado”, ou um santo vitorioso que nos incentiva com a vida e a morte a irmos além.

Quem dera que vestíssimos nosso filhos de santos, ou de verdadeiros heróis, e não de decadentes. Se quem sabe, seguíssemos aquela antiga música brasileira que cantarolávamos: “meu filho vai ter nome de Santo”… utopia? Talvez!

Nossos irmãos, os colonizadores patrícios, tem um saudável costume nesta época. Em Portugal, no Dia de Todos os Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. Em tempos, as crianças, quando pediam o Pão por Deus, recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs, frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos. É costume, em algumas regiões, os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’. Mas hoje, caro leitor, vivemos num tempo em que bons costumes não pegam!

Em suma, hoje infelizmente perdemos a cada dia nossa identidade, nossa história, nosso folclore e preferimos o Halloween: Festa da morte, e não o “Todos os Santos”: Festa da Vida.

Padre Wagner Lopes Ruivo

Pároco da Paróquia São José Operário

Bacharel em Filosofia e Teologia

Em nossa fraqueza necessitamos da Eucaristia

Quarta-Feira, 31 de outubro 2012

A Eucaristia é o mistério da pobreza. Nela Jesus Cristo se mostra numa extrema pobreza, vindo do céu em auxílio à nossa pobreza.
Em todos os momentos em que a Igreja foi abatida pela heresia, o Senhor a socorreu, pois esta, muitas vezes, ficou totalmente enfraquecida e necessitada. Pois quando isso acontece, a força do inferno é que vem para feri-la [Igreja] e tentar solapar os seus fundamentos. Mas o próprio Jesus afirma: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16,18).
Ainda hoje o céu continua a vir em auxílio à nossa pobreza todos os dias em que Jesus se dá a nós na Eucaristia. Necessitamos dela a cada dia por causa das nossas dúvidas, da fraqueza de nossa fé e para que nos firmemos no caminho de Deus e em Seus mandamentos. Ela [Eucaristia] é uma necessidade para nossas misérias; e mesmo como nossos pecados, não deixamos de ser filhos de Deus. A Igreja continua sendo mãe e continuamos sendo filhos. Ela não põe ninguém para "fora de casa", não faz nenhum julgamento e não condena ninguém como réu.
Como a Igreja, nós também precisamos ser cheios de misericórdia, por isso, necessitamos da Eucaristia.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib

Novas Tecnologias e Vida Consagrada: saiba mais sobre o assunto

 

André Luiz
Da Redação

CRB

As novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar as formas de dialogar e até os métodos de formação, diz Irmã Joana Puntel

Em meio à pluralidade das novas tecnologias e ao estilo de vida virtual do homem contemporâneo, a Igreja Católica busca encontrar um espaço adequado com o qual possa usufruir destas novidades tecnológicas para semear o Reino de Deus.

Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem entre os dias 1º e 4 de novembro de 2012, um Seminário de Comunicação que visa discutir o tema: “Novas Tecnologias, Novas Relações na Vida Consagrada: desafios culturais e perspectivas.”

A palestra de abertura do evento será feita pela Irmã Joana Terezinha Puntel, da Congregação das Irmãs Paulinas. A religiosa, que  também é professora universitária, explicou que a palestra busca localizar e situar a vida consagrada que está na Igreja, que está nessa sociedade, na qual precisa desenvolver a sua evangelização. A palestra servirá também como tentativa de compreensão da forma como estas novas tecnologias geram novas relações e, portanto, afetam a vida consagrada.

“São novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar as formas de dialogar e até os métodos de formação. Afinal, existe uma nova maneira de aprender, de ensinar, de compreender as coisas e, isto diz respeito à vida consagrada, à vida de religiosos e religiosas que estão a todo momento em contato com essa sociedade”, destaca Irmã Joana.

Para a Irmã, não basta utilizar os novos instrumentos, mas é necessário um mergulho na cultura midiática. “A nós cabe voltar a atenção para o que está acontecendo com o ser humano ao fazer uso e ao estar nessas redes sociais. Afinal, Jesus veio para salvar as pessoas, não aos maquinários. Portanto, é necessário saber o que está acontecendo com a juventude e as demais pessoas que estão se relacionando de forma diferente do que poderíamos imaginar quatro ou cinco anos atrás. Por isso é fundamental mergulhar na cultura, no seu sentido antropológico”. 

Desafios

Conhecer a cultura, segundo Irmã Joana, é um dos principais desafios para a Igreja, que tem buscado fazer-se presente no uso das novas tecnologias. É preciso que a Igreja entre neste meio também colaborando, principalmente com a juventude, para que ela compreenda o que vem a ser essa cultura virtual. 

Outro desafio citado pela Irmã é o risco de cair na superficialidade. Logo, seria necessário um aprofundamento cultural e antropológico da sociedade, buscando uma inovação dos métodos pastorais.

“A comunicação passa por uma mudança na sua própria natureza. Ou seja, aquela forma unilinear de se comunicar e de se passar um conteúdo sofreu mudanças. Isso implica na adequação à interatividade, à interconexão e etc. Estes são aspectos e posturas com os quais nós, Igreja, não estamos habituados. Portanto, é necessária a adequação”.
Igreja e novas tecnologias

Irmã Joana também lembra o que disse o Papa Bento XVI em relação à autenticidade nas novas tecnologias. “É necessária uma formação para a liberdade responsável e para a formação humana, que fale da maneira cristã de se estar nas redes. A presença do cristão nas novas tecnologias precisa ser um reflexo daquilo que ele, de fato, é no seu interior”, lembrou a religiosa.
O incentivo à inserção da Igreja nos novos meios de comunicação parte de Bento XVI, especialmente em sua mensagem para o
Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, quando diz: “Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus.”

O Seminário de Comunicação pretende reunir na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP), cerca de 200 pessoas, entre elas: consagrados e consagradas jovens, formadores, estudantes de Teologia e Filosofia, Superiores Maiores e Coordenadores de Comunidade.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site: www.crbnacional.org.br

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Inscrições para vestibulinho das Etecs serão reabertas

 

Novo prazo começa a partir desta terça-feira (30) e vai até 5 de novembro.  Medida ocorre porque houve congestionamento no site no último dia.

Do G1, em São Paulo

 

O Centro Paula Souza reabre nesta terça-feira (30) as inscrições do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2013. Os alunos terão até as 15h de segunda-feira (5) para se inscrever. O valor da taxa é de R$ 25 e a prova será no dia 2 de dezembro.

Segundo a assessoria de comunicação do Centro Paula Souza, a decisão foi tomada em razão do grande número de acessos ao site no último dia das inscrições, em 25 de outubro.

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet, pelo site do Vestibulinho Etec. Para efetiva-la é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato também está disponível para download no site.

As Etecs oferecem mais de 89 mil vagas nos ensinos médio, técnico e técnico integrado ao médio. Para o ensino médio são 13.837 vagas. Para o ensino técnico estão disponíveis 63.062 vagas. Outras 2.467 vagas serão abertas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC. O ensino técnico integrado ao médio oferece 12.255 vagas.

HOJE A NOITE: entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”

olair coan

A Prefeitura fará a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”, que homenageia os profissionais que se destacaram da Educação em Porto Feliz durante o último ano. Anualmente, são premiados dois funcionários da rede de Educação – envolvendo as escolas públicas municipais e estaduais, além das unidades particulares. Os próprios trabalhadores das escolas elegem os vencedores.

Às 19h no Espaço Cultural "Olair Coan", o Instituto Sonorum irá se apresentar na noite de entrega de Premiação para os vencedores do Prêmio "Pedro José Moreau", Olimpíadas de Língua Portuguesa e Olimpíada de Astronomia e Astronáutica - um evento da 4ª Semana da Leitura promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Porto Feliz.

Enquete JMJ : Mais de um milhão de votos, que podem não valer nada...

 

 

 

É triste mas é verdade...
 

Orientados por um Técnico em Informática, de grande credibilidade na arquidiocese, a nossa equipe reuniu-se nesta manhã para trocarmos ideias sobre a enquete e a dura decisão a ser tomada. Embora ainda não tenhamos em nosso sistema a ferramenta que possibilita identificar o IP onde foi feita a Fraude, a grande disparidade entre o número de acessos ao site, e os números da votação, são mais que suficientes para desclassificarmos a Juventude da Paróquia Sãop Gaspar e dar a vitória á Paróquia Santa Maria dos Anjos.

Como Igreja, a Ética deve ser nosso maior testemunho

Está em jogo a credibilidade da enquete e do trabalho da nossa pascom, responsável pelo Jornal Terceiro Milênio e pelo site arquidiocesano, uma omissão da nossa equipe, nessas alturas do campeonato, porá em risco a seriedade do nosso trabalho, e a enquete da JMJ, que tem tudo para ser um estrondoso sucesso, será na verdade um grande fiasco, pois as lideranças sérias da nossa juventude, não irão participar, como já está acontecendo nessa votação, com a Galera da Santa Maria dos Anjos, que simplesmente parou a votação, ao perceber que do outro lado não há jovens em uma competição sadia, mas apenas uma máquina fria, automatizando e acelerando a votação.

A nossa equipe pensou até em repetir a enquete por cinco dias com os três primeiros classificados, mas isso comprometeria a tabela dos grupos de Sorocaba, com as enquetes já agendadas, e não teríamos tempo hábil para a grande final.

Decisão será hoje a tarde...

A decisão só será tomada ao final da tarde, até as 18 h. pois estamos a espera de algum fator novo que possa alterar a decisão previamente tomada, se nada de novo ocorrer, se nenhuma informação nova chegar, no e-mail cruzsm@uol.com.br ou do TM, jtmsor@terra.com.br até aquele horário, iremos proceder conforme o informado, para salvaguardar a boa imagem do site e do TM.

Gostaríamos imensamente que as lideranças da juventude das duas paróquias se manifestassem sobre o assunto, para que a nossa decisão não soe como arbitrária.

Só nas últimas horas houve um acréscimo de mais de 400 mil votos. Onde estão esses números no acesso ao site? Veja o quadro abaixo e entenda a Falcatrua, os números não aparecem porque são automatizados.

Números da Votação subindo vertiginosamente

Números da votação dos principais concorrentes posição 30 de outubro 10h

São Gaspar - 1.029.745 votos

Santa Maria 147.063 votos

São Bento 87.470 votos

fonte: Pascom Arquidiocesana

 

Pascom Porto Feliz
A muita luta, já conquistamos 3 capas do jornal Terceiro Milênio, e por alguns motivos a Pascom não se empenhou mais em outras enquetes:

Paróquias populosas versus paróquias menores;

Sinais de votação através de programas repetidores de ação;

Revezamento – necessidade de outras paróquias ganharem;

 

Um bom caminho para não viciar em enquetes (disputas), seria a avaliação qualitativa, como redação, desenhos, obras sacras, eventos, mutirão de arrecadação de donativos... etc. Para então se encontrar um ganhador qualificado para ocupar a capa!

Moradora de Araçoiaba da Serra, SP, fala sobre a passagem do Sandy

 

Publicitária está na cidade de Alexandria, na Virgínia. Passagem do furacão foi na madrugada desta terça-feira (30).

Luana Eid Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

"Por mais que todos tentassem me tranquilizar, fiquei com muito medo". Foi assim que se sentiu a publicitária Juliana Alves, de Araçoiaba da Serra (SP), que está na cidade de Alexandria, no estado da Virgínia, e que foi atingida pelo furacão Sandy na madrugada desta terça-feira (30). A jovem de 24 anos está na cidade desde maio deste ano para um intercâmbio.

 

Juliana contou ao G1 como foi a preparação para passar pela experiência. "Desde sexta-feira estávamos estocando comida, água e bateria, pois não sabíamos quais seriam as consequências. No domingo fui para Washington, capital dos Estados Unidos, e lá só falavam disso. As opiniões estavam divididas. Algumas pessoas com muito medo, outras achando que não seria tão trágico. Agora, sabemos que o pior já passou", conta, aliviada.

A maior preocupação de Juliana era não conseguir contato com os seus pais, que estão em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo. "Meu medo era que a energia fosse interrompida e eu não conseguisse avisá-los sobre a situação aqui. O tempo todo fiquei mandando mensagens para tranquilizá-los", disse.

A cidade em que a publicitária está não foi tão castigada pela tempestade, mas o transporte ainda está interrompido. As aulas da especialização em Marketing que Juliana faz, assim como as de escolas regulares, estão suspensas. Segundo a jovem, a situação deve ser normalizada nesta quarta-feira, 31. "Quero aproveitar a internet para tranquilizar meus amigos e familiares, e dizer que estou bem e aliviada. Como disse, o pior já passou", comemora Juliana.

Moradora de Araçoiaba da Serra está na região dos EUA por onde passou Sandy (Foto: Reprodução/TV Tem)Moradora de Araçoiaba da Serra está na região dos EUA por onde passou Sandy (Foto: Reprodução/TV Tem)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lágrimas, dor e compunção na reabertura da Gruta de Lourdes

 

 


Lágrimas, emoção, dor, compunção marcavam os rostos dos peregrinos que se apinhavam ordeiramente nas defesas montadas pelo serviço de ordem do santuário de Lourdes.
Ali aguardavam pacientemente o momento em que poderiam se aproximar de novo até a abençoada Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardette.
O fato é que o entusiasmo e o esforço de bombeiros, técnicos, voluntários, responsáveis a vários níveis permitiu que a Gruta fosse reaberta aos fiéis antes do dia anunciado.
A violência da enchente que submergiu a Gruta sob 1,5 metros de água suja, entulho, galhos e lixo era bem a figura da enchente de pecados, ofensas e blasfêmias que o mundo despeja – por vezes, oh dor! até por parte de maus eclesiásticos – sobre Nossa Senhora e a Igreja Católica.
Entretanto, Nossa Senhora ficou ali protegendo sua Gruta.
Assim que as águas desceram, viu-se que nada de irreparável acontecera.
Era preciso, isso sim, um trabalho exigente, metódico e intenso para limpar e repor tudo em seu lugar.
Veja como foi no vídeo anexo
Para esta tarefa, bombeiros, técnicos e voluntários puseram mãos à obra com admirável empenho.
Bem mais rápido do anunciado tudo estava pronto para a reabertura.
Peregrinos de países remotos como Filipinas ou Argentina – queremos achar que do Brasil também – ou de países próximos como Itália e França ingressaram na área da Gruta com grande ordem e respeito na hora que a entrada foi autorizada.

PAT de Porto Feliz oferece 8 vagas de emprego

 

Foto

Há vagas para costureiras

 

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Porto Feliz está, nesta semana, com oferta de oito vagas de emprego. Confira as vagas:
- Empregada domestica: experiência e referência idade acima de 30 anos
- Escrita fiscal e contábil: com experiência
- Cortador de tecidos: com experiência
- Ajudante geral: auxiliar no corte
- Costureiras: máquina reta e overloque
- Modelo de prova com as medidas: altura 1.70, quadril 98, cintura 68, busto 88, requisitos: ensino médio completo ou cursando moda, idade entre 18 e 50 anos
- Vendedor: 2º grau completo, curso informática, ambos os sexos
- Frentista: ambos os sexos
Para encontrar mais vagas de emprego, os interessados devem acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br.
Ao comparecer ao PAT, leve sempre carteira de trabalho, RG e CPF. O posto fica no Paço Municipal, na rua Ademar de Barros, 340, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1206.

Pannunzio é eleito prefeito de Sorocaba

Candidato do PSDB teve 51,04% dos votos contra 48,96% de Renato Amary (PMDB) AGÊNCIA BOM DIA

O PSDB, o maior detentor de prefeituras no estado de São Paulo, teve a vitória mais apertada no segundo turno paulista. Em Sorocaba, o tucano Antônio Pannunzio conseguiu 51,04% dos votos, contra 48,96% de Renato Amary (PMDB). Com a vitória, os tucanos continuam comandando uma das cidades mais importantes de São Paulo.

O resultado deste domingo (28) também marca uma virada. Na pesquisa Ibope/TV TEM, o candidato do PSDB começou atrás no segundo turno. Já o Instituto Solis, até o último momento, dava vitória de Amary.

Paróquia N. Sra. Aparecida realiza encontrão jovem!!

DSCF3165 DSCF3176 DSCF3213 DSCF3248 DSCF3250 DSCF3251 DSCF3252 DSCF3253 DSCF3255 DSCF3256 DSCF3263 DSCF3275 DSCF3276 DSCF3277 DSCF3278 DSCF3284 DSCF3285 DSCF3294 DSCF3306 DSCF3307 DSCF3358 DSCF3364 DSCF3370 DSCF3374 DSCF3403 DSCF4690 DSCF4733 DSCF4734 DSCF4735 DSCF4736 DSCF4737 DSCF3123 DSCF3133 DSCF3152
Neste domingo, 28, aconteceu o sonhado encontrão jovem da paróquia Nossa Senhora Aparecida. "Já fazia um bom tempo que estivemos desejando realizar este encontro" dizia o pároco Pe. Washington P. Ribeiro.
As atividades começaram com o café da manhã realizado na matriz N. Sra. Aparecida, organizado pela equipe de cozinha, que em seguida de ônibus foram conduzidos até a comunidade N. Sra. Aparecida que fica no Campo Largo, na zona rural.
Cerca de 130 pessoas estiveram participando, entre equipe de cozinha, jovens do grupo de oração jovem Mensageiro da Paz, banda Tua Face, além dos jovens que vieram das diversas comunidades da paróquia N. Sra. Aparecida.

Programação
Um grupo de oração jovem foi realizado com a juventude, tendo as músicas, oração e muito louvor. O anúncio da palavra de Deus foi feito pelo jovem e coordenador da juventude carismática de Porto Feliz, Vinícius Ribeiro Bagattine. Ele abordou sobre a questão do Tempo, e como o jovem tem usado o seu tempo, encerrou sua participação testemunhando suas vivencias familiares.
Padre Washington marcou presença na Adoração ao Santíssimo Sacramento e presidindo a santa missa. Após o almoço, foi tempo livre para práticas esportivas, gincanas e muita alegria com músicas e danças animadas pela banda Tua Face.
Fotos: Felipe Miranda e Lucas Araújo/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

domingo, 28 de outubro de 2012

Porto Feliz promove Semana de Incentivo à Leitura

 

Foto

Alunos da EMEF Vilma Fernandes visitaram a Cidade dos Velhinhos

 

Nesta semana, a Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza a 4ª Semana de Incentivo à Leitura em todas as escolas do município. Diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de aumentar o hábito da leitura e da escrita entre os alunos e a comunidade em geral.
Na EMEF Coronel Esmédio, no Centro, os alunos programaram visitas à Biblioteca Municipal e ao 1º Festival Literário de Porto Feliz, o Fliporto, promovido pelo Grupo Sarau na Casa. O festival tem por objetivo incentivar e valorizar a criação literária e promover a revelação de poetas porto-felicenses. De acordo com a direção da escola, as crianças também foram incentivadas a criar hábitos de leitura durante o recreio, além de reforçar outras atividades que são realizadas semanalmente na unidade.
A EMEF Vilma Fernandes Antonio, no Jardim Vante, organizou uma visita dos estudantes à Cidade dos Velhinhos. As crianças fizeram a leitura de contos do escritor Machado de Assis e conversaram com os idosos da entidade.
A EMEF Domingos de Marco, no Bepim, realizou saraus com o tema “Porto Feliz e a Literatura”, que contou com a participação dos escritores porto-felicenses Samantha Holtz, autora do romance “O Pássaro”, e Eduardo Juliano Bello, autor da obra infanto-juvenil “As Aventuras do Palhaço Sardinha”.
A Semana de Incentivo à Leitura foi criada pelo prefeito Cláudio Maffei em julho de 2008 através da Lei Municipal nº 4.609. Ela acontece sempre na semana próxima ao Dia Municipal do Livro, comemorado em 29 de outubro. O prefeito Maffei inclusive participou da Semana da Leitura deste ano. No dia 23 de outubro, Maffei esteve na EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, na Água Branca, quando falou aos estudantes sobre seu livro de poesias “Palavras do Sertão” (lançado em 2011) e também sobre a importância e o prazer da leitura.


Premiações
Na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a Prefeitura fará a entrega do prêmio “Pedro José Moreau de Educação 2012”, que homenageia os profissionais que se destacaram da Educação em Porto Feliz durante o último ano. Anualmente, são premiados dois funcionários da rede de Educação – envolvendo as escolas públicas municipais e estaduais, além das unidades particulares. Os próprios trabalhadores das escolas elegem os vencedores. O prêmio foi criado através da Lei 4.658, de dezembro de 2008. O evento acontece no Espaço Cultural “Olair Coan” (rua João Gastardelli, nº 38, bairro Água Branca), às 19 horas.
Na ocasião, serão premiados ainda os alunos vencedores da fase municipal da das Olimpíadas de Língua Portuguesa em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Artigos de Opinião e Crônica. Os textos vencedores seguirão para a fase estadual da competição.
Além disso, também serão homenageados os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que c
onquistaram 44 medalhas para Porto Feliz, entre ouros, pratas e bronzes, e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual a cidade conquistou uma prata e um bronze.


Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal de Porto Feliz atualmente possui um acervo com cerca de 20 mil títulos, registrando a frequência de cerca de 1.200 usuários todos os meses, entre pessoas que vão até o local para emprestar livros ou fazer leituras e pesquisas.
O funcionamento da Biblioteca Municipal é de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. O endereço é Praça Coronel Eugênio Motta, 86, no Centro da cidade.

Evangelho do dia!

 

Ano B - Dia: 28/10/2012

Jesus cura o cego Bartimeu
Mc 10,46-52


Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar:
- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!
Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais:
- Filho de Davi, tenha pena de mim!
Então Jesus parou e disse:
- Chamem o cego.
Eles chamaram e lhe disseram:
- Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.
- O que é que você quer que eu faça? - perguntou Jesus.
- Mestre, eu quero ver de novo! - respondeu ele.
- Vá; você está curado porque teve fé! - afirmou Jesus.
No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

São Judas Tadeu


São Judas Tadeu
Apóstolo
Século I

28 de outubro
São Judas Tadeu

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.
Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.
Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.
Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.
Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens.
Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.
Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.
A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

sábado, 27 de outubro de 2012

“A Igreja é Igreja de todos os povos”, diz Bento XVI

 

Jéssica
Da Redação

Arquivo

'A Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja de Pentecoste', disse o Papa

O Papa Bento XVI participou neste sábado, 27, da 22º e última congregação geral da 13º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Na ocasião, foi votado e apresentado o elenco final das proposições. Ao tomar a palavra, Bento XVI lembrou o caráter universal da Igreja, o que também é uma bela expressão do Sínodo dos Bispos.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Palavras do Papa no término do Sínodo
.: Todas as notícias do Sínodo dos Bispos
O Papa explicou que o anúncio de um novo Consistório, para 24 de novembro, é para completar aquele realizado em fevereiro deste ano. Sua intenção foi exprimir justamente essa universalidade da Igreja.
“... a Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja de Pentecoste; não Igreja de um Continente, mas Igreja universal. Esta era propriamente a minha intenção, de exprimir este contexto, esta universalidade da Igreja; é também a bela expressão deste Sínodo”.
O Papa contou que, para ele, foi muito edificante, reconfortante e encorajante ver durante o Sínodo esse espelho da Igreja universal, que conta com a presença do Senhor também nos momentos difíceis.
Antes dos agradecimentos, Bento XVI anunciou uma mudança: a responsabilidade pelos Seminários, que até então era da Congregação para a Educação Católica, foi transferida para o Clero e a competência sobre as Catequeses foi passada ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Depois de muito rezar e refletir, tais mudanças foram feitas, segundo explicou o Pontífice, a partir do contexto das reflexões do Sínodo e o término de um caminho de reflexões sobre temáticas dos Seminários e da Catequese.
O Santo Padre lembrou que, durante o Sínodo, foi possível perceber como também hoje a Igreja cresce e está viva. “Mesmo se a Igreja sente ventos contrários, todavia sente, sobretudo, o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos mostra o caminho certo; e assim, com novo entusiasmo, me parece, estamos no caminho e agradecemos ao Senhor porque nos deu este encontro verdadeiramente católico”.
Bento XVI encerrou dizendo que as Proposições apresentadas são agora um testamento, um dom dado a ele por todos os presentes, para que ele coloque tudo em um único documento, “que vem da vida e deve gerar vida”.

Brasileiros falam inglês de 'qualidade muito baixa', diz pesquisa

 

Rodrigo Pinto

Da BBC Brasil em Londres

 

Foto: Rex Pe - Wkimedia Commons

China supera o Brasil em proficiência em Inglês, revela estudo

Às vésperas de sediar os dois maiores eventos internacionais do planeta – a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 – os brasileiros apresentam um dos piores desempenhos ao se comunicar em inglês, revela pesquisa.

De acordo com o EF English Proficiency Index (EF EPI) de 2012, o país está na 46ª posição em um ranking que considera 54 países. Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram testadas, 130 mil das quais no Brasil.

Notícias relacionadas

Tópicos relacionados

Os suecos são os mais fluentes em inglês, de acordo com a pesquisa. Dinamarca, Holanda, Finlândia, Noruega, Bélgica, Áustria, Hungria, Alemanha, Polônia e República Checa também dominam o topo do ranking, todos com "proficiência muito alta" ou "alta" em inglês.

Tanto no resultado geral quanto no relativo a quase toda as regiões pesquisadas, as mulheres apresentam inglês de melhor qualidade do que os homens - no índice geral, elas batem os homens por 53,9 pontos contra 52,14.

O relatório explica a diferença e faz uma ponderação: "Isto está de acordo com os níveis crescentes de matrículas no ensino superior entre as mulheres, e a tendência em muitos países de estudantes do sexo feminino estarem em maior número nas ciências humanas. Alguns países diferem deste padrão, com homens marcando mais pontos, o que é explicado por amplo hiato de gênero em regiões como Oriente Médio e Norte da África, com pontuação superior a cinco pontos para os homens."

Resultado ruim na América Latina

A América Latina tem um desempenho baixo, e o Brasil fica atrás de Argentina (o melhor colocado na região, único com "proficiência moderada" no continente, e em 20º lugar no ranking geral), Uruguai, Peru, Costa Rica, México, Chile, Venezuela, El Salvador e Equador.

O relatório do EF EPI ressalta que o chamado analfabetismo funcional - ou seja, a incapacidade de pessoas alfabetizadas entenderem o que está escrito - tem grande influência na posição do Brasil, e constitui-se em um limitador para o aprendizado de línguas, o que explicaria a "proficiência muito baixa".

O estudo Pisa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), constatou em 2009 que na América Latina 48% dos jovens de 15 anos de idade não podem executar tarefas rudimentares em leitura, percentual que sobe para 62% entre os estudantes de baixa renda.

"Claramente, se as competências de compreensão da língua escrita são escassas, o inglês vai cair no esquecimento", diz o relatório.

Vice-presidente sênior da Education First, entidade privada que realiza a pesquisa, Michael Lu afirma que o domínio do inglês está diretamente ligado a inovação e competitividade.

"Menos inglês significa menores inovação, comércio e receita", avalia, em entrevista à BBC Brasil. "Educação pública tem um papel importante nisso. E, embora haja mudanças no Brasil, elas são recentes e não sabemos ainda qual será o impacto sobre o aprendizado de inglês", complementa.

A pesqusia mostra, por exemplo, que há grandes disparidades entre os BRICs, nações em desenvolvimento que competem para ser as futuras superpotências econômicas. O Brasil está classificado em 46º no EF EPI, muito atrás de China, que aparece em 36º, Rússia, em 29º, ou Índia - onde o Inglês é língua oficial - em 14º.

"Brasil e China vivem uma situação semelhante. As pessoas não dão muita atenção porque o mercado interno é forte e aparentemente basta a elas negociar internamente, na língua local", avalia Lu.

O relatório do EF EPI sugere que a qualidade do inglês falado interfere nas condições econômicas, e lembra que Itália, Grécia e Portugal - países que mais sofrem com a crise europeía - estão entre os piores no ranking na região.

Rio fala inglês melhor

No Brasil, a cidade que apresenta a melhor pontuação em inglês é o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Estas cidades têm "baixa proficiência" em inglês, enquanto o Brasil, como um todo, tem "muito baixa proficiência".

Em relação ao ranking de 2011, o Brasil caiu 15 colocações, diferença explicada pela entrada de 10 países na pesquisa, todos com melhor qualidade em Inglês. De um ano para o outro, também houve mudança na metodologia e foi excluída a compreensão da língua falada, o que também afetou negativamente a posição do Brasil.

Michael Lu informou que a Education First mantém conversas com o Comitê Organizador da Rio 2016 para ajudar no ensino de inglês no Brasil. A entidade já prestou serviços semelhantes em jogos anteriores, como na China e na Rússia.

Mais de 7 mil pessoas prestigiam "A Lenda" no Parque das Monções

 

Foto

O elenco contou com a participação de 98 atores

 

A 57ª edição da Semana das Monções, que comemorou os 215 anos de Porto Feliz, foi encerrada no dia 21 de outubro. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, responsável pela organização, aproximadamente 7.500 pessoas acompanharam os cinco dias da encenação teatral “A Lenda”, no Parque das Monções.
A encenação deste ano foi apresentada de uma forma diferente. A história foi retratada através da imaginação de uma criança e o resultado rendeu muitos elogios do publico. A peça deste ano foi escrita pelo prefeito e professor de história, Claudio Maffei e adaptada pelo diretor de Cultura e Esportes, Claudimir Causim e pela coordenadora de Cultura, Rosana Moraes.
A história trouxe a lenda de uma embarcação fantasma e retratou o naufrágio de um batelão cheio de monçoeiros, que foi afundado após um ataque de uma tribo indígena. Todos morreram e, na época, ouviam-se boatos de que a embarcação vagava em meio ao nevoeiro.
Novamente, a prefeitura preparou uma estrutura especial para a realização do teatro épico a céu aberto, com arquibancada, som e iluminação. Para proporcionar conforto e segurança ao público, foram distribuídos até 1.500 ingressos para acesso à arquibancada.
O elenco contou com a participação de 98 atores. O figurino foi quase todo renovado. 130 peças de roupas foram feitas para serem usadas na encenação e no desfile histórico. Outras peças foram reformadas.

portomaisfeliz