De acordo com especialista, um banho por mês já é suficiente. Roupas são dispensáveis para a maioria das raças.
Tássia LimaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Roupinhas não são necessárias para todas as raças (Foto: Karin Cruz/Arquivo Pessoal)
Apesar dos dias mais frios ainda não terem chegado, a estação é inverno e a seca pede cuidados especiais com os bichinhos de estimação. Uma veterinária de Sorocaba(SP) falou sobre os pontos mais importantes para manter a boa saúde dos animais durante esse período.
De acordo com a especialista, a alimentação e a água não têm diferença, mas, nos passeios, por exemplo, ela recomenda cautela. "Pior do que o frio é o vento. É bom evitar sair com os cães em dias assim para não causar nenhum tipo de problema respiratório no animal", afirma a dra. Íris Arruda.
O banho é outro ponto que pede cuidados especiais. "No inverno, não é preciso dar mais que um banho por mês. Fora isso, uma boa escovação e uma limpeza com solução adstringente já é o bastante", explica a veterinária. Segundo ela, o excesso de banhos remove a camada protetora da pele e facilita a entrada de bactérias.
As roupinhas e os sapatos também vão contra a natureza dos pets. Ainda de acordo com a veterinária, a maior parte das raças não precisa de cobertura extra, especialmente os cães mais peludos. "A temperatura corporal dos cachorros já é superior à nossa. Isso somado à quantidade de pelos que eles possuem faz com que eles não precisem de mais nada para se aquecer", diz. Porém, algumas raças tendem a se acostumar e acabar gostando dos casaquinhos. "Os de pelo mais curto, como os pinschers, podem gostar de proteção extra".
Já os sapatinhos deixam os bichos completamente perdidos. "Nós usamos sapatos para a nossa proteção, mas eles não precisam disso. Os coxins plantares ( as almofadinhas nas patas ) deles são mais grossos e já servem de barreira contra bactérias. O sapato é desnecessário e incomoda o animal", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz