A Prefeitura de Porto Feliz e a Lanxess fizeram o lançamento do projeto Ciclo Verde na última segunda-feira, 7, no Espaço Cultural Olair Coan.
O evento fez parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável.
O objetivo do Ciclo Verde é disseminar a conscientização ambiental na comunidade.
A iniciativa é voltada para escolas, ONGs em conjunto com escolas, associações de bairro e pessoas que tenham interesse em questões ambientais. Cada participante pode inscrever no máximo três projetos, propondo ações que possam ser desenvolvidas em Porto Feliz nas áreas da reciclagem, água, educação ambiental, biodiversidade, recursos alternativos de energia, entre outros. O valor máximo de cada projeto proposto pode ser de R$ 10 mil.
“O Ciclo Verde é um concurso de projetos ambientais que se baseia em três pontos fundamentais que precisam ser integrados: educação, ecologia e economia. Essa é a marca corporativa que criamos”, afirma o Robert Madersdorfer, gerente da Lanxess de Porto Feliz.
“A Prefeitura trabalha na divulgação do projeto, principalmente motivando as escolas a participarem e desenvolverem projetos ambientais. Assim poderemos conscientizar a comunidade sobre a importância do papel de cada um de nós para termos um planeta mais saudável”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior.
Um corpo de jurados da Lanxess escolherá as melhores iniciativas. De acordo com a empresa, os quatro melhores projetos serão financiados e colocados em prática, juntamente com os autores. Entre os critérios de avaliação estão o impacto ambiental positivo que a proposta pode gerar, o número de pessoas que podem ser beneficiadas, o efeito educacional e a possibilidade de manutenção do projeto.
As inscrições foram abertas no último dia 5 de junho e seguem até 20 de setembro. É necessário preencher um formulário de inscrição, que pode ser retirado na Diretoria de Meio Ambiente ou no site da Lanxess (www.lanxess.com.br). Também é necessário enviar uma descrição do projeto, que deve conter também o nome da iniciativa e do responsável, local onde será executado, os benefícios previstos ao meio ambiente, fornecedores para a realização do projeto e plano de custos. Os vencedores serão anunciados no 4º trimestre deste ano.
Palestras
Além do lançamento do Ciclo Verde, a Semana do Meio Ambiente promoveu as palestras do ambientalista Gabriel Bittencourt, da promotora de Justiça Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti e da secretária municipal de Saúde, Cláudia da Costa Meirelles. O tema abordado nas palestras foram sustentabilidade, queima da cana de açúcar, saúde pública e meio ambiente.
Também acompanharam o evento o prefeito municipal; a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Regiane Aguiar Silva Bergamo; o diretor de Educação, Carlos Aberto Pereira de Campos; o diretor de Meio Ambiente, Paulo Ricardo Bassul e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Michel Alberto Zangerônimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz