domingo, 27 de setembro de 2009

Ano Sacerdotal


O Movimento do Emaús tem entre outras de suas atividades, um grupo de E-mail, aonde mensagens diversas são enviadas aos seus membros, pedidos, notícias, recados etc.

E foi enviado por um irmão do Movimento, um teste que segue
abaixo, muito interessantes as questões e a análise final.

Reproduzimos aqui,
não se esqueçam de Amar e de rezar pelo seu Pároco!




Teste de estima sacerdotal:



1. Tens rezado ultimamente por teu pároco,
por teu bispo ou pelo Papa?



a) Nem sequer sei como se chamam.

b) Na Missa já se costuma pedir por eles, eu me associo a este pedido.

c) Faço-o todos os dias em minha oração pessoal.




2. Já revelaste tua consciência a um sacerdote,
confiando que ele pudesse te ajudar com teus problemas?


a) Cada um tem que resolver seus próprios problemas.

b) “Duas cabeças pensam melhor que uma”... É sempre conveniente escutar e acolher os conselhos de quem pode nos ajudar.

c) A maior ajuda que recebi de um sacerdote foi quando seus conselhos foram acompanhados do perdão de Deus no sacramento da confissão.





3. Quando escutas de teus amigos comentários anticlericais...


a) Faço o mesmo, para não pegar mal.

b) Faço-me surdo, como se não estivesse ali.

c) Digo o que penso, dando testemunho de minha fé.




4. Em um sacerdote vejo...

a) Uma “relíquia” do passado.

b) Um “profissional” da religião.

c) Um ministro de Deus; “outro Cristo” entre nós.




5. Quantas vezes convidaste o pároco a tua casa?


a) Só se chama o padre quando morre alguém.

b) Quando nossa avó está conosco, ele costuma trazer a Comunhão.

c) Várias vezes… Apreciei muito quando nos contou, durante a sobremesa, a história de sua vocação.




6. Quando ouves um sacerdote pregar…

a) Escuto-o dependendo de suas qualidades oratórias.

b) Escuto-o se o tema de que fala me parece interessante.

c) Vejo nele um instrumento pelo qual Deus me fala.




7. Quando se faz uma coleta em favor dos seminários…

a) Os padres estão sempre pedindo.

b) Pede-se para tantas coisas! É uma a mais!

c) Colaboro com prazer, porque penso que nenhuma vocação deveria se frustrar por falta de meios econômicos.




8. Quando vejo um sacerdote idoso na Igreja ou na rua…

a) Logo me vem à cabeça que a Igreja está decadente.

b) O importante é que reze a Missa rapidinho.

c) Dou graças a Deus por sua fidelidade e por todo o bem que ele pôde fazer.




9. Quando vejo um sacerdote jovem no altar...

a) Desconfio de sua inexperiência. Que teria ele para dizer a mim?

b) Observo-lhe para ver como ele age, e o “avalio”.

c) Glorifico a Deus por sua vocação e peço por ele intensamente.




10. Como reagirias se teu filho te dissesse que deseja ser sacerdote?

a) Perguntaria se ele ficou louco e lhe recordaria que temos de dar continuidade à família.

b) Pediria a ele que pensasse bem e que antes fizesse uma carreira universitária.

c) Seria uma das maiores alegrias da minha vida e o apoiaria plenamente.




11. Já sugeriste a alguma criança, adolescente ou jovem,
a possibilidade de ser sacerdote no futuro?



a) Eu não me meto em confusão. Cada um cuide de sua vida.

b) Sou da opinião de que temos de valorizar todas as vocações, mesmo que sejam diferentes da nossa.

c) Sim, já me concentrei em alguém concretamente e rezo por ele... Qualquer dia desses deixarei escapar a sugestão.




12. O que pensas da expressão do Santo Cura d’Ars:
“O sacerdote é o amor do Coração de Jesus?



a) Parece-me um espiritualismo desencarnado.

b) Acho que isto somente se poderia dizer de um padre santo.

c) Creio que esteja correto sim, embora “levem este tesouro em vasos de argila” (2 Cor 4,7).




Caso a maioria das respostas escolhidas tenha sido a letra “a”,
o bispo confessa que se surpreende que este teste tenha
chegado a tuas mãos, mas agradece a Deus
“por ter acontecido, para poder dizer-te,
como sacerdote que sou, que Deus te ama com loucura
e que espera de ti uma resposta de amor.




Se a letra “b” foi a resposta mais escolhida,
o bispo o convida a refletir:
“Não estás desfrutando dos tesouros
que Deus te oferece por meio do sacerdócio”.





Por outro lado, se a resposta mais valorizada foi a “c”,
o prelado aconselha:
“Não deixes de rezar a Deus pela santificação
dos sacerdotes e pelo aumento das vocações sacerdotais,
porque estou seguro de que a ti Deus vai escutar”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz