sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Valorização do farmacêutico é uma conquista para os profissionais

 


Para Gisele, poder orientar a população sobre o uso correto dos medicamentos é um orgulho

Orientar a população para evitar a automedicação é o principal objetivo de quem exerce a profissão de farmacêutico na área de dispensador de medicamentos, nos balcões das drogarias e farmácias. O código de ética deste profissional, aprovado em 29 de setembro de 2004 diz: “O farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde”. E tem profissional que segue fielmente este código.

Há nove anos na profissão, Gisele Suardi conta que o interesse pela carreira surgiu quando ainda era criança. “Eu entrava nas farmácias só para ver a movimentação e como funcionavam as vendas”. Gisele leva a sério o que diz o código de ética e para ela o fato de ter a responsabilidade sobre a venda dos medicamentos nas farmácias e drogarias é uma conquista para a categoria, pois assim esse profissional acaba sendo mais valorizado na sociedade. “O farmacêutico tem que estar atrás do balcão, orientando, tirando as dúvidas e explicando sobre os medicamentos que a pessoa precisa comprar.” Hoje ela é funcionária de uma drogaria no Centro da cidade e diz que a melhor recompensa é ver que a cada dia esse profissional se torna indispensável.

Formada em Farmácia e tendo como especialização análise clínica e toxicológica, Gisele disse que optou pela área da venda de medicamentos por ser para ela a mais interessante. “Mas as opções são muitas para esse profissional.” E são mesmo, pois o recém formado em Farmácia pode se especializar em análise de alimentos, indústria, homeopatia, hospitalar, pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos, em clínicas e hospitais gerais ou especializados, dentre outras.

Atualmente, a maioria dos cursos universitários forma farmacêuticos generalistas, que compreende o conhecimento em diversas áreas de atuação. Os farmacêuticos também vêm se destacando em cargos de gestão em serviços de saúde, bem como nas vigilâncias sanitárias em todo o País e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este profissional vem assumindo um importante papel no direcionamento das políticas de saúde no País e no mundo.

A profissão de farmacêutico foi regulamentada em 1931 e sua consolidação tem alcançado importância nos últimos 15 anos, onde os Conselhos Regionais de Farmácia bem como o Conselho Federal de Farmácia se tornaram entidades mais sólidas e com um grande trabalho para o reconhecimento do profissional farmacêutico como um agente de saúde, capaz de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. Hoje é comemorado o dia deste profissional tão importante para a saúde da população e também o dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que aconteceu no ano de 1916.

http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=220838

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz