DE SÃO PAULO
O papa Bento 16 surpreendeu o mundo ao anunciar nesta segunda-feira que renunciará ao Pontificado no final de fevereiro. Aos 85 anos, Joseph Ratzinger estava na posição desde abril de 2005, quando sucedeu ao papa João Paulo 2º.
Em comunicado, Ratzinger atribui sua decisão à saúde avançada e garante que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.
O anúncio da renúncia ganhou destaque em jornais por todo o mundo. Veja a repercussão nos veículos estrangeiros:
Repercussão dos sites internacionais sobre a renúncia do Papa
Reprodução/The New York Times
The New York Times
NEW YORK TIMES
Uma figura profundamente conservadora, cujo papado foi ofuscado por escândalos de abuso sexual na Igreja Católica, Joseph Ratzinger surpreendeu a muitos apesar das dúvidas sobre a sua saúde e idade avançada.
*
EL PAÍS
Um papado marcado pela fadiga. Desde o início, em contraste com o seu antecessor, Bento 16 deixara claro que manteria uma agenda com menos compromisso devido ao seu estado de saúde.
*
THE GUARDIAN
Para a ampla maioria das pessoas, a notícia de hoje teria chegado, como um cardeal coloca, "um raio carregado em um céu limpo", mas alguns estudiosos se mostraram muito menos surpresos.
*
CORRIERE DELLA SERA
"Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino". Com essas palavras, o papa Bento 16 anunciou que deixará o pontificado em fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz