Campanha é realizada pela ONG Ceadec.
Programa " Óleo Limpo" quer instalar 170 pontos de coleta.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma campanha realizada em Sorocaba (SP) quer aumentar a quantidade de óleo recolhida na cidade. A iniciativa conta com ações de uma Ong – Ceadec – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania, que identificou o problema de muitos moradores e comerciantes, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
Em um dos restaurantes do município, são vendidos 50 salgados por dia e gastos cinco litros de óleo por semana. O problema enfrentado pelo proprietário é o mesmo de muitas pessoas. Depois que o óleo é bem usado, por hábito ou até desconhecimento, muitos fazem o mais cômodo e jogam o que restou no ralo da pia.
A atitude, além de entupir o encanamento, prejudica a natureza com a poluição dos rios, a contaminação do solo e é um veneno para plantas e animais. Para evitar isso, foi criado em Sorocaba o "Programa Óleo Limpo". A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de não descartar o óleo usado, direto no meio ambiente.
O programa instala quiosques em locais de grande circulação, onde as pessoas poderão entregar voluntariamente o óleo usado. Basta estocar o produto em garrafas pet e depositar. Por enquanto, a cidade conta com 21 pontos de coleta, mas a ideia é aumentar para 170 em seis meses. A previsão é que 10 mil litros de óleo sejam recolhidos por mês.
Quiosque de recolhimento
Para solicitar a instalação de um quiosque, é só ligar para o Ceadec pelo telefone (15) 3018-2838 ou mandar um e-mail para o limpaoleo@ceadec.org.br.
Depósitos estão distribuidos pela cidade para a arrecadação do produto (Foto: Reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz