De 18 a 25 de setembro, a Coordenadoria de Sistema Viário de Porto Feliz participa da Semana Nacional de Trânsito, que este ano terá como tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”.
A programação começa com exposição no Espaço Cultural “Olair Coan” que acontece todos os dias das 14h às 17h. No local, serão instalados stands da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, onde serão expostos equipamentos usados pelas corporações e distribuídos material educativo. As atividades serão abertas à população.
Também no Espaço Olair Coan alunos da rede pública e privada assistirão apresentações teatrais com temas voltados à segurança no trânsito e participam do projeto Cidade Mirim, que tem como objetivo de ensinar e conscientizar as crianças sobre leis de trânsito.
Já nas ruas, serão realizadas blitze educativas com distribuição de panfletos educativos, além de orientações sobre o uso correto das cadeirinhas e esclarecimento de dúvidas. Simultaneamente haverá exposição de um veículo batido, com a cadeirinha instalada de forma incorreta.
As blitze acontecem no dia 18, das 10h às 13h na área central; dia 20, das 17h às 19h na Avenida Monsenhor Seckler; dia 23, das 17h às 19h na Avenida Getúlio Vargas e no dia 24, também das 17h às 19h na Avenida Silvio Brand Corrêa.
O encerramento da Semana de Trânsito será no dia 25, a partir das 17h, no Espaço Cultural Olair Coan e será aberto ao público.
Para o coordenador de Sistema Viário, Luiz Carlos da Silva Muniz Junior, o tema estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que determina o uso da cadeirinha, é de extrema importância na redução de mortes de bebês e crianças. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde o uso dos dispositivos de retenção, como as cadeirinhas, reduz o risco de morte de bebês em 70%. Os números comprovam a necessidade e por isso garantir a segurança das crianças no trânsito é essencial”, disse.
A lei da cadeirinha
A Resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor no dia 1º de setembro e dispõe sobre a condução de crianças menores de 10 anos no banco traseiro e o uso de dispositivos de segurança.
O transporte de crianças em desacordo com a norma é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo.
Segundo o coordenador, a fiscalização em Porto Feliz começará após o término da Semana Nacional de Trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz