Secretária de Estado dos EUA lançou projeto na Rio+20. Financiamento de US$ 20 milhões foi aprovado pelo Congresso americano.
Do G1, no Rio
A secretária de Estado americana anunciou nesta sexta-feira (22) uma iniciativa para financiar e apoiar projetos de energia limpa na África. Hillary Clinton fez um breve discurso no Riocentro, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, onde falou sobre a importância das parcerias, já que “os Estados não podem resolver tudo sozinhos.”
“Todos dizem que são a favor da energia limpa, mas chegou a hora de agir. A África é abençoada com recursos naturais abundantes, no entanto, apenas um em cada quatro domicílios africanos tem energia”, disse ela. Segundo a secretária, um financiamento de US$20 milhões foi aprovado pelo Congresso americano para impulsionar projetos de energia limpa no continente.
Hillary Clinton durante o lançamento da iniciativa, na Rio+20 (Foto: Alexandre Durão/G1)
A proposta americana objetiva apoiar investidores ou desenvolvedores que precisam de um pequeno fundo para iniciar seus projetos, que serão focados na construção de locais geradores de energia renovável, em melhorias na eficiência energética e no desenvolvimento de instalações que apoiem o mercado de energia limpa.
Logo após o lançamento da iniciativa, Hillary falou na plenária da cúpula de alto nível da Conferência, onde defendeu o direito de reprodução da mulher. O trecho que falava sobre a proteção desses direitos foi retirado do acordo da Rio+20, após oposição de alguns países e do Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz