terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reunião de Diáconos


Além da Coordenação do Diácono Antonio Sartorelo, que assumiu em lugar do Diácono José da Cruz para cumprir o último ano de mandato, a primeira reunião dos Diáconos Permanentes realizada nesse Sábado em Votorantim, trouxe mais novidades, O Diácono Santarrosa, da Paróquia Santíssima Trindade da cidade de Tietê, apresentou oficialmente ao Diaconio de Sorocaba dois candidatos que serão ordenados no dia 30 de Maio as 10h em Tietê).

Aconteceu na Paróquia de São João Batista e Imaculada Conceição, em Votorantim, a primeira reunião dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Sorocaba neste sábado dia 20 de Fevereiro de 2010 que teve várias novidades. Conduzida pela primeira vez pelo Diácono Sartolelo, que assumiu no lugar do Diácono José da Cruz, que pediu afastamento do cargo de Coordenador, a reunião foi recheada de novidades, uma delas foi a presença do Neo Diácono Antonio Romão, ordenado em 02 de janeiro deste ano, e que foi acolhido com carinho e alegria por todos os diáconos presentes, quando usou da palavra ao final da reunião, o Diácono Antonio Romão lembrou-se da condição em que ocorreu sua ordenação, em cuja celebração celebrava também o sétimo dia de falecimento de sua mãe, e agradeceu a todos pelo apoio e incentivo manifestados direta ou indiretamente.

Mas a maior das novidades foi a presença de dois candidatos ao Diaconado Permanente, que tiveram o aval da Paróquia e do próprio Conselho de Presbíteros: no dia 30 de maio as 10h00 os leigos Antonio Cestanoli e Alexandre Antonio Cato da cidade de Tiete, Paróquia Santíssima Trindade, receberão o Sacramento da Ordem no Grau de Diaconado, condição de Permanentes.

Os dois têm um histórico semelhante, estudaram no Seminário dos Redentoristas em Aparecida do Norte, e como na cidade de Tietê tem o Seminário Santa Terezinha dos redentoristas, Antonio e Aleandre, após terem deixado o seminário, continuarem perseverantes na vocação de ser igreja, e quando os Redentoristas assumiram a Paróquia Santíssima Trindade, eles sentiram-se ainda mais integrados a comunidade atuando com dedicação a pastorais diversas, até que recentemente receberam o convite para fazerem o Curso de Teologia, que objetiva entre outras coisas, dar um melhor preparo ao candidato ao Diaconado Pernanente, Antonio e Aleandre aceitaram o desafio e findo o curso, cada qual procurou amadurecer a vocação a este ministértio, até que receberam oficialmente o convite do Pároco, com a aprovação do CPP e de toda a comunidade, os mesmos tiveram no Diácono Santarrosa, um dos maiores incentivadores.

Diácono Acir conduziu a formação litúrgica

O Diácono Acir de Souza, ordenado em 28 de março de 2004, que leciona no Instituto de Teologia João Paulo II e também atua no Tribunal Eclesiástico, com o aval da Comissão Arquidiocesana de Diáconos, vem colaborando com o Diáconos dando formação sobre a Dimensão Litúrgica no que concerne aos funções desempenhadas pelos Diáconos. O tema da primeira reunião foi a Celebração da Palavra presidida pelo Diácono e ao final, o próprio Diácono Acir sugeriu para que os diáconos apresentem roteiros celebrativos em uso para se fazer um  roteiro comum.

Os anfitriões Diáconos Nilson Roberto Leite e Wilson de Almeida Lopes, acolheram com carinho dando toda atenção aos irmãos de ministérios cabendo ao Nilson dirigir as Laudes e ao final a Hora Média, com o Diácono Wilson dando a bênção final. Na palavra livre, o Diácono Paulo de Marthi da Paróquia São Judas Tadeu, demonstrando alegria agradeceu comovido ao apoio e as orações de todos os diáconos, por ocasião da sua enfernidade, da qual recuperou-se “Essa doença me deu mais firmeza na fé, reforçando os laços profundos com a minha igreja comunidade e com o meu pároco, que não mediram esforços para ajudar-me em todas as minhas necessidades” – afirmou o Diácono Paulo.

José Alberto Terra, Diácono que é o Presidente da Cáritas Diocesana, fez apelo aos irmãos no sentido de uma união em torno de um objetivo em comum: fazer uso de uma área de 2.000 m quadrados, disponibilizados pela Prefeitura de Sorocaba de longa data, no Bairro Santa Luzia, e que até hoje nada foi feito, José Alberto lembrou algo importante “Se nós não fazermos uso dessa área, construindo ali um Galpão que facilite algum trabalho social da comunidade, nós vamos acabar perdendo e sendo taxados de incompetentes” . A idéia proposta foi a de cada Diácono arrecadar valor próximo a mil reais, arrecadando cincoenta mil reais, que seria o valor inicial para se construir um galpão convencional.

O  novo Presidente Diácono Sartorelo informou oficialmente a data do Retiro anual que será realizado na primeira semana de março, dias 5, 6 e 7 na cidade de São Roque no Centro de Espiritualidade Tereziano, com a presença das esposas, onde o pregador será Frei Jorge, que fundamentará sua pregação nos documentos da Igreja sobre o Diaconado.

 O carinho da Equipe de Cozinha

Em todas as reuniões lá estão eles, bem antes do pessoal chegar, preparando o café, o almoço, e depois ainda “arrumando a cozinha”, as reuniões dos Diáconos são fraternalmente custeadas pelas paróquias que os acolhem, e as equipes de cozinha são também da mesma paróquia. É notório a alegria e a gratidão manifestada pela Comissão Arquidiocesana, por ocasião do almoço, que encerra as reuniões. Em Votorantim não foi diferente e o Diácono Nilson enalteceu o trabalho feito com amor e alegria por todos os participantes da equipe e conclamou a todos para rezarem uma ave Maria de mãos impostas para os irmãos e irmãs da equipe.

Após o Retiro anual, a próxima reunião mensal será no dia 17 de abril na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Tietê, e que terá a presença das esposas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz