terça-feira, 11 de setembro de 2012

Confia Jovem bate recorde de público

A 10ª edição do Confia Jovem reuniu nos dias 8 e 9 de setembro mais de 1.500 participantes no Salão de Eventos do Lar São Vicente de Paulo. Com o tema “Sentinelas da Manhã – Alegrai-vos sempre no Senhor! (Fil. 4,4)” a edição 2012 já entrou para a história.

O retiro começou às 7h da manhã no sábado com café da manhã e em seguida, oração e pregação com o tema ‘Deus é a fonte da verdadeira Alegria’ feita pelo padre Daniel com o enfoque ‘o Amor do Pai’. Após o almoço, Laércio Oliveira da Comunidade Canção Nova pregou sobre as alegrias passageiras e o que Jesus tem a oferecer ao coração do jovem como proposta de uma alegria que não passa com o enfoque ‘Nosso coração foi feito para Alegria’. O dia foi encerrado com uma apresentação de teatro e show com a banda Estância Divina.

Já no domingo, as pregações tiveram início às 10h da manhã com o tema ‘A alegria do amor’ debatendo a sexualidade e afetividade. Padre Nilso falou aos jovens sobre a verdadeira essência do amor e porque viver a castidade. Encerrando as atividades da manhã, a pregação ‘Conservar a alegria cristã no coração’ enfocou o ‘ser jovem um jovem cristão nos dias de hoje e como manifestar essa alegria’.

Na parte da tarde, Padre Wagner abordou o tema ‘Testemunhas da alegria’. Por quase 2h a juventude presente acompanhou e se manifestou em aprovação às palavras do jovem sacerdote.  Também foi feito o lançamento da música “Tua alegria” composta especialmente para o Confia Jovem 2012.

Sobre o público presente, Padre Wagner se diz contente por ver a quantidade de jovens participando do encontro. “Eu acredito que se esteja cumprindo uma profecia bíblica, no Antigo Testamento Deus diz através do profeta Oséias que ia derramar uma grande sede de Deus sobre a terra e o Papa Bento XVI, na verdade desde João Paulo II, tem percebido isso. Deus tem derramado no coração das pessoas uma sede de infinito e o que acontece com os nossos jovens hoje é isso, eles estão percebendo que a alegria do mundo é passageira e que ele não pode preencher o vazio que o ser humano traz dentro de si. A nossa Igreja e a Arquidiocese de Sorocaba, até mesmo com a proximidade da JMJ e da Semana Missionária onde vamos receber pelo menos 1.000 estrangeiros, está dizendo que Jesus Cristo tem uma resposta moderna, contemporânea e atual para os jovens. No fundo todo jovem é radical e não existe mensagem mais radical que a mensagem de Jesus Cristo que nos pede para romper com tudo pela raiz para que possamos amar aquilo que realmente nos dá a verdadeira alegria, que não é passageira, porque a alegria de Jesus não se acaba”.

Como coordenador da equipe de organização da Pré-Jornada em Sorocaba, também conhecida como Semana Missionária, padre Wagner comentou sobre a expectativa de ver a realização desse evento no Brasil e também é um grande incentivador da juventude.

“Uma coisa muito interessante da JMJ é que o jovem desafia o mundo porque ele corre atrás de um velhinho, que é o Papa. São milhares de jovens e adolescentes ao redor de um senhor de idade que representa para nós Pedro e busca incessantemente a Jesus Cristo. O mundo não conhece a Jornada da Juventude, ela reúne mais pessoas que uma Copa do Mundo e uma Olimpíada juntas, elas não atraem a mesma quantidade de jovens que um evento de fé como esse atrai. O Confia Jovem foi um aperitivo do que será quando o Papa pisar em solo brasileiro”.  

No encerramento do dia e também do evento, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, com a presença de padres e seminaristas, presidiu a Santa Missa.

“O ‘sentinelas do amanhã’ é como uma expressão de João Paulo II dizendo que os jovens anunciam o amanhecer de um mundo novo. A esperança é uma virtude que deve estar no coração de todos, especialmente dos jovens para que superem todas as dificuldades, todos os entraves do dia a dia, às vezes problemas familiares, às vezes de ordem social. É importante que a juventude confie em Deus e que nessa confiança sejam sinal de esperança para o mundo porque esse mundo que está sendo construído, amanhã será dirigido por essa juventude. O Confia Jovem coloca todos os anos fogo novo na juventude de Sorocaba, isso é muito bonito, muito bom. Que Deus abençoe a todos nesse Ano da Fé e em preparação à Jornada Mundial da Juventude que será um grande clarão para todo o Brasil e vai iluminar a todos com certeza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz